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Gestão de salão de beleza: aprenda como melhorar

GESTÃO EMPRESARIAL
Gabriela Vitória
Redatora
12
min leitura

A gestão de salão de beleza é um desafio para muitos empreendedores. Pois envolve decisões que vão manter a empresa saudável, financeiramente equilibrada e competitiva no mercado. Mas se não houver uma boa capacidade de gerenciamento, seu negócio não consegue atingir todo o seu potencial.

E os resultados ficam aquém do esperado. Então, é preciso adotar boas práticas para melhorar todo esse processo e ainda facilitá-lo. Pensando nisso, listamos neste artigo algumas dicas para ajudar você a gerir o seu salão de beleza de maneira mais efetiva. Confira!

Faça um planejamento financeiro detalhado

O controle financeiro é um dos principais pilares da gestão de qualquer empreendimento e não seria diferente em um salão de beleza. Porém ainda é comum que pequenos empreendedores priorizem suas habilidades técnicas na prestação de serviço e deixem de lado a parte financeira.

Isso pode prejudicar o negócio e, até mesmo, levá-lo a falência. E como evitar essa situação e fazer a gestão da melhor forma possível? Faça um planejamento financeiro detalhado. Nele, você deve incluir todas as informações do fluxo de caixa e capital de giro.

Pois é importante saber tudo o que entra e sai do seu salão. Outro ponto essencial é a precificação correta dos seus serviços e produtos. Isso porque valores muito altos podem fazer com que você não consiga atrair clientes e valores muito baixos podem trazer prejuízos.

Vale também conhecer a eficiência do pagamento recorrente em negócios de beleza & estética como um caminho para receber todo mês sem erro.

Tenha um bom controle de estoque 

Outro detalhe importante para melhorar a gestão do salão de beleza é o controle de estoque. Um estoque repleto de produtos significa dinheiro parado. Por outro lado, um estoque vazio significa clientes perdidos. Por isso, você precisa investir no controle de estoque.

Então, analise quais são os produtos mais procurados por seus clientes e mantenha seu estoque sempre abastecido com eles. Reveja a necessidade de comprar produtos com baixo fluxo de saída para evitar compras desnecessárias e possíveis perdas.

Fique atento também ao prazo de validade das mercadorias e estabeleça uma quantidade mínima e máxima de cada produto para conseguir atender a demanda e reduzir os desperdícios. Nunca se esqueça de registrar a entrada e a saída de um item. 

Quer dicas para melhorar e como fazer o seu controle de estoque? Descubra no link!

Otimize o atendimento ao cliente

A excelência no atendimento ao cliente é tão importante quanto o seu controle financeiro. Pois, sem isso, é praticamente impossível manter o seu salão de beleza funcionando. Como você pode prestar um atendimento exemplar e melhorar a gestão do seu empreendimento?

O atendimento ao cliente começa quando ele tentar marcar um horário e você pode tornar isso muito mais prático ao ampliar as opções de agendamento. Então, use aplicativos como o WhatsApp e as redes sociais para que seus clientes entrem em contato.

Para facilitar a sua gestão, você pode oferecer o serviço de agendamento online. Nele, o próprio cliente pode se agendar e o software envia um lembrete sobre o compromisso marcado. Outro ponto importante são os horários dos procedimentos. Evite deixar o cliente esperando. Caso haja algum imprevisto avise para evitar aborrecimentos.

Preste um serviço de qualidade

Outro ponto que conta muito para a experiência do cliente é o atendimento durante a prestação de serviço. E o que pode ser feito? Dê um espaço para o cliente decidir o que quer fazer, explique o serviço antes de começar e faça com que se sinta confortável.

Mais um detalhe indispensável no atendimento ao cliente é oferecer produtos de qualidade. Por isso, encontre fornecedores e marcas que trabalhem com produtos certificados e liberados pela ANVISA - para descobrir quais são os cosméticos regularizados consulte aqui

Por fim, você também deve estar atento ao local onde ele será atendido. Transforme seu salão em um lugar aconchegante e decore de acordo com a sua personalidade. Para ter certeza de que o cliente terá uma boa experiência experimente todos os tratamentos e serviços que oferece. Isso é importante para fazer melhorias.

Conte com um software de gestão de salão de beleza

Fazer a gestão de um salão de beleza não é uma tarefa fácil, não é? Por isso, quem quer empreender e ainda ter bons resultados precisa contar com a tecnologia. O bom é que já existem no mercado diversos programas de gestão que auxiliam na rotina administrativa.

Mas quais funcionalidades um bom programa de gestão de salão de beleza tem? As principais funções que não podem faltar são: agendamento online, controle de vendas, controle de estoque, controle de contas a pagar e a receber e controle de fluxo de caixa.

Além de ficha de anamnese, controle de pacotes, controle de salas e equipamentos, cálculo de comissões, emissão de nota fiscal, emissão de relatórios completos, alerta para aniversariantes e aviso automático de agendamento. 

O software para salão de beleza da Simples Agenda oferece tudo isso e ainda mais recursos essenciais para o seu salão de beleza. Com essa ferramenta, você controla tudo na palma da sua mão! Teste grátis por 35 dias!

Dê uma atenção especial para o marketing

Outra área que merece atenção para melhorar a gestão do seu salão de beleza é o marketing. Afinal, ele é o responsável por atrair novos clientes. Para que ele seja eficiente, é essencial fazer um bom planejamento.

Nele, você deve avaliar a situação atual do seu empreendimento. Por exemplo, ver como anda a imagem do seu salão de beleza no mercado e descobrir quais são as oportunidades que têm sido perdidas. O próximo passo é entender a clientela que se deseja atingir e conhecer também a sua concorrência.

Para, então, definir as melhores estratégias de marketing online e offline, como marcar presença nas redes sociais com dicas sobre maquiagem, cabelo e técnicas que vão mostrar a sua expertise. Ou, oferecer coquetéis com parceiros locais para divulgar a sua marca e construir um vínculo com seus clientes.

Gerencie o relacionamento com os funcionários

Sua equipe é a sua parceria na gestão do seu negócio. Por isso, você precisa contar com uma equipe de alta performance e engajada com o sucesso do seu salão de beleza. Portanto, invista na capacitação dos seus colaboradores com cursos e palestras.

E invista na motivação deles. Pois quanto mais motivados os colaboradores estiverem, mais produtivos serão. Você pode fazer isso oferecendo bonificações por metas alcançadas, por exemplo. Ah, não se esqueça de assegurar que todos os direitos dos funcionários estejam sendo cumpridos.

Como repouso semanal, férias, respeito aos intervalos e pagamento de horas-extras. Para controlar com mais facilidade as horas trabalhadas e ainda evitar ações na justiça com esse tipo de problema vale a pena contar com um registro de ponto eletrônico.


Essas são algumas dicas para melhorar a gestão de salão de beleza. Tenho certeza que vão ajudar você a revolucionar gestão do seu negócio e conduzi-lo ao sucesso. Adote-as e veja essa diferença.