Simples Agenda Blog para pequenas empresas

ERP gratuito: o que é, como funciona e qual escolher?

GESTÃO EMPRESARIAL

Redator Simples Agenda
13 min leitura 23/09/2021

Gerenciar uma empresa, controlar todas as atividades, acompanhar o desempenho dos setores é um grande desafio, mesmo para os empreendedores e colaboradores mais experientes. Por isso, procurar por ferramentas e recursos que possam simplificar a rotina é essencial.


Entre essas soluções, o sistema ERP gratuito ganhou destaque no mercado. Isso porque ele permite centralizar as informações e organizar os processos da empresa de forma eficiente e sem representar grandes custos para os negócios.


Ficou interessado no assunto?! Então veja a seguir o que é um ERP gratuito, como ele funciona, quais são os tipos encontrados no mercado, seu benefício e como fazer a escolha certa para o seu negócio.

O que é um ERP gratuito?

Inicialmente é válido entender o que é um sistema de ERP. Conhecido também como Enterprise Resource Planning, o ERP trata-se de um sistema de gestão empresarial utilizado para administrar e integrar os processos de diversas áreas de um negócio.


Para isso, ele possui funcionalidades como controle de vendas, estoque, agenda online e financeiro, que são integrados em um único software. Portanto, um ERP gratuito é um sistema de gestão que permite acesso a essas funcionalidades sem custos.


No entanto, algumas soluções podem oferecer esse acesso gratuito por tempo indefinido. Enquanto outras, por um tempo limitado para que o gestor e sua equipe possam experimentar os recursos disponíveis e, assim, decidir se vale a pena contratar o serviço.

Como funciona um ERP gratuito?

Um sistema de ERP gratuito não se diferencia muito dos ERPs pagos quando se trata das funcionalidades. Isso porque os módulos disponíveis dependem do tipo de software. No entanto, cabe ressaltar que as opções gratuitas por tempo ilimitado tendem a ter menos recursos que as versões pagas.


Por outro lado, as soluções que oferecem acesso gratuito por tempo limitado costumam liberar parte ou todas as suas funcionalidades durante o teste - como é o caso do Simples Agenda. Dito isso, vamos entender como funciona um ERP grátis.


Normalmente os ERPs são divididos em módulos integrados, os quais correspondem a cada setor da empresa. Portanto, quando o sistema for alimentado por um setor, as informações estarão disponíveis para os demais.


Além disso, a inserção de dados em um módulo pode influenciar automaticamente em outro setor. Por exemplo, ao lançar as notas fiscais enviadas pelo fornecedor, o módulo estoque é automaticamente atualizado.

Quais são os tipos de ERPs gratuitos?

Para atender as necessidades de diversas categorias de negócios, existem no mercado diferentes tipos de ERPs gratuitos. Veja só:

ERP gratuito para pequenas empresas e MEI

Esse tipo de ERP gratuito foi desenvolvido para atender as necessidades pontuais dos pequenos empreendedores. Por isso, oferece apenas as funcionalidades essenciais, como controle financeiro, controle de vendas, controle de estoque e controle de compras.

ERP gratuito para média e grandes empresas

Para as médias e grandes empresas, o sistema ERP gratuito precisa ser mais robusto, ou seja, ter funcionalidades mais complexas para atender, de fato, as necessidades da empresa. Além das funcionalidades anteriores, também deve ter controladoria, tesouraria e jurídico.

ERP gratuito para varejo e e-commerce

Ainda existem ERPs desenhados especialmente para setores específicos, como é o caso do ERP grátis para varejo e e-commerce. Por exemplo, entre suas funcionalidades extras estão: gestão de pedidos, conciliação bancária e integração com meios de pagamento.

Quais são os benefícios de contar com um ERP gratuito?

Após entender o que é e como funciona o ERP gratuito, além de conhecer seus tipos, é o momento de saber quais são os benefícios que essa solução pode proporcionar para o seu negócio. Entre eles, destacam-se:

Diminuição de custos

Um dos principais benefícios que um ERP pode proporcionar é a diminuição de custos. Isso é possível porque ao invés de contratar diversos softwares individuais, você trabalha com uma única solução. Isso por si só diminuiria os custos. Sendo o ERP gratuito, eles se anulam.

Tomada de decisão assertiva

Um ERP também pode contribuir para uma tomada de decisão mais assertiva por diversos motivos. Um deles é que o sistema amplia a visão do gestor sobre o seu negócio. Assim, ele consegue controlar melhor todas as áreas essenciais. Além disso, consegue acompanhar em tempo real as operações para que o profissional possa intervir no momento certo.

Diminuição do tempo de resposta aos fornecedores

Com os sistemas integrados, a equipe de compras tem acesso fácil e rápido sobre o estoque da empresa. Dessa forma, sabe qual é a necessidade de mercadorias ou matérias-primas que precisa adquirir. Assim, pode responder rapidamente aos fornecedores.

Segurança das informações

Outros dos grandes benefícios que um sistema ERP gratuito oferece ao seu negócio é a segurança das informações, pois a integração dos setores ajuda a evitar fraudes. Caso o sistema utilizado seja em nuvem, os dados estarão ainda mais seguros devido à criptografia. 

Qual ERP gratuito escolher?

Até aqui você pode entender detalhadamente o que é ERP grátis e certamente já deve estar se perguntando como escolher o ERP gratuito ideal para o seu negócio, não é? Para responder a essa pergunta você deve analisar diversos critérios importantes, como:


  • necessidades atuais da sua empresa: defina quais áreas e processos precisam ser automatizados via ERP;

  • capacidade de acesso: entenda quais pessoas estarão envolvidas no processo para saber qual deve ser capacidade de acesso do sistema;

  • implementação do sistema: como o ERP influencia diretamente no fluxo de trabalho, é essencial que ele seja de fácil implementação;

  • escalabilidade do ERP: se você pretende crescer, é primordial que o ERP acompanhe seu desenvolvimento. Por isso, dê prioridade para um sistema que permite escalabilidade de uso;

  • credibilidade do fornecedor: escolha soluções de fornecedores que prestem um bom atendimento mesmo que a solução seja gratuita para poder evitar problemas no futuro.


Agora você está pronto para fazer a sua escolha!

Comece a usar gratuitamente o ERP do Simples Agenda 

Se você percebeu que um sistema de ERP pode fazer a diferença no seu negócio e deseja começar a experimentar, gostaríamos de convidá-lo para fazer um teste gratuito por 35 dias no ERP do Simples Agenda! 


Nosso software possui diversas funcionalidades que podem ajudá-lo a simplificar a gestão da sua empresa. Entre elas, destaca-se o agendamento online feito pelo cliente, a emissão de boleto bancário, o controle financeiro, de estoque, de vendas e de compras. 


Como ele é um sistema em nuvem, ele pode ser acessado de qualquer lugar e a qualquer momento. Assim, você pode ter controle de todos os processos sempre que desejarem. Além disso, oferecemos suporte para que a integração possa ocorrer da melhor maneira possível.


Quer saber mais? Conheça agora mesmo todas as funcionalidades do Simples Agenda ou comece a usar gratuitamente por 35 dias nosso sistema ERP. Em caso de dúvidas, entre em contato conosco!