Simples Agenda Blog para pequenas empresas

5 ações para melhorar a qualidade no atendimento ao cliente

GESTÃO EMPRESARIAL

Redator Simples Agenda
13 min leitura 30/09/2021

A construção de um relacionamento sólido com os clientes é o melhor investimento para o futuro da empresa. A partir dessa relação é possível solidificar a sua imagem no mercado e conquistar novas oportunidades de negócio. 


Além disso, um cliente satisfeito tem maior probabilidade de voltar a comprar e realizar a famosa propaganda boca a boca.


Por isso, o foco do empreendedor deve ser a qualidade do atendimento e da comunicação com o mercado. Afinal, essa rotina não acaba no momento da venda, para muitas empresas o atendimento pós-venda e o suporte especializado são partes fundamentais do negócio.


Pensando nisso, desenvolvemos este conteúdo para explorar um pouco mais sobre como as características do atendimento aos clientes afetam o negócio. Aqui você também aproveita as nossas dicas para melhorar esse processo com ações simples. 


Continue lendo para conhecer todos os detalhes!

O que é atendimento ao cliente?

Resumidamente, o atendimento ao cliente consiste nas práticas implementadas pela empresa com o intuito de gerar a melhor experiência de compra possível. 


Isso quer dizer que esse processo não se resume somente ao fechamento da venda, mas ao contato feito anteriormente que serviu para:

  • esclarecer dúvidas;

  • apresentar o produto;

  • comparar opções disponíveis;

  • negociar o preço;

  • superar objeções de vendas.


Também existe o foco no atendimento pós-venda que reúne estratégias relacionadas ao suporte, registro de reclamações e outros aspectos relacionados à gestão das expectativas do comprador.


A filosofia, nesse caso, é que o fechamento da venda é apenas o início da relação entre empresa e cliente. 


Com isso, é preciso desenvolver ações para estreitar esse contato e fornecer benefícios que vão além da compra de um produto ou da contratação de um serviço.

Por que a qualidade do atendimento é tão importante?

Em uma era digital, muito se fala sobre a experiência do cliente, ou seja, a percepção que o cliente tem da empresa ao final da transação de compra. 

Essa atividade envolve todas as etapas da jornada de compra, o que, por sua vez, influencia a imagem que é passada para o mercado.

É nesse cenário que um atendimento excepcional faz toda a diferença entre um cliente que teve a sua necessidade suprida e outro que vai expressar o seu desagrado. 

Portanto, a empresa deve estar preparada para lidar com esse feedback e implementar ações para corrigir esses problemas.

A ideia é tratar o atendimento como um processo-chave que tem potencial para impactar a lucratividade, o volume de vendas e o crescimento da empresa no longo prazo. Por isso, é essencial criar iniciativas que otimizem essa rotina para usar a experiência do cliente a seu favor.

5 dicas para melhorar a qualidade de atendimento ao cliente

Você já parou para pensar porque os clientes continuam comprando na sua empresa? 


Você provavelmente está fazendo algo correto se o volume de vendas está em crescimento. Essa é uma excelente notícia, contudo o empreendedor experiente sabe que é preciso direcionar esforços de forma contínua para manter esse resultado.


Devido a nossa expertise nessa área, listamos as principais dicas que podem ser implementadas e que vão ajudar a sua empresa a direcionar a sua atenção no sucesso do cliente.

1. Conheça o seu público

Hoje, os desejos e necessidades do público são um dos pilares no que diz respeito ao desenvolvimento de produtos e serviços. As empresas que têm interesse em adotar esse foco devem desenvolver métodos que permitam traçar o perfil dos clientes. Como consequência, é possível prestar um atendimento mais completo e qualificado.


Uma dessas iniciativas tem relação com a criação de um cadastro da base de clientes. Essa é uma ferramenta é desenvolvida para centralizar informações importantes como:

  • dados pessoais;

  • informações de contato;

  • informações financeiras;

  • histórico de vendas.


Existem diversos sistemas no mercado, portanto avalie cuidadosamente a opção que oferece as melhores funcionalidades para o seu negócio.

2. Melhores os processos de trabalho

É importante destacar que os processos implementados na empresa não devem ser rígidos para abrir espaço para a introdução de melhorias sempre que necessário. Além disso, é preciso garantir que a equipe possa ser flexível para solucionar problemas e lidar com imprevistos.


Por isso, a nossa recomendação é mapear os processos e realizar revisões quando for o caso. O objetivo é criar uma estrutura sólida para que a equipe possa desempenhar as suas atividades com alta produtividade e compromisso com a qualidade. 


Assim, é papel do empreendedor estar aberto a mudanças e procurar tendências que possam melhorar os resultados. Uma das melhores soluções para isso é um software de gestão empresarial. Por meio do sistema é possível organizar os processos internos e permitir que a organização chegue até o cliente final.

3. Invista na qualificação da equipe

O time que lida diretamente com o cliente representa a sua empresa diariamente, por isso é essencial que todos os colaboradores passem por treinamentos periódicos. 


O objetivo é disseminar conhecimentos sobre os produtos e serviços para identificar qual é a melhor opção para cada nova demanda.


Além disso, essa é uma forma de padronizar o atendimento e os comportamentos que são esperados. Essa é uma medida que aumenta a eficiência devido à clareza dos procedimentos de trabalho.

4. Ofereça uma experiência pós-venda marcante

Qual é a sua rotina após a conclusão da venda ou contratação de um serviço? Se você ainda não tem um processo definido é importante lembrar que o trabalho ainda não terminou. 


É preciso estar na mente de quem procura a sua empresa, portanto mantenha esse canal de comunicação aberto e ofereça soluções que possam atender o seu público.

5. Supere expectativas dos clientes

O fluxo de atendimento dos clientes é sempre cíclico, ou seja, essas ações são repetidas quando há novas interações. É importante desenvolver na empresa a percepção de que é essencial superar expectativas para garantir a satisfação do público.


O objetivo é conquistar novos clientes e clientes frequentes que, além de satisfeitos, são defensores da marca. Por isso, conhecer os seus clientes e saber as suas motivações são diferenciais que ajudam a transformar essa relação.

Pronto para melhorar a qualidade no atendimento ao cliente?!

Para que essas melhorias sejam bem-sucedidas é preciso contar com o apoio e engajamento da liderança. 


Por isso, a qualidade do atendimento ao cliente deve estar entre os valores da empresa, deve fazer parte da cultura organizacional e, acima de tudo, precisa ser uma das metas.


Pensando nisso, se a sua empresa está em busca de ferramentas que otimizem a gestão de clientes, nós temos uma solução completa. O Simples Agenda é um software de gestão empresarial com o recurso de cadastro de clientes.


Todos os detalhes são pensados para aumentar a produtividade da sua equipe, simplificar a sua gestão e viabilizar um melhor atendimento ao cliente. Acesse o nosso site para conhecer todas as funcionalidades e teste grátis por 35 dias!