Simples Agenda Blog para pequenas empresas

6 dicas de marketing digital para prestadores de serviços

EMPREENDEDORISMO

Redator Simples Agenda
13 min leitura 07/10/2021

Em um mundo que está cada vez mais integrado ao universo da internet, são as ações e estratégias de marketing digital que ditam as regras.

Por exemplo, se você deseja que a sua empresa de serviços seja encontrada nas páginas de resultados do Google ou seja posicionada em outros meios digitais como as redes sociais, o marketing de serviços pode ser o seu melhor aliado.

Independentemente do tipo de serviço que você oferece é importante que você tenha um planejamento de marketing efetivo para que as suas ações fiquem bem estruturadas para poderem gerar os resultados esperados.

E se você ainda não sabe qual caminho seguir, por onde deve começar e quais estratégias devem ser utilizadas, não se preocupe, pois ajudaremos você.

Preparamos 6 estratégias de marketing digital infalíveis para o crescimento do seu negócio. Continue a leitura!

O que é o marketing de serviços?

Para entender o marketing de serviços, é preciso entender primeiro o marketing digital de fato.

O marketing digital está voltado para ações que as empresas podem utilizar através dos meios digitais, que estão presentes no nosso cotidiano para divulgar e promover os seus produtos ou serviços e conquistar novos clientes. O objetivo é obter resultados mais significativos e melhorar o relacionamento e a comunicação com os seus consumidores.

Quando uma campanha, ação, promoção ou conteúdo está direcionada para um produto específico é fácil visualizar os benefícios que esse produto oferece, não é mesmo? Mas claro, que essa identificação só será realmente fácil se as estratégias forem realizadas de maneira correta.

No marketing de serviços não é diferente, você precisa transmitir para o seu cliente qual será o valor agregado ao contratar o seu serviço. Isso pode ser feito através de divulgações em anúncios no Google Ads, artigos de blog, conteúdos nas redes sociais e no e-mail marketing.

E é exatamente sobre esses meios de comunicação que vamos falar nos próximos tópicos.

1. Defina a sua persona

Um dos fatores mais importantes no marketing digital para prestadores de serviços é definir as suas personas. A persona trata-se do seu cliente ideal!

E para definir quem são os clientes ideais você precisa conhecê-los muito bem. E quando falamos de conhecer muito bem, não é apenas entender as dores e maiores dificuldades dos seus clientes, mas também os seus principais hábitos.

No entanto, não tem como você extrair essa informação de outra fonte a não ser os seus próprios clientes, não é mesmo? Sendo assim, para construir as suas personas tenha as seguintes informações:

·         Gênero

·         Idade

·         Estado civil

·         Grau de formação

·         Cargo

·         O que gosta de fazer no tempo livre?

·         Quais redes sociais utilizam?

·         Quais assuntos gostam de acompanhar?

Essas são apenas algumas perguntas que podem ser levantadas em torno dos seus clientes. Ao utilizar esse recurso, é possível construir um público muito mais segmentado e, consequentemente, realizar ações de marketing segmentadas, o que aumenta consideravelmente as chances de vendas da sua empresa.

2. Tenha um bom site

Sem dúvidas estar presente na internet não é mais uma opção e sim uma necessidade para qualquer negócio que deseja crescer.

Por isso, o desenvolvimento de sites profissionais é fundamental para empresas de serviços que almejam se destacar no mercado digital. Utilize as técnicas de SEO para que o seu site seja otimizado para os mecanismos de busca e seja encontrado pelo público.

Tenha um design profissional e responsivo que se adapte a qualquer dispositivo móvel, até mesmo porque a maior parte de usuários acessam páginas da internet através de smartphones e tablets.

Insira no seu site o endereço e telefones da empresa, depoimentos de clientes e formulários de solicitação de orçamento em pontos estratégicos da página.

3. Construa um blog

Para potencializar ainda mais os seus serviços, é possível integrar um blog ao site da sua empresa e começar uma estratégia de marketing de conteúdo.

Com um blog você pode oferecer conteúdos relevantes para o seu público-alvo de acordo com os interesses dele, o que contribui para o aumento de visitantes e autoridade para a sua empresa.

Além disso, o blog também contribui para o ranqueamento do seu site no mecanismo de busca como o Google, Bing e Yahoo.

4. Esteja nas redes sociais

As redes sociais têm se tornado excelentes vitrines para muitas empresas e elas também podem ser muito eficientes para prestadores de serviços ou empresas prestadoras de serviços.

Produza peças especificamente para as redes sociais destacando os diferenciais dos seus serviços. Nas redes sociais, como Instagram e Facebook, por exemplo, você pode produzir vídeos e imagens que chamem a atenção da sua audiência.

Aproveite para produzir conteúdos que atraiam o seu público para acessar o seu site. Você também pode aproveitar a bio do seu Instagram para inserir o link do site.

5. E-mail marketing

Apesar de algumas pessoas acharem que o e-mail já está ultrapassado, ele ainda continua sendo um dos melhores meios para manter o contato, a interação e o relacionamento com o cliente.

A ideia do e-mail marketing é poder nutrir e manter os seus consumidores sempre atualizados com uma novidade sobre os seus serviços ou até mesmo para informar sobre um novo conteúdo do blog.

Aqui podemos destacar a importância de definir as suas personas, pois fazendo a segmentação do seu público é possível criar campanhas e ações de e-mail marketing para um público específico que você deseja atingir.

6. Invista em anúncios

Com a persona definida e as estratégias orgânicas bem estruturadas você terá muito mais segurança de investir em publicidade, além de reduzir os gastos com campanhas.

Você, prestador de serviços, pode promover o seu negócio em diversas plataformas como Google Ads, Facebook Ads e LinkedIn Ads, por exemplo. A escolha da ferramenta dependerá dos canais onde as suas personas estão concentradas e também do objetivo que você deseja atingir.

O serviço de Google Ads aumenta a visibilidade dos serviços prestados por você ou por sua empresa e ainda permite que os resultados das suas campanhas sejam medidos, podendo assim, melhorar o que não está dando tão certo.

Pronto para colocar em prática o marketing digital para prestadores de serviço?

Esperamos que tenha gostado deste conteúdo e que ele possa contribuir para o crescimento dos seus serviços. Anote todas as nossas dicas sobre as melhores estratégias de marketing digital e não perca mais oportunidades de negócio.

Ah! E continue acompanhando o blog do Simples Agenda. 

Toda semana um novo conteúdo para alavancar a sua empresa. 

Leia também: 7 segredos para aumentar as vendas da sua empresa


Esse texto foi desenvolvido pela equipe da agência de marketing digital Tupiniquim, especialista com mais de 10 anos de experiência na melhora da performance e vendas de empresas de todos os segmentos!