Elaborar pacotes de serviço - também chamados de pacotes promocionais - pode ser uma excelente maneira de atrair novos clientes e aumentar o número de vendas da sua empresa.
No entanto, se você já faz esse tipo de estratégia, provavelmente, sabe que criar e gerenciar pacotes nem sempre é uma tarefa simples.
Afinal, é necessário construir uma estratégia acertada e ainda controlar todos os agendamentos, sessões, pagamentos e serviços prestados.
Tudo isso demanda tempo e qualquer erro pode desencadear em prejuízos financeiros para o seu negócio.
Para te ajudar a acertar na estratégia, preparamos este conteúdo. Aqui você vai entender mais sobre o que é e como fazer o controle de pacotes de serviço. Além disso, vai conhecer dicas e ferramentas para simplificar todo o processo. Confira!
A lógica de criar pacotes de serviços é muito simples: o cliente contrata um conjunto de serviços e ganha um bom desconto por isso.
O empreendedor também se beneficia da estratégia, uma vez que pode conquistar um maior número de vendas, aumentar o faturamento e ainda fidelizar o consumidor.
A estratégia é utilizada por diferentes tipos de negócios, como: salão de beleza (corte de cabelo + hidratação), manicures (pacote mensal), massagistas (pacotes de massagem), pet shop (banho + tosa), entre muitos outros exemplos.
Agora que você já entendeu um pouco mais sobre o que são pacotes de serviços, conheça a seguir dicas para colocar em prática essa estratégia.
O primeiro passo é avaliar se a estratégia realmente será benéfica para o seu negócio. Para isso, olhe para o seu fluxo de caixa e realize todos os cálculos necessários para entender de que forma a promoção pode contribuir positivamente.
Vale lembrar que não necessariamente realizar muitas vendas é sinal de que você está tendo lucro. No mais, também é importante analisar a concorrência e definir qual é o seu objetivo com a criação dos pacotes promocionais.
Manter o cadastro de clientes atualizado é fundamental para criar pacotes de serviços. Isso porque você precisa conhecer os seus clientes, principais interesses, serviços favoritos e, assim, garantir que as novidades sejam interessantes para eles.
Por isso, a criação de pacotes promocionais não pode ser feita no improviso. O empreendedor deve analisar todos seus produtos e serviços e identificar combinações capazes de melhorar a experiência do consumidor.
O ideal é usar a criatividade para criar pacotes com combinações que atendam a diferentes perfis de clientes. Para isso, combine diferentes soluções e tenha combos simples e outros mais completos.
Além disso, é importante que o pacote de serviço tenha benefícios claros, de modo que o cliente consiga ver a vantagem de levar o combo ao invés de contratar um único serviço. Alguns exemplos de pacotes são:
Pacote de três serviços e um desconto vantajoso (que não comprometa o caixa);
Pacotes para grupo de pessoas ("traga um amigo e ganhe desconto!");
Leve três e pague dois (o brinde deve ser um serviço de baixo custo);
Pacotes em datas comemorativas (preços especiais vão lotar o seu espaço);
Na hora de elaborar o pacote de serviço, escolha um serviço que seja muito procurado, um que seja conhecido e outro que não seja tão requisitado (preferencialmente, que tenha um baixo custo para você).
Essa é uma forma de garantir interesse dos consumidores, aumentar o faturamento e ainda evitar acúmulo de determinados produtos no estoque.
Outro bom exemplo é um salão de beleza, que quando tem cremes parados no estoque, oferece uma hidratação gratuita para as clientes que realizarem corte de cabelo. Assim, a cliente fica mais satisfeita e o salão evita a perda de produtos.
Você pode adaptar isso à realidade do seu empreendimento.
O recomendado é oferecer cerca de 3 pacotes promocionais, todos com valores diferentes. Além disso, é preciso considerar a quantidade de serviços em cada pacote.
Afinal, quanto mais serviços em cada composição, mais a agenda será comprometida, o que em longo prazo pode gerar uma sobrecarga na equipe. Por isso, o ideal é escolher de 2 a 4 serviços em cada pacote.
Outro desafio na hora de criar pacotes de serviços é definir o valor adequado.
Para precificar corretamente você deve considerar os diferentes custos (fixos e variáveis) envolvidos no valor de cada serviço.
Tendo o controle das contas a pagar, você terá noção de qual o desconto máximo poderá oferecer no pacote sem colocar o seu negócio em risco. Não se esqueça de manter uma margem de lucro aceitável, normalmente, entre 40 a 65%.
Para que a estratégia de elaborar pacote mensal traga bons resultados é preciso contar com o suporte de algumas regras. Por exemplo, é comum que manicures não realizem o atendimento de pacotes durante os fins de semana, quando o salão já está cheio.
Do contrário, a agenda pode ser comprometida. Também é importante definir uma tolerância de atraso e o prazo máximo para que o cliente usufrua de todos os benefícios do pacote, por exemplo, 40 dias.
Uma das ações mais importantes na hora de organizar o pacote de serviço é realizar um bom controle da agenda. Somente assim você garantirá que todos os clientes serão atendidos dentro do prazo e evitará filas de espera dentro do estabelecimento.
Para isso, a melhor estratégia é contar com uma agenda online, o que evita rasuras, erros de agendamento e simplifica a visualização dos horários disponíveis. Por meio da ferramenta também é muito mais simples agendar, reagendar e desmarcar clientes.
Outro recurso que faz a diferença, ainda mais em ações promocionais, é o de agendamento online.
Ele permite que o próprio cliente veja os horários disponíveis da agenda e escolha o que mais lhe convém, sem necessidade de contato com a secretária. Tudo simples, rápido e seguro. Acesse o link para saber mais.
De nada adianta criar estratégias promocionais, se o dinheiro não entrar no caixa da empresa, certo?! No entanto, um dos grandes desafios de controlar pacotes promocionais é exatamente realizar o controle adequado de todos os recebimentos.
Isso porque alguns clientes preferem realizar o pagamento a cada atendimento, o que dificulta o controle. Para simplificar o processo, o melhor caminho é contar com um software para controle de pacotes. Entenda a seguir como funciona.
O software para controle de pacotes permite que você crie e controle promocionais em poucos minutos e com clareza de informações.
Os recursos do sistema incluem cadastro de clientes, agenda online, agendamento online, controle financeiro, controle de recebimentos, de equipamentos, serviços, produtos e até mesmo de fornecedores.
Na prática, para realizar controle de pacotes de serviço, basta dizer para o sistema que aquele serviço está relacionado a um determinado número de atendimentos.
A cada agendamento, o sistema "desconta" a quantidade de sessões. Além disso, a cada pagamento feito, ele também diminui o valor pendente.
Simples, né?! E o melhor é que você pode ter tudo isso gratuitamente na sua empresa. Acesse o link e teste grátis o Simples Agenda por 35 dias.
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