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Black Friday: 6 estratégias para você vender mais

EMPREENDEDORISMO
Gabriela Vitória
Redatora
12
min leitura

A data mais desejada pelos consumidores para fazer compras está chegando ? a Black Friday. Afinal, o evento oferece diversas oportunidades para adquirir produtos e serviços com condições interessantes e irresistíveis.

Por outro lado, ela também é considerada uma das datas mais importantes para o comércio, pois é o momento para acelerar as vendas, conquistar novos clientes e aumentar a popularidade da marca.

Entretanto, com a concorrência cada vez mais acirrada, é importante buscar maneiras para se destacar. Assim, é possível alcançar o resultado desejado. 

Para ajudá-lo a aproveitar todo o potencial da Black Friday, trouxemos 6 estratégias para você vender mais nessa data. Confira!

1. Conheça bem o seu público-alvo

Para que as suas ações sejam mais efetivas e para vender mais é preciso conhecer bem o seu público-alvo. Isso é importante porque, ao conhecê-lo, você saberá quais são as dores e necessidades dele.

A partir daí, você poderá entender como o seu produto/ serviço é capaz de ajudar seus clientes, o que permitirá desenvolver uma campanha direcionada.

Além disso, ao conhecer o seu público, você poderá identificar quais pontos atraem os consumidores durante o processo de compra.

Por exemplo, pode ser a oferta de cupons, frete grátis ou um período de teste gratuito. Assim, você poderá chamar a atenção do público ao oferecer o que eles desejam e, consequentemente, aumentar suas chances de vender mais na Black Friday.

2. Encontre o seu diferencial

Para se destacar em meio à concorrência e ter oportunidades de conquistar os consumidores ? e, assim, aumentar a suas vendas na Black Friday ?, é essencial ter um diferencial. Isso significa descobrir o que torna a sua marca única de alguma forma.

Por exemplo, seu diferencial pode estar relacionado ao produto ou serviço que você oferece. Também pode ser o atendimento diferenciado ao cliente ou, ainda, as estratégias de relacionamento no pós-compra.

Para descobri-lo, você precisa identificar os pontos positivos da sua empresa que se sobressaiam em relação aos pontos positivos dos concorrentes. 

Então, é a partir desse insight que você poderá entender qual é o seu diferencial competitivo para utilizá-lo ao seu favor.

3. Aposte em ações de marketing digital

Para vender mais na Black Friday, é importante tornar a sua marca conhecida no mercado. Para alcançar esse objetivo, é preciso investir em marketing digital, pois essa ferramenta permite criar campanhas com grande potencial de alcance.

A sugestão é veicular anúncios em diversos canais de comunicação informando que haverá uma campanha promocional com pelo menos 30 dias de antecedência porque isso gerará uma grande expectativa.

Por sua vez, isso levará ao aumento do tráfego da sua página na web ou das redes sociais e, consequentemente, nas vendas. Para potencializar suas campanhas é interessante utilizar gatilhos mentais que estimulam e aceleram a compra.

Por exemplo, o gatilho mental da escassez reforça a necessidade de compra imediata devido à limitação de tempo. Afinal, a Black Friday não acontece o ano todo ? apenas uma vez. Assim, os consumidores sentem que não podem perder as oportunidades que essa data oferece.

4. Ofereça condições interessantes e irresistíveis

Para engajar o público com a campanha, uma boa estratégia é oferecer condições interessantes e irresistíveis. Afinal, os clientes estão sempre em busca de vantagens, especialmente na Black Friday.

Portanto, não deixe de considerar essa estratégia para você vender mais. Nesse sentido, você pode oferecer descontos progressivos, pacote de serviços, cupons de desconto, período de teste gratuito e descontos especiais para compras realizadas em aplicativos.

Entretanto, cabe ressaltar a importância de manter a transparência e a autenticidade das ofertas. Isso é importante porque é comum haver reclamações que envolvem o aumento de preços dos produtos/ serviços dias antes da Black Friday para que o desconto pareça maior.

Essa desonestidade, além de ser crime, pode afastar os clientes e ainda contribuir para construir uma imagem negativa da marca. Isso poderá destruí-la no futuro. Portanto, aja com honestidade ao oferecer promoções.

5. Personalize o atendimento ao cliente

Além de oferecer condições interessantes e irresistíveis, a personalização do atendimento ao cliente é uma excelente estratégia para vender mais na Black Friday. Para tanto, é preciso fazer com que o cliente se sinta único, especial e valorizado.

Para isso, você pode humanizar as interações, oferecer ofertas conforme o perfil do cliente e antecipar necessidades ou oferecer soluções quando surgirem problemas, por exemplo.

Como nesse dia a demanda de clientes provavelmente será maior é preciso ter certeza de que tenha colaboradores o suficiente para atender a todos, sem perder a qualidade. 

Por isso, veja se precisa aumentar a sua equipe temporariamente ou converse com o seu time para prepará-lo.

Também é válido manter o atendimento reforçado nos dias seguintes ao evento já que podem surgir muitas dúvidas, reclamações e trocas nesse período.

6. Integre os setores da empresa para otimizar o processo de vendas

Se você pretende aumentar o fluxo de visitantes, certifique-se de ter um bom suporte para otimizar o processo de vendas na Black Friday, pois imagine se por falta de controle ou comunicação for oferecido ao consumidor um produto que não está mais disponível.

Certamente, ele se sentirá frustrado. Com isso, ele procurará a concorrência e você perderá vendas. Por isso, é fundamental integrar os setores da sua empresa, principalmente o de vendas e de estoque.

Assim sendo, vale a pena contar com um sistema de gestão empresarial. Com ele, o departamento de vendas terá conhecimento sobre as entradas e saídas de produtos ou mercadorias lançadas pelo setor de compras. 

Também é possível melhorar o controle de agenda online e das finanças.

Além disso, o setor de marketing poderá usar as informações sobre as vendas realizadas na Black Friday para analisar a performance das ações aplicadas para fazer melhorias nas próximas campanhas a fim de conseguir melhores resultados.

Pronto para vender mais na Black Friday?

Neste artigo, você viu que a Black Friday está chegando e, com ela, a oportunidade do seu negócio aumentar o faturamento. Para ajudá-lo, separamos 6 estratégias para você vender mais durante esse evento. Portanto, não deixe de aplicá-las!

Se você ainda não tem um sistema de gestão empresarial e deseja otimizar o processo de vendas da sua empresa em todos os momentos, queremos convidá-lo a conhecer o sistema de gestão empresarial Simples Agenda!

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Então, não perca tempo e aproveite essa oportunidade antes que acabe!