Simples Agenda Blog para pequenas empresas

O que é e como funciona um software de nutrição?

CLÍNICAS E CONSULTÓRIOS

Redator Simples Agenda
14 min leitura 25/11/2021

Ajudar as pessoas a conquistar uma melhor qualidade de vida por meio de uma alimentação saudável e balanceada certamente é um dos propósitos que fizeram com que você se tornasse um nutricionista.

No entanto, após anos de estudo e muito esforço, você certamente já se deu conta de que entender apenas de Nutrição não é suficiente para que o seu consultório alcance o sucesso almejado.

Seja você um profissional consolidado e reconhecido pelo mercado ou ainda um iniciante recém-formado, a rotina diária exige o desenvolvimento de outras habilidades além das técnicas, especialmente em atividades relacionadas aos controles administrativo e financeiro.

A boa notícia é que existem atualmente ferramentas online criadas especialmente para auxiliar os nutricionistas em todas as tarefas do seu dia-a-dia.

Os softwares de nutrição, que vamos abordar neste artigo, reúnem em um único pacote todas as aplicações necessárias para que o profissional possa realizar a gestão do seu consultório e controlar os aspectos de administração e de finanças.

E, assim, ter mais tempo para se dedicar com foco total em seus pacientes. 

Parece uma boa solução, não!? Então, vamos saber quais são os benefícios que um software de nutrição irá proporcionar a você, seus pacientes e seu negócio!

Por que vale a pena investir em um software de nutrição?

O software de nutrição reúne diversas soluções tecnológicas que visam resolver os problemas práticos do profissional em seu consultório.

É importante notar, no entanto, que todas elas carregam algo em comum: permitem que o nutricionista otimize a gestão do tempo em relação às tarefas de ordem burocrática.

Dessa forma, ganha melhores condições para se debruçar com mais dedicação sobre os aspectos técnicos do seu trabalho, em benefício dos pacientes e do seu relacionamento com eles.

Vamos conhecer alguns dos mais importantes benefícios oferecidos pelos softwares de nutrição?

Controle da agenda do consultório

Este é um dos pontos altos do software de nutrição. Trata-se de uma ferramenta com múltiplas aplicações que traz grande ajuda ao nutricionista em seu dia-a-dia.

Confira:

  1. Gerenciamento da agenda diária de consultas

Gerenciar sua agenda nunca foi tão simples! Por meio de um software para nutricionista você terá acesso a uma agenda fácil de usar, integrada com toda a equipe e que pode ser acessada de qualquer lugar do mundo, desde que tenha acesso à internet.

  1. Envio de lembrete de agendamento

O sistema envia ao paciente um aviso automático a respeito da consulta agendada, lembrando-o a data e horário. O aviso é feito via e-mail, SMS ou WhatsApp. O nutricionista define a antecedência com que o lembrete deve ser enviado.

  1. Agendamentos online

Por meio deste sistema, o próprio paciente poderá acessar o link da sua agenda, verificar o horário disponível e fazer o agendamento online da consulta. Dessa forma, há a diminuição do número de ligações, reduzindo os custos com telefonia do consultório.

  1. Relatório de consultas realizadas, remarcadas e canceladas

O software disponibiliza relatórios diários, semanais e mensais, em que o nutricionista visualiza com facilidade a quantidade de consultas enquadradas em cada uma dessas situações. Bem mais simples analisar dados, né?!

Gestão financeira

O software de nutrição é um instrumento poderoso para auxiliar o profissional na tarefa de realizar a administração financeira do seu consultório.

  1. Emissão de boletos bancários

O sistema para nutricionista permite que você controle bem todas as formas de pagamento disponibilizadas ao cliente e que, inclusive, emita boletos bancários com poucos cliques.

Esta forma de pagamento é um importante fator de fidelização de clientes, pelas facilidades que proporciona. O sistema faz todo o controle de pagamentos, sendo muito simples verificar quais boletos foram pagos e quais ainda estão pendentes.

  1. Gerenciador de Contas a Pagar e Contas a Receber

Por meio do software para nutricionista você realiza toda a gestão financeira em um único local, sendo muito mais simples controlar todas as contas a pagar e receber. 


Na visualização de Contas a Pagar, aponta o percentual que cada despesa representa para o consultório. Já em Contas a Receber, mostra quais são os próximos lançamentos do seu fluxo de caixa.

As informações são lançadas automaticamente no sistema por meio de integração bancária.

  1. Análise gráfica das finanças do consultório

Uma vez alimentado com as informações financeiras do consultório, o software de nutrição mostra como está o crescimento do negócio por meio de uma série de diferentes dashboards gráficos.

É possível acompanhar a evolução de diversos itens - como quantidade de pacientes ou faturamento com as consultas, entre outros -, comparando os dados atuais com meses e anos anteriores.

Também permite identificar quais são os serviços com maior demanda e volume de vendas. 

Informações sobre pacientes organizadas e ao alcance de um clique

No software de nutrição, existe um módulo de serviço especialmente dedicado aos pacientes, no qual é feito o cadastro online de cada um deles e onde é possível até mesmo anexar arquivos e fotos dos tratamentos realizados.

Os registros podem ser facilmente acessados nas consultas subsequentes, e o programa permite ainda que atualizações sejam feitas a qualquer tempo. 

São informações vitais que estarão sempre disponíveis no computador ou no celular do nutricionista. A agilidade ao acessar esses dados e compartilhar a evolução do tratamento com o seu paciente torna mais próximo o relacionamento entre ambos.

As consultas ganham em agilidade e, assim, o profissional pode proporcionar um atendimento ainda mais personalizado e diferenciado, garantindo a fidelização do paciente.

Anamnese nutricional

Este é um item fundamental dentro do módulo dedicado ao paciente no software de nutrição. Ao armazenar no sistema as informações relativas ao histórico da pessoa, seus hábitos alimentares e sua rotina, o nutricionista estabelece as bases de construção de todo o seu trabalho.

Mesmo em consultas futuras, ter esses dados rapidamente em mãos é essencial para que as correções relativas à dieta, por exemplo, aconteçam de maneira embasada e que levem em conta a realidade do paciente.

Segurança das informações e proteção da privacidade dos pacientes

Este é um item cada vez mais essencial no que se refere aos sistemas informatizados, e os softwares de nutrição não ficam atrás.

A preocupação com a segurança dos dados de todos os pacientes está no topo das prioridades dos desenvolvedores, fazendo com que as ações eletrônicas que visem eliminar os riscos de invasão eletrônica sejam sempre maiores.

Aqui, os cuidados com a preservação sigilosa das informações e da privacidade dos pacientes não ficam restritos aos aspectos financeiros.

A segurança visa proteger, principalmente, os dados relacionados ao tratamento e todos os aspectos envolvendo a privacidade do cliente.

Conheça o Software para Nutricionistas do Simples Agenda 

Os recursos disponíveis no Software para Nutricionistas do Simples Agenda estão em perfeita sintonia com as reais necessidades que esses profissionais enfrentam para garantir no dia-a-dia o sucesso do seu consultório.

Plataforma 100% online, todos os serviços do Simples Agenda foram desenvolvidos para garantir um atendimento em nível de excelência aos pacientes de seu consultório, sem deixar de lado a importância dos financeiros, produtividade e rentabilidade do seu negócio.

E não se esqueça: você pode fazer um teste grátis do Software para Nutricionistas por 35 dias, sem compromisso. Você não vai perder essa, vai?!