Simples Agenda Blog para pequenas empresas

4 motivos para utilizar um software para clínica de estética

GESTÃO EMPRESARIAL

Gabriela Vitória Redatora Freelancer
10 min leitura 27/05/2020

Gerenciar uma clínica nem sempre é uma tarefa fácil, não é? Pois são inúmeras as obrigações, como organizar as agendas, cuidar da vida financeira, controlar o estoque e ainda ter tempo para oferecer um atendimento personalizado. Nessas horas, contar com um software para clínica de estética faz toda a diferença.

Mas afinal, como essa tecnologia pode tornar o seu dia a dia mais simples e produtivo? E o que um bom sistema de gestão de clínicas estética precisa ter? É isso o que vamos descobrir neste post.

Porém, antes de começar, vamos entender melhor o que é um software de gestão de clínica estética.

O que é um software de gestão de clínica estética?

De maneira geral, um software de gestão é um sistema que tem como finalidade simplificar as tarefas diárias de uma clínica, como registro de clientes, gerenciamento de compras e inventário, agendamento de consultas, informações financeiras e muito mais.

Já existe no mercado diversas opções de softwares que atendem às necessidades específicas de uma clínica de estética. Mas será que a sua clínica precisa de um software de gestão? Pense: você costuma ter tempo para tomar decisões importantes?

Os processos em sua clínica são rápidos e simples de serem resolvidos? Você tem acesso às informações do paciente sempre que precisar? Você tem o controle sobre todos os gastos da clínica? Ou, você sempre tem em mãos todos os dados necessários para tomar uma decisão?

Se uma dessas respostas for não, então você precisa de um sistema para clínica de estética. Mas afinal, como essa tecnologia pode tornar o seu dia a dia mais simples e produtivo? Quais são os benefícios que ela pode trazer para o seu negócio? Veja a seguir.

Quais são os benefícios de utilizar um software de gestão?

O software possui diversos benefícios. Entre eles, podemos destacar:

  1. Fluxos de trabalhos e processos simplificados

Quem quer passar horas ligando para os pacientes para lembrá-los das próximas consultas? Ou ficar contando o estoque diariamente? O software pode automatizar essas tarefas, fornecendo mensagens de lembrete aos pacientes e solicitando suprimentos automaticamente quando o estoque estiver baixo.

  1. Mais foco na qualidade do atendimento ao cliente

O gerenciamento automatizado de processos economiza tempo para que a equipe possa se concentrar em tarefas mais importantes, como focar na qualidade do atendimento ao cliente. O que, por sua vez, vai se refletir na satisfação dele e em sua fidelização.

  1. Aumento da eficiência e da produtividade da sua equipe

Um software de gestão maximiza a eficiência das operações diárias ao automatizar tarefas repetitivas e reduzir os erros nos lançamentos de informações, como a emissão de notas fiscais de serviço. Isso tem um impacto direto no rendimento dos colaboradores. Ou seja, isso aumenta a produtividade deles.

  1. Aumento da lucratividade da sua clínica

Os pacientes que recebem atendimento de qualidade têm maior probabilidade de recomendá-lo a seus amigos. Isso resulta em mais clientes, que significa mais lucros para o seu negócio. Sem contar que uma gestão de estoque mais eficiente reduz perdas com mercadorias desnecessárias. 

Como escolher o software ideal para a sua clínica de estética?

Já está convencido de que essa tecnologia pode ser uma ótima aliada à sua gestão? Então, confira o que considerar ao escolher um software para a sua clínica de estética:

Armazenamento de dados

Um dos pontos que deve ser observado na hora de escolher um software de gestão é o local onde as informações ficarão armazenadas. Sempre opte por um sistema que contém um armazenamento em nuvem. Pois, assim, você pode acessá-lo quando e onde quiser.

Segurança das informações

Não quer ter problemas de segurança, como fraudes e vazamentos de informações, não é? Por isso, verifique se o acesso ao sistema é feito mediante autorização e com inserção de login e senha. Dessa forma, você tem controle sobre quem acessa o sistema.

Funcionalidade do sistema

Pense nas necessidades da sua clínica de estética e analise todas as funcionalidades que o fornecedor oferece. Então, veja se essas funcionalidades são úteis para você nesse momento. Se possível, opte por aquelas ferramentas que oferecem vários planos e permitem fazer um upgrade.

Reputação da empresa

Chegou a hora de começar a sua pesquisa e encontrar um software de gestão. Faça um levantamento de fornecedores e avalie a reputação no mercado. Verifique se há reclamações sobre segurança, funcionalidade e suporte ao cliente e dê preferência para aqueles que têm experiência e boas referências.

Suporte técnico

Esse é um dos fatores mais importantes na hora de contratar um sistema de gestão. Isso é importante porque você tem a quem recorrer quando tiver um problema e não souber como resolver sozinho. Então, descarte os fornecedores que não oferecem suporte.

Usabilidade do sistema

Se possível, conheça o sistema que vai trabalhar. Mas como? Veja a possibilidade de fazer um teste antes de adquiri-lo. Assim, você vai ver na prática se o software tem uma interface intuitiva e simples. E se é fácil encontrar as informações com apenas alguns cliques.

Como a Simples Agenda pode ajudar?

Agora que você já entende a importância de um sistema de gestão para clínica de estética e como escolher o sistema ideal, deve estar se perguntando: onde encontrar essa ferramenta, não é? Nossa dica é a Simples Agenda. Pois ela oferece:

  • gerenciamento de pacientes: mantêm os registros dos pacientes, que incluem dados pessoais e histórico dos procedimentos realizados;
  • gerenciamento de agendamento: utiliza o mecanismo de agendamento online que permite ao próprio cliente marcar um horário;
  • alertas: notifica via SMS e e-mail os pacientes sobre o compromisso agendado;
  • gerenciamento de compras e inventário: mantém o controle de todos os materiais e equipamentos no estoque e emite um alerta para níveis baixos;
  • controle financeiro: o sistema permite acompanhar e lançar facilmente suas contas a pagar e contas a receber;
  • acompanhamento das receitas: mostra as suas vendas em um determinado período de forma resumida ou detalhada, incluindo informações como descontos concedidos, clientes com débitos e comissões dos profissionais.

Não há dúvidas de que um software para clínica de estética é um grande facilitador para a gestão de qualquer negócio, não é? Agora que você já sabe como escolher um, que tal conhecer uma empresa que possui essas recomendações?

Conheça a Simples Agenda e aproveite todos os benefícios em contratar nosso sistema de gestão para clínicas de estética. Teste grátis por 35 dias!