Com o avanço da pandemia, diversos empreendedores de médio e pequeno porte, que não tinham aderido ao comércio digital, se viram obrigados a buscar uma alternativa para continuar com seu negócio.
Apesar do comércio online ser considerado algo imprescindível hoje em dia, muitos vendedores ainda encontram dificuldades para iniciar seu próprio e-commerce.
Os motivos: necessidade de um alto investimento e conhecimento prévio sobre alguns setores como logística e planejamento de anúncio.
Além disso, mesmo tendo isso ao seu dispor, os vendedores ainda não tinham a garantia de prosperar. Logo, começou a ganhar cada vez mais notoriedade um modelo de negócio mais viável e eficiente: os marketplaces.
Contudo, atuar em marketplaces não é só apenas a salvação do seu empreendimento, mas sim uma estratégia de vendas.
Preparamos esse conteúdo para te esclarecer tudo sobre essa prática. Vamos contar como ele funciona, seus benefícios e 3 motivos para você entrar de cabeça nesse mundo e aderir a ele. Confira!
Ele nada mais é do que uma grande vitrine de produtos. Em uma analogia, é como você colocar sua mercadoria à mostra em uma loja movimentada de um shopping onde ocorre uma grande circulação de pessoas.
Isso é o que empresas conhecidas como Amazon, Mercado Livre, Americanas e Shoppe são.
Ao atrelar os itens comercializados a uma marca de expressão e renome, isso proporciona um ambiente com mais visibilidade do que em qualquer loja virtual. Além de agregar credibilidade e notoriedade para seu comércio.
Ou seja, quanto mais seu produto é visto, maiores são as chances de ele ser adquirido.
Como dito anteriormente, eles foram responsáveis por dar uma sobrevida a diversos negócios que foram duramente afetados pela pandemia.
Contudo, não podemos esquecer também daqueles vendedores que já comercializavam nela antes e, já haviam enxergado, a algum tempo, essa estratégia de venda como vantajosa.
Marketplaces uniu o útil ao agradável: você não fica restrito a uma base pequena de clientes e não precisa entender de marketing digital.
Começar a vender nos Marketplace como MercadoLivre e Amazon, por exemplo, é extremamente fácil. Você só precisa criar uma conta em um desses sites e clicar no botão vender, vão pedir para cadastrar seus produtos e pronto, você só tem que se preocupar em responder as perguntas que foram feitas e despachar seus pedidos.
Se vender em apenas um marketplace é o suficiente para você, torcendo para que o seu cliente esteja nele, sem nenhuma outra ambição em construir posteriormente sua loja virtual, esse é o caminho para você.
Agora que já conhecemos um pouco mais a fundo sobre essa plataforma que é considerada por muitos a maneira mais simples, rápida e econômica para conhecer as possibilidades do varejo digital, conheça 3 diferenciais que ela possui.
Uma das coisas que mais assustam os empreendedores é o alto investimento que demanda criação de um e-commerce próprio.
Grande parte dos marketplaces são gratuitos para cadastrar e começar a vender, a única cobrança feita é uma comissão que pode variar de 10% a 30% sobre cada produto.
Graças ao tráfego elevado de pessoas nesses sites, os seus produtos terão uma visibilidade muito maior do que em qualquer e-commerce próprio.
Inclusive, quando você digita no Google o nome de um item, normalmente os primeiros resultados de shopping são indicações de produtos vendidos dentro desses grandes marketplaces.
Graças a esse fator, anunciar por meio desses canais de venda geralmente costuma a ter um retorno bem rentável para negócios de todos os portes e nichos de mercado.
Outro ponto que impulsiona as vendas é a diversificação de público que esse tráfego de pessoas pode trazer para seu negócio.
Trabalhando em diferentes marketplaces, você consegue alcançar mais de uma persona (personagens fictícios criados para representar o seu público-alvo) ao ajustar a comunicação nas descrições dos seus produtos.
É muito comum que os clientes prefiram, ao realizar uma compra na internet, sites populares e que são amplamente utilizados e conhecidos ao invés de desconhecidos.
Todo comprador almeja segurança, e esses marketplaces atendem a esse requisito.
Os marketplaces são consolidados no mercado, então oferecer seu produto usando eles de vitrine automaticamente transmite confiança e credibilidade para os possíveis compradores.
Outro fator que apenas confirma a relevância que os marketplaces possuem no panorama geral do comércio digital no Brasil é que, dos consumidores que já fizeram pedidos de produtos de lojistas no marketplace, 90,7% deles afirma que a experiência de compra nestes canais foi ?boa? ou ?ótima?, ressaltando a precisão do produto recebido e o prazo de entrega rápido como fatores positivos.
Para você que quer começar a vender em marketplaces, existe uma forma de aprimorar ainda mais sua gestão e, consequentemente, aumentar o retorno das suas vendas, que é utilizando um Hub de Integração.
Empresas como a Plugg.To oferecem esse Hub de integração com marketplaces, que nada mais é do que uma ferramenta que auxilia o empreendedor a facilitar o processo de venda nesses canais e ao mesmo tempo elimina erros comuns, mas prejudiciais para seu negócio.
Ficou interessado na ideia? Não perca tempo e acesse o site da Plugg.To para saber mais.
Ah! E para mais dicas de como potencializar os resultados da sua empresa, continue acompanhando o blog do Simples Agenda.
*Este artigo foi escrito pela equipe Plugg.to.