Simples Agenda Blog para pequenas empresas

8 dicas para melhorar a gestão do seu studio de pilates

PILATES
Gabriela Vitória
Redatora
16
min leitura

Realizar uma boa gestão do studio de pilates é o primeiro passo para quem quer ter um negócio de sucesso. Afinal, o ato de administrar corretamente é um dos principais alicerces para garantir o bom funcionamento e crescimento do studio.

Do contrário, uma má gestão pode desencadear em prejuízos financeiros, sobrecarregar o empreendedor e os colaboradores e, claro, pode levar à falência.

Portanto, além do conhecimento técnico sobre os métodos do Pilates, todo o empreendedor da área deve dominar o controle financeiro e as principais estratégias para gestão desse tipo de negócio.

A boa notícia é que se você quer melhorar a gestão do seu studio de pilates ou precisa de um passo a passo para começar a gerenciar o seu empreendimento, então você está no lugar certo! Continue a leitura e aprenda mais!

  1. Crie um planejamento estratégico

O primeiro passo para melhorar a gestão do seu studio de pilates é criar um planejamento estratégico anual. 

O documento servirá como guia para definir os próximos passos do seu negócio e será importante para que você preveja possíveis riscos e identifique oportunidades de mercado.

Para auxiliar na criação do seu plano, você pode utilizar a análise SWOT, chamada de FOFA, em português. A sigla é a abreviação para Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças e visa avaliar sistematicamente o seu studio.

Basicamente, você deve criar e responder perguntas sobre a sua empresa em cada um desses aspectos. Veja a seguir alguns exemplos:

  • Força: o que faz que a sua empresa seja a escolha certa para o seu cliente? Qual a maior vantagem competitiva do seu negócio?

  • Oportunidade: o que está acontecendo no mercado que pode auxiliar no crescimento do seu studio de pilates? Como impactar seus clientes?

  • Fraquezas: o que prejudica o crescimento da sua empresa hoje? Porque os clientes escolhem o concorrente?

  • Ameaças: o que está acontecendo fora do studio de pilates que pode impactar negativamente os resultados do empreendimento?

Todos esses dados, no fim das contas, vão te auxiliar a definir a melhor estratégia para o seu negócio, assim como, a melhorar a gestão do seu studio de pilates.

  1. Tenha metas bem definidas

Ainda falando sobre planejamento estratégico, é fundamental que cada passo do seu negócio seja dado com cuidado e de maneira organizada. 

Então, coloque em um papel todas as metas do seu empreendimento a curto, médio e longo prazo, desde a compra de novos equipamentos, contratação de um novo funcionário até a reforma completa do espaço.

Isso permite que você crie prioridades e evite gastos impulsivos.

Também defina quanto você pretende lucrar e crie estratégias para alcançar esse objetivo.

Além disso, é importante rever mensalmente o que foi definido no planejamento anual, permitindo que você avalie se está ou não no caminho certo. Sempre que necessário, trace novos caminhos para alcançar o objetivo final.

  1. Atenção para o controle financeiro

Por mais que seja uma das maiores dificuldades dos empreendedores, o controle assíduo das finanças é requisito básico para uma boa gestão de studio de pilates.

Para começar, faça o monitoramento do seu fluxo de caixa, isto é, controle de perto todas as entradas e saídas da sua empresa.

Neste momento é importante avaliar as contas e registrar todos os gastos, tanto fixos quanto variáveis, e até mesmo aqueles de menor valor.

Também se deve registrar todas as entradas, a fim de garantir uma correta previsibilidade do caixa e monitoramento da saúde financeira do studio.

No fim das contas, tudo isso será importante para que você planeje os próximos passos do empreendimento, corte gastos desnecessários e tenha informações suficientes para acertar na hora de tomar decisões.

E, claro, sempre separe as finanças pessoais das finanças do studio.

  1. Não se esqueça do capital de giro e da margem de lucro

Ter uma reserva financeira é fundamental para que você realize adequadamente a gestão do seu studio pilates. Afinal, imprevistos podem acontecer e você precisa estar preparado para não colocar o seu empreendimento em risco.

Para isso, destine mensalmente uma porcentagem do seu lucro para o capital de giro da sua empresa e use o valor somente quando necessário.

Outro ponto que merece atenção especial é a margem de lucro do seu studio de pilates. Sem o cálculo adequado, você pode acabar com um preço muito alto ou com um valor que não cobre seus gastos.

Para aprender como calcular a margem de lucro ideal, acesse o link.

  1. Prefira uma agenda online

Um dos principais desafios dos prestadores de serviço é organizar a agenda da melhor maneira, objetivando a produtividade sem comprometer a qualidade dos atendimentos. 

Para isso, diversos empreendedores abandonaram a agenda de papel e optaram pela versão online da ferramenta. Afinal, a agenda online evita erros de agendamento, não tem rasuras e agiliza boa parte do processo.

Além disso, optar pela agenda online permite que você tenha sempre a sua agenda na palma da mão, disponível até mesmo por aplicativo de celular. Assim, fica muito mais fácil organizar a rotina e atender os clientes da melhor maneira.

  1. Utilize o agendamento online

O agendamento online é um recurso disponível em algumas agendas online e que pode trazer muita facilidade para o seu studio de pilates.

Isso porque a ferramenta permite que você envie para o cliente o link da sua agenda online com os seus horários disponíveis.

Ao acessar o link, o próprio aluno conseguirá avaliar quais são os dias e horários livres para atendimento e poderá realizar o agendamento sozinho e com poucos cliques. Tudo simples, rápido e fácil.

Outra grande vantagem é que, próximo a data agendada, o sistema envia automaticamente um lembrete para o aluno, evitando que ele se esqueça e não compareça à aula.

Como resultado, você perde menos tempo cuidando dos agendamentos e da confirmação de horários, podendo se dedicar ao que mais importa: o sucesso do seu studio de pilates.

  1. Organize a avaliação de cada aluno

Antes de dar início às aulas de pilates é fundamental que todo o instrutor preencha a avaliação do aluno

Afinal, essa etapa é importante para que se conheça mais sobre o aluno, investigue se ele possui alguma limitação física ou doença que precisa de atenção especial.

O instrutor também deve registrar qual é o objetivo do cliente com as aulas e acompanhar a evolução dele ao longo do tempo.

No entanto, realizar as anotações necessárias em fichas de papel pode fazer com que a anamnese deixe de ser uma ferramenta a favor da saúde do aluno e se transforme apenas em mais um papel guardado no armário.

Para agilizar o processo e transformar a anamnese num processo eficiente, muitos profissionais do pilates têm optado pela ficha anamnese online. 

O documento fica armazenado na nuvem e pode ser facilmente acessado e atualizado sempre que necessário. Alguns softwares, inclusive, permitem que você envie as informações para o cliente via e-mail.

É claro que isso melhora a gestão do seu studio de pilates, uma vez que evita o acúmulo de papel, organiza processos e centraliza todas as informações dentro de um único software.

  1. Contrate um bom software pilates

Falando em software?provavelmente esta é uma das dicas mais importantes para quem quer melhorar a gestão de um studio de pilates: contratar um software pilates.

A ferramenta permite que você centralize toda a sua gestão, desde o cadastro do cliente até a emissão de notas fiscais. Tudo simples, online e em nuvem.

Os softwares pensados especialmente para gestão de studio de pilates ainda oferecem os recursos de agenda online, agendamento online, ficha anamnese online, entre outras ferramentas que otimizam o tempo.

Além disso, dentro do software é possível automatizar diversos processos, em especial, o controle financeiro e o fluxo de caixa.

A boa notícia é que os sistemas podem ser encontrados por um bom preço e ainda oferecem teste gratuito.

Conheça o Simples Agenda!

O Simples Agenda é um dos softwares pilates com melhor custo-benefício do mercado. O sistema é simples e fácil de usar e oferece todas as funcionalidades necessárias para melhorar a gestão do seu studio.

Além do preço justo, o Simples Agenda ainda oferece teste gratuito por 35 dias sem necessidade de cadastrar cartão de crédito.

Todas as informações são armazenadas em nuvem com máxima segurança e você poderá gerenciar o seu studio pilates até mesmo pelo celular, por meio do aplicativo online Simples Agenda.

Incrível, né?! Então, não perca essa chance e comece já o seu teste grátis!