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Feriados 2022: datas comemorativas e dicas para faturar mais

GESTÃO EMPRESARIAL
Gabriela Vitória
Redatora
18
min leitura

Muitos empreendedores veem os feriados 2022 como uma ameaça, no entanto, as datas comemorativas podem ser uma verdadeira oportunidade para aumentar o faturamento.

Mas para que as estratégias de venda funcionem, o gestor precisa criar um bom planejamento, ações que atraiam o público, além de manter o calendário promocional atualizado com as datas que fazem sentido para o seu negócio.

A partir daí é necessário alinhar a comunicação com a equipe e com os fornecedores e realizar cálculos relacionados à previsibilidade do estoque, das vendas e do caixa.

Complicado?! Calma, que a gente te ajuda! 

Neste conteúdo separamos todos os feriados de 2022 e mais algumas datas importantes para lojistas e, por fim, selecionamos algumas dicas para você faturar mais com as datas comemorativas. Vamos lá?!

Conheça os feriados nacionais de 2022

O Brasil é o sétimo país com mais feriados do mundo e os empreendedores podem fazer disso uma oportunidade.

Afinal, aproveitar as datas comemorativas para faturar mais é uma excelente estratégia para compensar a redução de vendas que acontecem naturalmente em algumas épocas do ano.

Além disso, as pausas decorrentes de feriados precisam ser bem planejadas para evitar prejuízos financeiros para o empreendimento.

Para você já começar a montar o seu plano de ação, conheça a seguir os feriados nacionais e os pontos facultativos válidos em todo o território nacional.

  • 01/01/2022 (sábado): Confraternização Universal - feriado nacional

  • 28/02/2022 (segunda-feira): Carnaval - ponto facultativo

  • 01/03/2022 (terça-feira): Carnaval -  ponto facultativo

  • 02/03/2022 (quarta-feira): Quarta feira de cinzas - ponto facultativo até 14h

  • 15/04/22 (sexta-feira): Paixão de cristo - feriado nacional

  • 21/04/22 (quinta-feira): Tiradentes - feriado nacional 

  • 01/05/22 (domingo): Dia do trabalhador - feriado nacional

  • 16/06/22 (quinta-feira): Corpus Christi  - ponto facultativo

  • 07/09/22 (quarta-feira): Independência do Brasil - feriado nacional

  • 12/10/22 (quarta-feira): Dia de Nossa Senhora Aparecida - feriado nacional

  • 28/10/22 (sexta-feira): Dia do Servidor Público - ponto facultativo

  • 02/11/22 (quarta-feira): Finados- feriado nacional

  • 15/11/22 (terça-feira): Proclamação da República - feriado nacional

  • 24/12/22 (sábado): Véspera de Natal - ponto facultativo após 14h

  • 25/12/22 (domingo): Natal - feriado nacional

  • 31/12/22 (sábado): Véspera de Ano Novo - ponto facultativo após 14h 


Ah! E não se esqueça dos feriados estaduais e municipais. Você pode conferir quais são eles acessando os sites da prefeitura da sua cidade.

Principais datas comemorativas de 2022 

Não faltam datas comemorativas que podem ser bem aproveitadas pelo comércio. Conheça a seguir as mais importantes.

  • 26/02 à 01/03 (sábado a terça-feira): Carnaval - no entanto, o evento foi cancelado em diversidades devido a aumento dos casos de COVID-19

  • 08/03 (terça-feira): Dia Internacional da Mulher

  • 15/03 (terça-feira): Dia do consumidor

  • 17/04 (domingo) - Páscoa

  • 08/05 (domingo)  - Dia das mães

  • 12/06 (domingo) - Dia dos namorados

  • 24/06 (sexta-feira) - Dia de São João

  • 28/06 (terça-feira) - Dia do Orgulho LGBTQIA +

  • 14/08 (domingo) - Dia dos Pais

  • 12/10 (quarta-feira) - Dia das Crianças

  • 31/10 (segunda-feira) - Dia das Bruxas

  • 25/11 (sexta-feira) - Black Friday

  • 28/11 (segunda-feira) - Cyber Monday

  • 25/12 (domingo) - Natal

Você também pode aproveitar outras datas comemorativas que conversam diretamente com o seu público para criar estratégias para faturar mais.

Por exemplo, se você vende produtos para salões de beleza, porque não criar uma campanha promocional nessa data?! 

Estratégias para se planejar para os feriados e datas comemorativas

Criar um plano de ação para faturar mais nas datas comemorativas pode não só contribuir para o aumento das vendas, mas também para que a sua empresa se destaque no mercado.

Então, agora que você já conhece quais são os feriados de 2022, separamos a seguir sete estratégias para que você consiga aproveitar ao máximo essas datas no seu negócio. Confira!

  1. Monte um calendário promocional

O primeiro passo para faturar mais com os feriados de 2022 é definir quais são as datas que mais combinam com a sua loja e com as necessidades do seu público.

Para isso, monte um calendário e determine em quais feriados a sua empresa vai abrir, fechar ou trabalhar em horário reduzido. Além disso, escolha as datas comemorativas em que você irá realizar ações promocionais.

Todo esse planejamento deve ser realizado o quanto antes para que você tenha mais tempo para definir ações e minimizar os riscos.

  1. Seja estratégico 

Uma das grandes dúvidas dos empreendedores é saber em quais feriados compensa abrir a empresa. 

Afinal, o comércio pode aproveitar alguns feriados para aumentar o faturamento, uma vez que nem sempre é interessante pausar as atividades quando a maioria dos clientes estão de folga e podem ir às compras.

Em 2022, diversos feriados cairão no meio da semana (quarta-feira) e esse pode ser o momento certo para aproveitar a folga dos clientes. 

Isso porque é bem provável que a maioria não conseguirá viajar na data e aproveitará a folga na cidade, o que pode ser a oportunidade perfeita para você atrair a clientela até a sua loja.

Se você realmente optar por trabalhar nessas datas, é necessário calcular o valor que será gasto com horas extras.

Além disso, é importante conhecer o perfil de seus clientes e verificar o que eles desejam durante as datas comemorativas. Também vale estudar a concorrência e alinhar toda a estratégia com a equipe.

Se o melhor caminho for folgar durante o feriado, é importante adaptar processos para evitar prejuízos para a empresa.

  1. Utilize o bom senso

Além da matemática, também é necessário usar o bom senso.

Afinal, em certos casos, vale mais a pena conceder a emenda do feriado do que alocar os colaboradores na empresa.

Por exemplo, em feriados prolongados, como o de Corpus Christi que cairá em uma quinta-feira, muitos clientes aproveitam a data para viajar. Como resultado, o comércio fica vazio, e muitas das vezes, não compensa abrir a loja na data.

Mas, fique tranquilo! Isso não deve ser visto como prejuízo para a empresa, uma vez que proporciona um ganho motivacional para os funcionários. Além disso, por meio de uma boa estratégia é possível recuperar o dia não trabalhado.

  1. Converse com seus fornecedores

Uma campanha promocional bem feita pode proporcionar um pico de vendas capaz de valer por dias de folga. Mas, para isso, você precisa estar preparado.

Antes de investir em ações promocionais, verifique com o seu fornecedor se ele poderá aumentar o número de itens que serão entregues próximos a data comemorativa, por exemplo, a Black Friday.

Negociar antecipadamente pode garantir que você consiga melhores condições de compra e até mesmo um desconto. Além disso, a prática é importante para evitar atrasos na entrega e desabastecimento do estoque.

  1. Faça um bom gerenciamento de estoque

Ainda falando sobre um bom gerenciamento do estoque, ele será fundamental para garantir o aumento do faturamento nos feriados 2022.

Para começar, faça uma análise do que seu público busca em cada uma das datas comemorativas. Isso pode ser feito com o apoio de relatórios de histórico de venda e será importante para que você preveja a demanda de estoque.

Como resultado, você poderá realizar pedidos para o fornecedor com base em dados concretos, o que evita erros na hora da compra.

  1. Converse com seu time

O sucesso do seu negócio depende dos seus colaboradores, como resultado, o seu time precisa estar pronto para lidar com o aumento das vendas durante as datas comemorativas.

Uma boa estratégia é fornecer treinamento aos seus colaboradores, a fim melhorar a qualidade do atendimento. Se for o caso, considere a contratação temporária de mais um vendedor, por exemplo, durante o fim de ano.

  1. Invista na divulgação da sua campanha

De nada adianta criar um bom planejamento, negociar com o fornecedor, preparar a equipe, se o cliente não souber da sua ação.

Portanto, para faturar mais nos feriados de 2022, monte uma campanha de antecipação e atraia os consumidores até o seu comércio.

Monte um design atrativo, decore seu espaço físico, divulgue nas redes sociais, invista em Google Ads e apresente os seus diferenciais. 

Caso vá criar uma promoção, por exemplo, para o dia do consumidor, é muito importante conceder descontos reais, do contrário, isso pode prejudicar a imagem do seu negócio.

Simples Agenda; seu grande aliado nos feriados de 2022

Como vimos até aqui, o bom controle de estoque, o monitoramento das vendas e a previsibilidade financeira são aspectos fundamentais para aumentar o faturamento - e evitar prejuízos - durante os feriados de 2022.

A boa notícia é que por meio do Simples Agenda você gerencia todos esses fatores dentro de um único sistema e até mesmo pela tela do seu celular.

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