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Como vender mais e expandir a sua empresa este ano

GESTÃO EMPRESARIAL
Gabriela Vitória
Redatora
14
min leitura

Saber como vender mais é o objetivo de todo empreendedor. No entanto, para ganhar mercado em 2022 você precisará mais do que ter bons produtos e serviços.

Para começar, é preciso conhecer bem seus clientes e as necessidades deles. Também é importante ter preços competitivos, atendimento diferenciado, desenvolver um bom planejamento e, claro, usar a tecnologia a seu favor.

Além disso, o processo de aumentar as vendas leva em consideração a concorrência, o mercado, a saúde financeira do seu empreendimento, entre diversos outros aspectos.

Tudo isso junto pode parecer uma grande confusão, mas a gente garante que é possível! Para te ajudar a aumentar as vendas em 2022 (sem fórmula mágica, mas com dicas reais) preparamos este conteúdo.

Aqui você vai conhecer estratégias para expandir a sua empresa, além de dicas para colocar tudo em prática. Confira!

7 dicas de como vender mais

Depois de tantos desafios, nada melhor do que começar o ano com boas notícias, não é mesmo?! Dados divulgados pela Agência Brasil apontam uma grande expectativa de continuação da recuperação da economia em 2022.

Além disso, o empreendedorismo brasileiro deve manter as perspectivas positivas, ainda que com dificuldade. Mas, para aproveitar a recuperação e conseguir vender mais, você precisará seguir algumas recomendações importantes. Veja a seguir:

  1. Faça retrospectiva do ano anterior

O primeiro passo para vender mais neste ano é observar o seu ano anterior e corrigir os principais gargalos. Também é importante analisar o que deu certo e definir quais serão as novas metas.

Para começar, você deve responder algumas perguntas, como "as metas do ano anterior foram alcançadas?", "como foi o desempenho da equipe?", "o que você faria de diferente?", além de listar tudo que trouxe retorno e o que precisa ser corrigido.

Observe os meses em que a sua empresa teve pior desempenho e busque compreender o que pode ser feito para que a queda das vendas não se repita.

  1. Crie o planejamento para o novo ano

Ninguém melhor do que você para dizer onde o seu negócio quer chegar. Mas, para alcançar o sucesso, é preciso que o seu time também esteja alinhado com as metas e isso pode ser feito por meio de um documento guia: o planejamento de vendas.

Então, depois de coletar e analisar os dados do ano anterior, é hora de definir quais serão os objetivos da empresa para este ano. O ideal é pensar com cautela e selecionar apenas objetivos que possam ser realizados dentro dos 12 meses.

Todas as informações devem estar descritas no planejamento, juntamente com a primeira versão da previsão de vendas para o ano e os prováveis investimentos necessários, por exemplo, em marketing digital e aumento da equipe.

Quanto antes você se planejar, menores são as chances de erros.

  1. Prepare a sua equipe

Motivar e capacitar a equipe é requisito básico para quem quer vender mais. Para isso, é importante que você conheça a sua equipe, entenda as características de cada pessoa, dê apoio para resolução de conflitos e sempre elogie o bom trabalho.

Outra boa dica é investir no treinamento da sua equipe. Afinal, lidar com o público e fechar vendas exige mais do que simpatia. É preciso ter técnica e aprimorar as habilidades de atrair, conquistar e negociar com os clientes.

Também é válido apostar no desenvolvimento dos colaboradores e ouvir cada um deles. Tudo isso promove não só o aumento das vendas, mas também melhora o clima organizacional e a motivação do time.

  1. Seja persuasivo

Antes de tudo é preciso entender que, na grande maioria dos casos, o cliente não sabe o que quer. Ele tem um problema e busca a sua empresa para ajudá-lo.

Para descobrir o que esse cliente precisa e, em seguida, apresentar a melhor solução para ele, o vendedor precisará perguntar. Então, investigue a necessidade do consumidor por meio de questões abertas.

Também se preocupe em utilizar as palavras certas, chamando o cliente pelo nome e demonstrando interesse em ajudar. Por fim, utilize gatilhos mentais, por exemplo, benefícios exclusivos e um bom desconto.

Tudo isso colabora para que você seja persuasivo, sem ser inconveniente.

  1. Crie estratégias de divulgação

Impossível pensar em estratégias sobre "como vender mais" sem apostar em táticas de divulgação. Para isso, você pode realizar promoções, queimas de estoque com produtos parados, além de criar um site e redes sociais.

Outra boa dica é investir em estratégias de fidelização, afinal, mais lucrativo do que atrair novos clientes é retê-los. Então, sempre ofereça um atendimento incrível, invista em estratégias de e-mail e em brindes para os seus clientes mais fiéis.

A estratégia também colabora para o marketing por indicação, isto é, quando o cliente indica a sua loja ou empresa para amigos e familiares.

Ah! Mas, atenção para o controle financeiro: criar estratégias promocionais quando o caixa da empresa não vai bem, pode ser arriscado.

  1. Gerencie bem o seu estoque

De nada adianta atrair mais clientes para a sua loja e investir na preparação da equipe, se na hora da venda o seu estoque estiver vazio.

Por isso, para aumentar as vendas e não deixar nenhum cliente na mão, é preciso gerenciar todos os produtos que entram e saem da sua loja.

Por meio desses dados, você será capaz de antecipar o fluxo de compras e, consequentemente, entender qual é o nível de estoque ideal para o seu negócio.  

O controle de estoque também é importante para melhorar o pedido para o fornecedor, para evitar muitos produtos parados e para que se conheça quais são os itens que mais e menos vendem.

  1. Conte com um bom software

A tecnologia é uma grande aliada de quem quer saber "como vender mais". Atualmente, softwares cada vez mais precisos podem auxiliar tanto no aumento das vendas quanto na melhor gestão da sua empresa. 

Por exemplo, contar com um software CRM no seu negócio colabora para que você melhore os processos de atração, retenção e fidelização de clientes. 

Já um software de gestão empresarial é ideal para cadastrar os fornecedores, melhorar o controle de estoque e o controle financeiro. Processos esses que também são importantes para quem quer expandir a empresa.

No fim das contas, a tecnologia pode ser vista como uma grande aliada dos empreendedores e, quem não utiliza, acaba ficando para trás.

Conte com o Simples Agenda para vender mais

Se você chegou até aqui certamente já percebeu que para vender mais é necessário muito planejamento e estratégia. Também deve ter ficado claro que não é um processo que acontece do dia para a noite.

O ideal é contar com um software que centralize todas as atividades em um único local, facilitando a coleta de dados e a interpretação das informações.

Por meio do Simples Agenda você poderá emitir NFS-e, gerenciar o estoque, acompanhar o fluxo de caixa, monitorar as vendas, cadastrar seus clientes e muito mais. Tudo online e até mesmo pelo celular.

Tudo isso colabora para redução de burocracias e erros, aumenta a produtividade e satisfação da equipe, além de integrar diversos setores da empresa.

Se você ainda não conhece a solução ou não sabe o que um ERP é capaz de fazer pela sua empresa (e pelas suas vendas), calma que a gente te ajuda!

Para conhecer mais os benefícios do ERP acesse o link ou se preferir teste gratuitamente o Simples Agenda e comece hoje a simplificar processos.