Simples Agenda Blog para pequenas empresas

Como a terapia online pode ajudar no bem-estar da sua equipe

GESTÃO EMPRESARIAL
Gabriela Vitória
Redatora
12
min leitura

Você sabia que cuidar da saúde mental de seus colaboradores têm grande impacto em seu negócio? Cada vez mais o bem-estar da equipe é pautado dentro das empresas e se torna uma preocupação importante entre os gestores. 

A depressão, por exemplo, está entre os principais incapacitantes do trabalho. Dentre as doenças e problemas que levam à incapacidade de trabalhar, também estão o transtorno de ansiedade generalizada, a síndrome de pânico e a síndrome de burnout. 

É por isso que muitas empresas têm praticado ações para garantir o bem-estar da equipe, como o incentivo à terapia online, que é um atendimento voltado para a saúde mental que é realizado pela internet. 

Para explicar como a terapia online pode ajudar no bem-estar da sua equipe convidamos a Fepo, que é uma plataforma de terapia online. Acompanhe a seguir a importância da terapia para sua equipe.

Terapia online

A terapia online é uma modalidade cada vez mais crescente de atendimento em saúde mental que oferece inúmeros benefícios. O primeiro deles é o acesso facilitado à terapia, que ainda é uma das melhores formas de cuidar do bem-estar mental e emocional. 

Além de cuidar de doenças, transtornos, traumas e fobias, a terapia é uma ferramenta muito útil para o autoconhecimento, amadurecimento pessoal e desenvolvimento em diversas áreas da vida, inclusive na área profissional. 

Ela também possibilita prevenir certos problemas de saúde mental, como o estresse de uma rotina cansativa, a síndrome de burnout causada pelo excesso de trabalho e o transtorno de ansiedade que pode surgir antes de reuniões importantes.

No geral, a terapia é indicada para todas as pessoas por seus diversos benefícios para a saúde mental. Desde que a pandemia surgiu, a terapia online foi a modalidade que mais se destacou por apresentar outros benefícios, como a praticidade em realizar esse atendimento, comodidade, conforto e também segurança. 

Terapia online para empresas

Dentro das empresas, a terapia online tem crescido bastante por apresentar diversos benefícios aos colaboradores. Hoje em dia muitos gestores e empreendedores buscam essa alternativa para cuidar do bem-estar de suas equipes, visto que a empresa pode ser bastante beneficiada por esse acompanhamento terapêutico. 

Um dado divulgado pela OMS aponta que 45% das pessoas com depressão não recebem o diagnóstico da doença. Isso significa que essas pessoas continuam trabalhando e realizando suas atividades sem receber o tratamento adequado. 

Por consequência, essas pessoas possuem um menor desempenho no trabalho e não aproveitam todo o seu potencial para auxiliar a empresa em suas estratégias. 

Esse é apenas um exemplo de como a saúde mental dos colaboradores pode afetar a sua empresa, sem mencionar que diversos problemas podem surgir inclusive da própria rotina de trabalho, como é o caso do estresse. 

Portanto, a terapia online para empresas é uma forma de garantir o bem-estar da sua equipe, de oferecer mais qualidade de vida e de obter resultados positivos em seu negócio através de um pessoal mais engajado e emocionalmente saudável.

Benefícios da terapia online para colaboradores e equipe

Levar a terapia online para dentro da sua empresa é algo bastante benéfico para seus colaboradores e equipe de trabalho, além de trazer resultados positivos também para sua empresa. 

Confira a seguir quais são os principais benefícios da terapia para o desenvolvimento pessoal e profissional dos seus colaboradores:

Aumento da inteligência emocional

Um dos benefícios para os colaboradores da terapia é o aumento da inteligência emocional. Esse atendimento terapêutico faz com que o colaborador consiga entender melhor seus próprios sentimentos e crie uma maior inteligência emocional para lidar com diversas situações dramáticas. 

O resultado disso para a empresa é de um pessoal mais preparado para lidar com problemas que exigem pensamento rápido, para trabalhar sob pressão e para reduzir conflitos dentro do ambiente de trabalho. 

Tratamento de transtornos e traumas

Outro benefício para os colaboradores proporcionado pela terapia é o tratamento de transtornos e traumas que já existem. Nem sempre os colaboradores estão preocupados em cuidar da própria saúde mental. Mas quando há um incentivo da empresa para a realização do atendimento, os colaboradores podem ser diagnosticados e tratados de forma adequada. 

Esse é o caso de diversos problemas que são muito comuns entre as pessoas, como o estresse, a ansiedade, a insônia e os traumas que as impede de ter um bom desenvolvimento pessoal e profissional, como o medo de falar em público, por exemplo.

Prevenção de problemas emocionais e mentais

Além disso, a terapia também possibilita prevenir diversos problemas emocionais e mentais. É uma ótima forma de liberar o estresse de seus funcionários, reduzir os conflitos internos da equipe, prevenir doenças sérias como a depressão e de levar seus colaboradores em direção ao bem-estar mental e emocional.

Para a empresa, esse benefício é sentido com a redução do turnover e do afastamento por incapacidade. 

Estímulo ao autoconhecimento

Também devemos considerar que a terapia é um grande estímulo ao autoconhecimento de seus colaboradores. Esse atendimento terapêutico possibilita aprender mais sobre nós mesmos, incluindo nossas emoções, sentimentos, traumas, desejos, objetivos e gatilhos. 

É uma forma de garantir que seus colaboradores estarão em constante desenvolvimento, para se tornarem pessoas melhores, mais capacitadas profissionalmente e motivadas a alcançar seus objetivos de vida. 

Conheça a Fepo

Não restam dúvidas de que a terapia é uma forte aliada para o bem-estar da sua equipe, não é mesmo? 

Agora, queremos te apresentar a Fepo, que é uma plataforma onde você e sua equipe podem realizar terapia online de qualidade, com profissionais qualificados e valores acessíveis. Na Fepo, os atendimentos são realizados de forma online e seus colaboradores podem agendar as sessões com muito mais autonomia. 

A plataforma conta com acesso à agenda dos psicólogos que prestam o atendimento, além de ser muito intuitiva, fácil de usar e com valores acessíveis. 

Portanto, garanta o bem-estar de seus colaboradores através da terapia online, que é uma modalidade muito mais confortável, prática e fácil para seus colaboradores cuidarem da saúde mental. Aproveite todos os benefícios que a terapia online pode oferecer para sua equipe e também para a sua empresa. 

Faça isso com a ajuda da Fepo, que possui soluções sob medida para empresas.

Gostou do conteúdo?! Leia também: 8 ferramentas para aumentar a produtividade da equipe.