Simples Agenda Blog para pequenas empresas

5 funcionalidades que não podem faltar em um bom ERP

GESTÃO EMPRESARIAL

Redator Simples Agenda
12 min leitura 31/03/2022

Integração de processos, gestão centralizada em um único software e segurança das informações com armazenamento em nuvem.

Estas são apenas algumas das principais características que devem ser levadas em consideração quando o assunto é a contratação do melhor sistema de gestão (ERP) para a empresa, qualquer que seja o segmento de atuação.

O software de gestão escolhido deve trazer benefícios concretos para a organização, aumentando sua capacidade de gerenciamento e promovendo melhorias em termos de aumento da produtividade, redução de custos e maior integração entre os diferentes setores da empresa, entre outros fatores.

Quer saber mais sobre as funcionalidades que um bom ERP deve oferecer para alçar a gestão da empresa a um nível superior de excelência?! 

Então, continue com a gente neste conteúdo!

Quais funcionalidades são essenciais na escolha de um bom ERP?

A escolha do software de gestão ideal para realizar de maneira eficiente o "Planejamento de Recursos da Empresa" (ERP, na sigla em inglês) deve passar, necessariamente, pela análise dos recursos que ele oferece e dos resultados que é capaz de entregar.

Assim, é muito importante avaliar as seguintes funcionalidades no momento da contratação:

  1. Controle financeiro

Esta é uma das principais funções a serem consideradas, por se tratar de uma das atividades mais sensíveis da empresa.

O módulo financeiro do ERP deve realizar de forma simples e eficiente todas as atividades relacionadas às rotinas do setor, como contas a pagar e a receber, fluxo de caixa, entre outras.

É fundamental que a integração das funcionalidades que compõem o módulo de finanças seja consistente, a fim de que os gestores tenham uma visão clara e abrangente da saúde financeira da empresa como um todo.

Da mesma forma, um bom ERP permite que, em poucos cliques, relatórios gerenciais sejam elaborados e apresentados sob a forma de textos descritivos, gráficos e tabelas, facilitando a visualização e o melhor controle das finanças.

  1. Emissão de Notas Fiscais

O software que possui esta funcionalidade se coloca um degrau acima de seus concorrentes. 

A emissão de notas fiscais feita pelo ERP permite ao administrador ter um maior controle sobre as vendas, volumes estocados de mercadorias e rotinas financeiras.

Isso acontece devido à integração da funcionalidade aos demais módulos: quando uma venda é realizada, todas as informações são atualizadas automaticamente, otimizando o tempo e garantindo maior produtividade.

Além disso, o sistema gera um backup do documento com armazenamento em nuvem, atendendo à legislação que prevê que as notas fiscais emitidas devem ser guardadas por pelo menos cinco anos.

  1. Gestão de estoque

O adequado planejamento e controle de estoque é um dos pilares que ditam a boa saúde financeira de uma empresa.

Ter excesso de mercadorias armazenadas representa um grande risco de que boa parte delas se perca devido ao vencimento do prazo de validade. 

A falta de produtos, por outro lado, acarreta o cancelamento de pedidos, o que pode, até mesmo, levar à perda de clientes.

O sistema ERP que oferece como uma de suas funcionalidades a Gestão de Estoque proporciona o controle preciso do giro de mercadorias e do gerenciamento das rotinas de compras, pois o software é alimentado constantemente com as informações sobre a saída de produtos, indicando a consequente necessidade de reposição.

  1. Controle de vendas

As informações relacionadas à comercialização dos produtos da empresa se concentram neste módulo.

O sistema registra todos os detalhes das vendas realizadas, registrando e informando:

  • valores faturados;

  • descontos concedidos;

  • forma de pagamento;

  • pagamentos concluídos e em aberto;

  • vendedor responsável;

  • comissionamento de cada profissional;

  • vendas por filial;

  • entre outros.

Mas as facilidades não devem parar por aí! A integração com as demais funcionalidades permitem ao sistema ERP otimizar o gerenciamento de outras rotinas, como é o caso do fluxo de caixa, capital de giro e controle de estoque.

  1. Emissão de boletos

Aqui os ganhos são em dose dupla, pois facilitam tanto a vida da empresa quanto a da clientela.

A emissão de boletos é uma funcionalidade que agiliza o recebimento de valores e que também agrega valor no que se refere ao relacionamento com os clientes, pois eles têm acesso a uma forma rápida e segura de efetuar seus pagamentos.

Os benefícios de contratar um software ERP

O trabalho integrado realizado por todas essas funcionalidades proporciona uma série de benefícios à gestão da empresa, entre os quais:

  1. Maior controle da gestão

O ERP concentra o controle das operações da empresa em um mesmo sistema, dando aos administradores todas as informações que necessitam para realizar em tempo real e em melhores condições o trabalho de gestão financeira.

  1. Menor margem para erros

De posse de informações consistentes, os gestores podem se prevenir contra decisões equivocadas, que poderiam trazer prejuízos para a empresa.

Os dados confiáveis sobre o fluxo de caixa e capital de giro, por exemplo, possibilitam que avaliações mais precisas sobre novos investimentos possam ser feitas.

Da mesma forma, saber exatamente como está o estoque de mercadorias evita a comercialização de itens que encontram-se em quantidade insuficiente ou indisponíveis.

  1. Redução de custos

Como todo o sistema funciona de maneira online, a economia em termos de papel e da necessidade de espaço para o armazenamento de documentos físicos é mais do que evidente.

  1. Mais agilidade e prazos menores

A centralização das informações permite que todos os usuários cadastrados no ERP tenham acesso imediato aos dados e relatórios, oferecendo mais agilidade na tomada de decisões e, ao mesmo tempo, fazendo com que elas sejam mais rápidas, sem a necessidade de reuniões presenciais que retardam o processo decisório.

  1. Aumento de produtividade

O sistema ERP dá aos gestores condições de efetuar melhor controle sobre os processos, permite a integração das equipes de diferentes áreas e reduz o tempo da tomada de decisões.

Todos esses aspectos, juntos, contribuem para o aumento da produtividade geral da empresa, gerando mais resultados para toda a organização.

  1. Mais competitividade

O resultado final de todos esses benefícios reunidos é a capacidade da empresa de oferecer produtos e serviços ainda melhores, o que eleva seu grau de competitividade frente à concorrência, permitindo que realize cada vez mais novos negócios e, assim, aumente sua participação de mercado.

Sabia que sua empresa pode usufruir de todos os benefícios oferecidos por um sistema ERP ao contratar a solução desenvolvida pelo Simples Agenda?

Para conhecer as funcionalidades da ferramenta, faça o teste gratuito de 35 dias e descubra porque o Simples Agenda é um dos ERPs com melhor custo/benefício do mercado.