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Como atrair pacientes? 7 dicas essenciais

CLÍNICAS E CONSULTÓRIOS

Redator Simples Agenda
16 min leitura 21/04/2022

A gente sabe que uma das maiores dificuldades de clínicas e consultórios é atrair novos pacientes, especialmente, pela alta competitividade. 

De acordo com dados do último censo do CFM (Conselho Federal de Medicina), o Brasil conta com mais de 500 mil médicos, o que representa mais que o dobro do número de médicos que o país tinha no começo deste século. 

O crescimento do número de profissionais da área de saúde também vale para outras carreiras, como dentistas, psicólogos e fisioterapeutas.

Na prática, isso quer dizer que, se antes, o paciente encontrava uma ou duas clínicas em sua cidade, hoje ele encontra diversas opções e os profissionais da saúde precisam investir em estratégias para atrair e fidelizar novos clientes.

Pensando nisso, preparamos este conteúdo. Aqui você vai conhecer 7 dicas essenciais de como atrair pacientes para a sua clínica ou consultório, respeitando todas as regras éticas da sua profissão. Confira!

7 dicas essenciais de como atrair pacientes para a sua clínica

Se você ainda pensa que para atrair pacientes para a sua clínica é preciso investir um alto valor: temos boas notícias! Atualmente, é possível conquistar destaque no mercado por meio de estratégias constantes e que cabem no bolso. 

Conheça a seguir as principais delas:

1) Avalie os processos internos da sua clínica

Antes de começar a atrair pacientes, é necessário reavaliar processos internos da sua clínica. Observe o que pode ser melhorado, quais são os maiores desafios atuais e se prepare para prestar um atendimento incrível aos novos clientes.

Na sua avaliação, é importante dar bastante atenção aos processos relacionados à marcação de consultas, a divulgação da clínica e o atendimento que é prestado ao cliente. Para tudo isso, você pode se fazer perguntas, como:

  • Como é feito o agendamento de pacientes hoje?

  • Enfrento problemas de atrasos frequentes na agenda?

  • Tenho um alto índice de faltas ou cancelamentos de consultas?

  • Como está a qualidade do atendimento médico? 

  • E do atendimento da recepção? 

  • A clínica está bem organizada? Tem boa infraestrutura?

  • Como está a satisfação dos atuais pacientes?

  • Como faço a divulgação da clínica hoje?

O próximo passo é buscar soluções para cada um dos seus problemas.

Por exemplo, em caso de muitos cancelamentos de consultas, você pode automatizar o envio de lembretes de consulta para o paciente e solicitar que ele confirme a presença ao menos um dia antes. 

Em casos de funcionários desmotivados, é válido apostar em treinamentos periódicos para a sua equipe, a fim de garantir que todo o paciente seja bem atendido e que os processos internos estejam bem alinhados.

2) Defina o seu público-alvo

O próximo passo de como atrair pacientes é definir o seu público-alvo, o que é extremamente importante na hora de criar estratégias direcionadas para quem realmente tem interesse no seu serviço.

Inclusive, a escolha do público-alvo tem total relação com a localização da sua clínica e impacta diretamente na decoração, marca e forma de se comunicar com os pacientes, considerando a faixa etária e as necessidades deles.

Por exemplo, caso você seja um pediatra, é importante criar um ambiente acolhedor e que receba bem os pequenos, mas que ainda sim seja seguro e passe credibilidade aos pais, uma vez que são eles que escolhem o profissional.

3) Demonstre autoridade no assunto

Outro ponto fundamental na hora de atrair pacientes é demonstrar autoridade no assunto, isto é, passar confiança ao paciente por meio de um atendimento humanizado e de uma abordagem clara e confiante.

Além disso, o profissional da saúde pode apostar em outras estratégias para mostrar que domina a sua área de atuação.

Por exemplo, criar um blog direcionado ao seu público-alvo e alimentá-lo com publicações sérias relacionadas a sua especialidade.

Para isso, você pode escrever textos que respondem às principais dúvidas dos seus pacientes, pode falar sobre assuntos em alta ou até mesmo refutar fakes news. 

Você também pode produzir vídeos que visam difundir conhecimento científico em uma linguagem compreensiva a todos.

Tudo isso colabora para que você se torne um profissional referência, conquiste credibilidade e, claro, atraia novos pacientes.

4) Esteja presente nas redes sociais

Não basta prestar um bom atendimento, para atrair mais clientes para a clínica você precisará estar presente onde eles estão: na internet. De acordo com dados do IBGE de 2021, 82,78% dos domicílios brasileiros têm acesso à internet.

Portanto, além de criar um blog para auxiliar seus pacientes e potenciais clientes, você também deve estar presente nas redes sociais. 

Elas exercem grande influência na atualidade e aproveitar isso pode ser uma vantagem competitiva para a sua carreira.

Na prática, o recomendado é criar conteúdos que entreguem valor para seus seguidores, por exemplo, dicas relacionadas à saúde, recomendações e orientações, ao invés de postagens que falam apenas sobre a sua clínica.

5) Aposte em estratégias de indicação e marketing

Certamente, você já ouviu falar sobre marketing "boca-a-boca", acertei?! Ainda que as estratégias digitais sejam muito eficientes, contar com indicações pode garantir a atração de muitos novos pacientes para a sua clínica.

Para isso, você pode construir parcerias com outros profissionais da saúde e contar com a recomendação deles sempre que possível. 

Também deve-se prestar um excelente atendimento a todos os pacientes que chegam ao consultório, de modo que eles saiam satisfeitos e sempre se lembrem de você quando algum amigo ou familiar pedir uma indicação.

Uma boa dica é se aprofundar na ficha anamnese. Tire um tempo para verdadeiramente ouvir o paciente, entender suas principais queixas e necessidades. Certamente, ele se sentirá mais seguro sabendo que você o entendeu.

Além de tudo isso, também é válido apostar em outras estratégias de marketing digital, como criação da conta no Google Meu Negócio (onde o paciente poderá ver sua localização, telefone e avaliações) e anúncios patrocinados no Google.

6) Tenha uma agenda organizada e prática

Em geral, um dos grandes problemas das clínicas e consultórios é a desorganização da agenda e, ao contrário do que muita gente pensa, isso impacta diretamente na satisfação e atração de pacientes.

Isso porque, a falha na organização da agenda reduz a qualidade do atendimento, aumenta o número de erros de agendamento, impacta na lucratividade da clínica e até mesmo na qualidade de vida do profissional, que acaba o expediente excessivamente cansado.

Além disso, imagine, por exemplo, que um paciente liga para a sua clínica diversas vezes e não consegue horário. Ou até consegue realizar o agendamento, mas depois de um tempo recebe uma ligação desmarcando a consulta.

Tudo isso leva os pacientes a desistirem do atendimento e irem em busca de profissionais que sejam mais acessíveis e organizados.

7) Invista em tecnologia e automação

A tecnologia pode fazer toda a diferença dentro da sua clínica, proporcionando melhorias de processos, organização, automação, produtividade e, claro, atração de novos pacientes.

Dentre as ferramentas mais recomendadas para profissionais da saúde que empreendem está o software de gestão para clínicas e consultórios.

Por meio da ferramenta é possível melhorar a gestão de processos e integrar todo o gerenciamento em um único lugar, desde o agendamento de pacientes e ficha anamnese até completo controle financeiro e emissão de notas fiscais.

A agenda do seu negócio passa a ser online, o que garante agilidade, evita erros e melhora a eficiência da sua clínica.

Conheça o Simples Agenda: o software certo para atrair pacientes para a sua clínica

O Simples Agenda é o software certo para você, profissional da saúde. 

O sistema conta com todos os recursos necessários para que você faça a gestão completa da sua clínica com uma única ferramenta. 

Para isso, oferece recursos como ficha anamnese, agenda online, controle financeiro, controle de estoque, venda de serviço, pacote de serviços, controle de equipamentos, controle de clientes e profissionais, contratos e muito mais.

Outro recurso que merece destaque é o de agendamento online. Ele permite que o paciente veja os horários disponíveis na sua agenda e, sozinho, realize o agendamento, o que colabora para ganho de tempo e produtividade.

Tudo online, seguro e com um dos melhores-custos benefícios do mercado.

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