Simples Agenda Blog para pequenas empresas

Saiba como escolher o melhor software para nutricionista

CLÍNICAS E CONSULTÓRIOS
Gabriela Vitória
Redatora
14
min leitura

A rotina do consultório do nutricionista pode ser estressante em boa parte do tempo, uma vez que nem tudo gira em torno daquilo que você mais gosta de fazer: atender e orientar os pacientes a respeito de como eles podem ter uma melhor qualidade de vida por meio de bons hábitos alimentares.

Afinal, você se tornou um profissional de Nutrição pela paixão que possui pela ciência que está por trás da boa alimentação.

No entanto, desde que decidiu abrir seu consultório, já deve ter percebido que abraçou outra atividade por tabela: a de gestor do seu próprio negócio.

E saber administrar bem o consultório é realmente importante, pois significa alimentar de forma saudável a sua própria carreira, dando à sua marca e ao seu CNPJ vida longa para que muitos pacientes possam se beneficiar do seu conhecimento.

A boa notícia é que a tecnologia está aí para facilitar a sua vida! Existem no mercado muitos softwares de gestão especialmente desenvolvidos para consultórios de Nutrição.

Eles possuem diversas funcionalidades que atendem às necessidades administrativas e de controle financeiro do negócio, ao mesmo tempo em que oferecem aplicações importantes para que os pacientes recebam sempre o melhor atendimento em termos de qualidade.

Quer saber mais a respeito do funcionamento desses sistemas e como escolher o melhor software para nutricionistas? Então, continue com a gente neste conteúdo!

O que é um software para nutricionistas?

O software para nutricionista é uma ferramenta que permite realizar toda a administração financeira e administrativa do consultório.

Da mesma forma, auxilia no atendimento aos pacientes por meio de recursos como agendamento online, ficha anamnese e controle da evolução do tratamento realizado.

O principal objetivo do software de gestão é otimizar a rotina do nutricionista em todos os aspectos. Ele substitui o uso do papel físico e de planilhas eletrônicas armazenadas aleatoriamente no computador, itens que tornam cada vez mais difícil a organização das atividades realizadas no local de trabalho.

A automação e a centralização de informações proporcionam melhores condições para a tomada de decisões e aumento da produtividade.

Dessa forma, o software permite que o nutricionista tenha mais tempo para se dedicar ao que realmente importa: o atendimento aos pacientes.

Para saber mais sobre o que é um software de nutrição, acesse o link.

Quais problemas o melhor software para nutricionista é capaz de evitar?

É bastante comum que os nutricionistas que ainda fazem uso de ?métodos tradicionais? na gestão de seus consultórios enfrentem problemas como:

  • Desorganização administrativa

    Prontuários, fichas e agendas em papel não são práticos na hora de registrar as informações. Além disso, gasta-se muito tempo na organização e localização dos dados no momento em que são necessários.

  • Descontrole financeiro

    Cuidar bem das finanças pode ser algo complicado quando é preciso dar atenção a tantas atividades no consultório, em especial o atendimento aos clientes. Fazer manualmente o controle das contas toma bastante tempo do profissional, reduzindo drasticamente a sua produtividade.

  • Falhas no atendimento

    Por melhor que seja a consulta oferecida ao paciente, o atendimento pode ficar seriamente prejudicado se houver problemas no sistema manual de agendamento e confirmação de horários.

O software de gestão para nutricionista centraliza e organiza todas as informações relativas ao consultório em um só lugar, sistematizando a rotina e automatizando as tarefas.

No entanto, para ter sucesso com a estratégia, é preciso saber como escolher o melhor software para nutricionista. Entenda mais a seguir.

Quais os benefícios obtidos ao escolher o melhor software para nutricionista?

A contratação do melhor software para nutricionista proporciona uma série de benefícios ao profissional na condução do seu consultório. Confira!

  • 1) Gestão centralizada

    Uma das grandes vantagens do melhor software para nutricionista é que todas as informações necessárias para a realização do seu trabalho encontram-se disponíveis em um único local.

    O sistema centraliza:

    • Em relação aos pacientes:
      • agendamento online das consultas via WhatsApp (incluindo retorno);
      • lembretes automáticos de que a consulta está próxima;
      • informações cadastrais dos pacientes;
      • alerta de aniversariantes;
      • fichas de anamnese e de controle de evolução do tratamento;
      • emissão de boletos e notas fiscais de serviço (NFS-e);
      • acompanhamento do pagamento.
    • Em relação ao consultório:
      • controle de Contas a Pagar e a Receber;
      • controle de Fluxo de Caixa;
      • controle de mensalidades recorrentes;
      • relatórios de controle financeiro;
      • entre outras funcionalidades.
    • 2) Maior produtividade

      Sabe o que significa deixar procedimentos manuais para trás?

      Significa ganhar muitos pontos em termos de produtividade, tanto no que se refere ao atendimento aos clientes quanto à realização e controle de processos administrativos e financeiros.

      O melhor software para nutricionista automatiza uma série enorme de tarefas relacionadas a essas áreas, incluindo a questão de agendamento de consultas.

      Dessa forma, diminui praticamente a zero o risco de erros humanos e elimina o tempo gasto com a necessidade de conferir e realizar novamente operações que já deveriam estar finalizadas.

      Com todos esses processos devidamente automatizados, o nutricionista conquista um tempo precioso para melhor atender seus pacientes.

    • 3) Atendimento de qualidade ao paciente

      Em vez de se preocupar em procurar no arquivo físico do consultório as fichas de cada paciente, o software de gestão traz todos os dados em alguns cliques, com a vantagem adicional de poder atualizar as informações durante a própria consulta, já projetando os próximos encontros.

      O agendamento online é outro recurso que qualifica o atendimento do nutricionista.

      O paciente pode acessar por conta própria a agenda no sistema, verificar os horários disponíveis e marcar a consulta de acordo com a sua conveniência.

      Dessa forma, não precisa telefonar para o consultório em horário comercial e aguardar ser atendido por algum funcionário.

    • 4) Controle financeiro com relatórios precisos

      A saúde financeira do consultório pode ser avaliada pelo nutricionista a partir de relatórios elaborados pelo software, a partir de todos os dados que alimentaram o sistema ao longo do período.

      Com a precisão das informações recebidas, o profissional ganha melhores condições para tomar as decisões necessárias para fazer o seu negócio crescer.

    • 5) Acesso ininterrupto e segurança nas nuvens

      Na hora de pensar "como escolher um software para nutricionistas" é importante observar se o software é 100% online, podendo ser acessado por meio de qualquer dispositivo, incluindo o smartphone.

      Assim, o nutricionista pode sempre consultar sua agenda, mesmo estando fora do consultório.

      Também é importante destacar a total segurança do sistema, uma vez que todas as informações dos pacientes e do consultório são armazenadas em nuvem, com a vantagem adicional de que backups são feitos regularmente de forma automática.

    Escolha o melhor software para nutricionista, escolha o Simples Agenda

    O Simples Agenda é um software de gestão desenvolvido para atender às necessidades de profissionais de diversas especialidades, incluindo nutricionistas.

    Por ser uma ferramenta completa, oferece todas as funcionalidades esperadas para o controle financeiro e gerenciamento das atividades administrativas do consultório.

    Os recursos do Software para Nutricionistas do Simples Agenda também incluem as facilidades relativas ao atendimento dos pacientes, desde o agendamento de consultas até o controle personalizado da evolução de cada tratamento em curso.

    A interface do software é intuitiva e amigável, fazendo com que o sistema seja muito fácil de usar. Mas, se houver necessidade, basta acessar as FAQs no site do Simples Agenda ou entrar em contato gratuitamente com o suporte técnico.

    Você pode conhecer mais sobre as funcionalidades e usufruir de todas as facilidades do Simples Agenda ao realizar um teste grátis de 35 dias sem compromisso.

    Não vai perder essa, vai?! Acesse o link e conheça um dos melhores softwares para nutricionista.