Simples Agenda Blog para pequenas empresas

7 dicas para promover um ambiente de trabalho saudável

GESTÃO EMPRESARIAL

Redator Simples Agenda
15 min leitura 05/05/2022

Apesar do enorme crescimento que o trabalho remoto vem experimentando nos últimos anos, milhões de pessoas ainda atuam no tradicional modelo presencial, trabalhando durante várias horas por dia em escritórios, comércios, fábricas, hospitais, consultórios, escolas ou qualquer outro local que não seja a sua casa.

Dessa forma, tão importante quanto oferecer um salário justo e benefícios trabalhistas compatíveis, cabe às empresas garantir a seus funcionários um ambiente de trabalho no qual possam desempenhar suas atividades profissionais de maneira adequada.

Ao mesmo tempo, assegura que seja um local seguro, agradável, harmonioso e saudável, promovendo a manutenção da saúde física, mental e emocional de cada indivíduo.

Quando os colaboradores atuam em um ambiente de trabalho saudável, sem doses desnecessárias de estresse e livre de conflitos, ganham condições de aumentar seus níveis de eficiência e produtividade, entregando à empresa resultados cada vez melhores individualmente e também como equipe.

Neste artigo, você vai conhecer os benefícios que construir e estimular a manutenção de um ambiente saudável trazem tanto para as empresas quanto para os funcionários.

Da mesma forma, vai entender que ações são necessárias em diferentes frentes para que o local de trabalho seja um lugar em que os colaboradores possam atuar de maneira a entregar o melhor de si em termos profissionais.

Os benefícios de promover um ambiente de trabalho saudável

Ao promover um ambiente de trabalho saudável, a empresa gera um sentimento de motivação e de bem-estar físico e mental em cada funcionário, que culmina em:

Aumento da produtividade

O funcionário que se sente valorizado e seguro naturalmente trabalha mais e melhor, aumentando a sua produtividade. 

Um bom ambiente de trabalho potencializa esse sentimento e, portanto, pavimenta o caminho para melhores resultados individuais e das equipes.

Maior satisfação individual

Um bom ambiente de trabalho atua diretamente na disposição do colaborador, fazendo com que ele se sinta mais motivado e satisfeito. Isso faz com que trabalhe melhor e com mais atenção, elevando a qualidade de suas entregas profissionais.

Melhoria das relações interpessoais

Quando o funcionário se vê imerso em um ambiente de trabalho em que ele se sente bem, o próprio relacionamento que ele cultiva com os demais colegas torna-se mais harmonioso e autêntico, independentemente de cargos ou níveis hierárquicos. 

Cria-se, assim, uma espécie de ?sentimento de família?, no qual todos prezam a união em busca dos objetivos que a empresa planeja obter. 

Diminuição de afastamentos e faltas

Um ambiente laboral saudável é feito, em grande parte, pelas boas condições de trabalho oferecidas pela empresa, que deve priorizar elementos como ergonomia, instalações adequadas, equipamentos de segurança etc. 

Cuidar desses aspectos reduz enormemente a quantidade de afastamentos e faltas causados por problemas médicos, e até mesmo de rotatividade nas equipes (turnover).

Mais diálogo em uma cultura colaborativa

Em ambientes de trabalho saudáveis, em que prevalece a harmonia, os trabalhadores são mais participativos, pois se sentem estimulados a apresentar sugestões de melhorias. 

A estratégia de incentivar o diálogo com o corpo funcional tem o poder de elevar os resultados da empresa, pois as boas ideias surgem de quem vivencia diariamente eventuais problemas.

Promoção da imagem da empresa

Quando os colaboradores estão satisfeitos, desenvolve-se rapidamente um vínculo de identidade com a empresa e também de pertencimento. 

Isso faz com que ele ?venda? a imagem da organização por onde passa, o que contribui para o fortalecimento da imagem da marca como uma empresa boa para se trabalhar.

Dicas de como promover um ambiente de trabalho saudável

Um ambiente de trabalho saudável é aquele em que:

  • as condições materiais proporcionam aos colaboradores bem-estar quanto à sua segurança e saúde física; e

  • o clima organizacional reflete um grau de satisfação, integração e valorização que conduz os profissionais a entregar ótimos resultados, demonstrando o bom relacionamento entre os indivíduos e entre as equipes, sem qualquer prejuízo quanto à sua saúde mental e emocional.

Para que a empresa consiga promover um ambiente de trabalho saudável, vale a pena investir em alguns aspectos, tais como:

  1. Criação de ambientes de relaxamento

Pequenas modificações em espaços como uma área ao ar livre, uma sala ou mesmo um corredor podem tornar o ambiente de trabalho mais agradável e aconchegante.

Para isso, o investimento em itens como bancos, poltronas, equipamentos portáteis para uma copa e plantas ornamentais contribui para que os colaboradores possam relaxar nos períodos de intervalo.

Da mesma forma, incentivar a realização de um café da manhã e a participação em happy hours semanais ajuda a aumentar a integração do time.

  1. Estímulo ao respeito entre os colaboradores

A área de RH e as lideranças devem criar estratégias de comunicação que estimulem a boa convivência entre os indivíduos, semeando a conscientização de que todos estão ali em busca dos mesmos objetivos.

Ambientes tóxicos, em que prevalecem disputas internas desnecessárias, falta de entrosamento entre as equipes e até mesmo assédio moral e fofocas, causam imensos prejuízos a toda a organização.

  1. Apoio à diversidade e à inclusão

Qualquer empresa é formada por pessoas com diferentes biotipos, etnias, crenças religiosas, naturalidade, idades, habilidades, personalidades etc.

Abraçar a diversidade e a inclusão estimula trocas positivas de experiências e de bagagem cultural, que podem levar à busca de melhores resultados e também à resolução de conflitos. 

Este é um trabalho que deve ser levado muito a sério pela área de RH e por todos os gestores.

  1. Cursos, palestras e workshops

A empresa que investe na qualificação de seus profissionais constrói não apenas uma imagem positiva, mas conquista o respeito dos funcionários beneficiados, que se sentem valorizados com a ação.

O retorno se dá pelo aumento da produtividade e do incremento da qualidade dos resultados auferidos, uma vez que os colaboradores demonstram maior motivação e comprometimento com os objetivos da organização.

  1. Feedbacks constantes

A avaliação dos colaboradores por parte de seu gestor é fundamental para que cada indivíduo tenha conhecimento a respeito de seu desempenho e de que forma poderá evoluir em prol do seu desenvolvimento profissional e melhoria dos resultados entregues.

Mais do que isso, no entanto, feedbacks realizados de maneira positiva, transparente e com sugestões construtivas estreitam os laços de toda a equipe, trazendo benefícios a um ambiente de trabalho mais saudável.

  1. Estratégias de Comunicação Interna

As ações de comunicação interna, conhecidas como Endomarketing, são essenciais para manter o quadro funcional informado a respeito de todos os assuntos relevantes relacionados à empresa, pois promove a valorização das equipes e o sentimento de pertencimento à organização em cada indivíduo.

  1. Ferramentas tecnológicas para melhorar a produtividade

Horas extras e a necessidade de realizar retrabalhos são problemas que reduzem a produtividade, impactam na satisfação dos funcionários e podem causar, até mesmo, problemas de relacionamento entre colaboradores e equipes.

A implantação de ferramentas tecnológicas, como softwares de gestão, torna as atividades mais produtivas e eficientes, eliminando o risco de eventuais desentendimentos.

Conte com o Simples Agenda para promover um ambiente de trabalho saudável!

Como forma de contribuir com a promoção de ambientes de trabalho mais saudáveis, o Simples Agenda coloca à disposição das empresas o seu software de gestão 100% online, que traz maior facilidade e eficiência à realização de uma série de tarefas administrativas e de controle financeiro.

O sistema é capaz de automatizar tarefas, agilizar a rotina e reduzir burocracias, colaborando para que o time tenha facilidade na hora de trabalhar. 

Se você ainda não conhece um software de gestão e não sabe o que ele é capaz de fazer pela sua empresa, acesse o link e confira!

Para conhecer todos os recursos que o Simples Agenda oferece, clique no link para fazer um teste grátis de 35 dias, sem compromisso e sem necessidade de informar os dados do cartão de crédito. Você vai se surpreender!