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5 benefícios de automação de marketing para todos os negócios

GESTÃO EMPRESARIAL

Redator Simples Agenda
12 min leitura 12/05/2022

Em um mercado cada vez mais exigente e de rápida evolução, as marcas estão sentindo a necessidade de revolucionar a sua comunicação e usar a tecnologia a seu favor.

Neste sentido, a automação de marketing é imprescindível no dia a dia das empresas, já que contribui para que as ações de comunicação sejam mais instantâneas e a experiência do consumidor se torne cada vez mais agradável e eficaz. 

Desta maneira, é possível ter melhores resultados e se estabelecer de forma mais competitiva no mercado.

Ficou interessado?! Então, continue a leitura para conferir o que é automação de marketing e conferir 5 benefícios de implementar a estratégia no seu negócio.

O que é automação de marketing?

Podemos considerar que a automação de marketing é uma ferramenta de comunicação e nutrição de leads de uma forma automática, desde o momento da aquisição do lead até à conversão. 

Imagine como é a rotina de uma equipe de marketing digital. 

Todos os dias ou todas as semanas os profissionais de marketing precisam publicar conteúdos em um site ou blog, postar nas redes sociais, realizar campanhas de e-mail marketing, SMS marketing - quando poderiam ter tudo isso automatizado. 

Não seria ótimo ter um fluxo, ou vários fluxos de comunicação automáticos, com conteúdos já predefinidos, enviados sempre que uma nova lead entra na sua base de dados? 

Se bem segmentada, a automação de marketing poderá entregar de forma imediata os conteúdos certos e no timing certo ao seu lead, melhorando assim a experiência junto da sua empresa, e aumentando as chances de evoluir no processo de nutrição até à conversão. 

5 benefícios de automação de marketing para a sua empresa

Agora que você já entendeu o que é automação de marketing, conheça 5 benefícios da estratégia.

  1. Geração de Leads

Uma das grandes vantagens da implementação de uma estratégia de automação de marketing digital nas empresas é o impacto direto que tem na geração de leads para o seu negócio. 

Além da automação de marketing permitir manter todo o processo de nutrição das leads de forma personalizada, constante e com qualidade, todos os conteúdos que serão consumidos pelo seu cliente se tornarão bem mais relevantes. 

Esses materiais terão uma maior consistência ao longo do tempo, com uma redução no timing do processo, desde a aquisição à conversão.

As tarefas também passam a fluir de uma forma mais orgânica, sem grande intervenção humana, o que irá promover uma melhor experiência do seu consumidor com a sua empresa.

No final, será uma situação win-win, já que a sua equipe também terá mais tempo para criar estratégias de fidelização, para manter os seus clientes mais satisfeitos e mantê-los fiéis a longo prazo.

  1. Redução de Custos

A partir do momento que a empresa investe em uma tecnologia capaz de automatizar tarefas até então manuais e repetitivamente realizadas pela sua equipe, é certo que a longo prazo terá uma redução significativa nos custos. 

Embora no primeiro momento seja preciso um investimento em uma ferramenta de automação de marketing, a verdade é que à medida que alguns processos vão sendo automatizados, a sua rentabilidade ao longo do tempo irá aumentar. 

Como uma grande parte das tarefas realizadas diariamente pela equipe de marketing será automática, os custos de produção irão apresentar uma tendência decrescente, assim como o tempo que um elemento da equipe terá que dispensar para essas atividades.

Além disso, a implementação de uma automação de marketing irá representar uma menor necessidade de ter equipes dedicadas em vários processos, como em todo o funil de vendas, desde a atração de novos clientes por meio de conteúdos, à conversão para vendas e fidelização.

Isso irá resultar em um relacionamento ativo e automático, sem grande necessidade de equipes de telemarketing e vendas - contribuindo para uma redução de custos na empresa.

  1. Maior competitividade

Uma vez que toda a estratégia de automação de marketing esteja implementada, é provável que a sua competitividade no mercado aumente por diversas razões.

A maioria das suas comunicações e processos de marketing poderão ser automatizados, diminuindo assim a probabilidade de ocorrer erros humanos e custos acrescidos e inesperados para a empresa.

Todos os seus conteúdos, comunicações e produtos serão entregues com maior qualidade e relevância para o seu cliente, mantendo toda a experiência do seu consumidor com o seu negócio positiva.

A sua notoriedade irá aumentar, uma vez que o seu cliente continua a ser impactado, de uma forma automática, com conteúdos relevantes e que façam sentido mediante o estágio que ele esteja no seu funil de vendas.

Com a implementação dessa tecnologia, a empresa poderá alocar outros recursos no desenvolvimento de novas estratégias de angariação de leads, co-marketing e fidelização, para aumentar ainda mais a sua competitividade no mercado.

  1. Aumento da conversão para venda

Quando todo o funil de vendas estiver automatizado, com conteúdos prontos para serem entregues ao seu cliente no momento certo, irá conseguir monitorar melhor todas as suas métricas, trabalhar para aumentar a taxa de conversão e, consequentemente, as vendas. 

Com a implementação de estratégias de inbound marketing alinhadas a cada etapa do funil de marketing e vendas, a empresa conseguirá que os seus clientes percorrem as várias fases do seu funil quase sem nenhum esforço humano em tempo real.

Desta forma, aplicando uma estratégia de incentivo à ação, poderá levar mais facilmente o seu cliente a comprar, sem qualquer tipo de margem para erro e de uma forma quase instantânea, aproveitando desse modo o melhor timing possível para a conversão.

Neste cenário, a automação de marketing é a aliada ideal para os negócios que pretendam, de uma forma automática e quase instantânea, trabalhar os seus leads em todo o funil de marketing e vendas.

  1. Foco na inovação

Após estabelecer os processos da automação de marketing, com métricas disponíveis para avaliação e uma equipe de avaliação, a tecnologia irá permitir que a empresa dedique mais tempo ao seu negócio core.

Assim, todas as tarefas manuais, repetitivas e que podem ser automatizadas passam a ser automatizadas com sua ferramenta de automação de marketing.


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