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Passo a passo para fazer uma boa análise de mercado

GESTÃO EMPRESARIAL
Gabriela Vitória
Redatora
11
min leitura

A concorrência está ficando cada vez mais forte dentro do mercado corporativo brasileiro.

Para se ter uma noção, 2021 foi o ano onde mais empresas foram abertas, registrando um total de 4.026.776 de novos empreendimentos em solo brasileiro, um aumento de cerca de 20% em comparação a 2020.

Isso representa que cada vez mais empresas são abertas de diversificadas áreas como branding industrial, por exemplo, e consequentemente, a concorrência cresce cada vez mais, por este motivo, é sempre bom ficar atento e realizar uma boa análise de mercado. 

Para quem não conhece, a análise de mercado é uma estratégia que consiste em avaliar e identificar fatores e condições internas e externas dentro de um nicho específico no mercado, como tamanho do mercado, tendências de crescimento, público-alvo e cenário competitivo. 

A análise de mercado, é um importante levantamento de dados para a área de marketing da organização, através dessa análise é possível conhecer o cliente alvo principal do nicho de atuação e conseguir ações mais assertivas.

Isso permite que as empresas se mantenham informadas sobre as tendências do mercado e consigam montar estratégias mais assertivas e melhorar suas tomadas de decisão. 

Tornando- se uma parte essencial do planejamento, a análise de mercado colabora para o bom posicionamento da organização frente a concorrência dentro do seu segmento.

Abaixo, separamos um passo a passo detalhado para você conseguir fazer uma boa análise de mercado, bora ver como? Então vamos lá!

5 passos para fazer uma boa análise de mercado

De maneira geral, uma boa análise de mercado é aquela que avalia os fatores mais relevantes que influenciam a empresa.

Para isso, os principais passos são:

Passo 1: Definir metas de negócio

Bom, o primeiro passo para que sua análise de mercado seja considerada efetiva e um sucesso, é você definir metas relacionadas ao seu negócio, busque anotar e realizar um planejamento estratégico baseado nos objetivos que você busca alcançar. 

Sem metas bem definidas, você fica sem rumo e não sabe com exatidão, o que você precisa e deve analisar, tendo um trabalho muito mais complicado e ineficaz na sua empresa que atua com marketing em plataforma de divulgação

Assim, sua estratégia pode ficar confusa, ou até mesmo nem existir, pois como saberá o que fazer, como agir ou buscar por métodos mais específicos, se não sabe qual o lugar que deseja chegar. Se imaginar onde gostaria de estar é um ótimo exercício para definir metas.

Passo 2: Avaliar qual o tamanho do mercado

Depois de montar um planejamento e saber com mais precisão, quais pontos do mercado você busca analisar, estudar, conhecer e onde quer chegar, é hora de avaliar qual o tamanho daquele mercado.

Para isso, você pode se perguntar:

  • O nicho que você se encontra é grande ou pequeno? 

  • Possui uma procura alta ou baixa? 

  • Existem muitos concorrentes? 

  • E o público é numeroso?

Tudo isso deve ser avaliado para que você entenda melhor como ele funciona e qual o tamanho dele de maneira geral, fazendo com que você consiga ter uma noção muito mais assertiva do grau de dificuldade de seus estudos, e começar a entender melhor sobre a sua área e até onde ela vai. 

Passo 3: Identificar quais são as tendências do mercado e sua taxa de crescimento

O terceiro passo é identificar quais são as tendências dentro desse mercado que você está inserido, veja e descubra quais são os produtos ou serviços que estão em alta, saiba sobre as novidades e o que está sendo mais utilizado de maneira geral, identificar as tendências te ajuda a entender melhor as movimentações e nuances do mercado. 

Também é importante verificar como essas novas tendências podem agir no futuro, e consequentemente, se aquele nicho é promissor e possui uma boa taxa de crescimento. 

De nada adianta ter tendências boas mas com prazo de validade, é preciso pensar no futuro para descobrir se aquele segmento vai se expandir ou não. 

Passo 4: Analisar os principais concorrentes de forma detalhada

A concorrência é sempre um ponto a ficar de olho e é claro que ela estará presente dentro da análise de mercado, busque conhecer sobre outras empresas que também trabalham com marketing para indústria, por exemplo, saiba seus pontos fortes e fracos, e quais as estratégias que elas utilizam. 

Conhecer a concorrência te permite fazer um planejamento baseado nos dados coletados, usando os pontos fracos dela como apoio para você criar seus pontos fortes e descobrir o que está dando certo ou não dentro do mercado. 

Passo 5: Conhecer a fundo sobre seu público-alvo

Por fim, o último passo é conhecer a fundo sobre seu público-alvo.

Afinal é praticamente impossível fazer uma boa análise de mercado sem conhecer as pessoas que estão ao seu redor durante sua jornada, busque coletar dados e informações sobre seus clientes. 

Isso vai fazer com que você consiga segmentar de forma mais assertiva suas estratégias, e desenvolver ações voltadas para as pessoas corretas, diminuindo a probabilidade de erro e fazendo com que você estabeleça um vínculo muito mais próximo com as pessoas. 

Pronto para fazer uma boa análise de mercado?!

Ao unir esses 5 passos essenciais, e praticá-los com frequência, você será mais sensível à forma de como funciona o mercado, tanto se tratando dos concorrentes quanto dos clientes.

A técnica e a experiência tornam o raciocínio do profissional mais assertivo ao traçar suas metas e a forma de como fará para chegar neles.

E você acredita que a análise de mercado pode ser um trunfo dentro do seu negócio? 

Não se esqueça de compartilhar caso tenha curtido o texto!

Ah! E se quiser aprender ainda mais, leia também: como começar um negócio do zero.

Este artigo foi escrito pela equipe do Soluções Industriais, empresa parceira de conteúdo do Simples Agenda.