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Como atrair clientes para salão de beleza?

SALÕES DE BELEZA
Gabriela Vitória
Redatora
20
min leitura

Alta competitividade, inovação, criação de novas técnicas, satisfação do consumidor...esses são alguns dos termos que fazem parte da rotina de salões de beleza e causam "medo" em boa parte dos empreendedores do ramo.

Atualmente, o Brasil é o quarto maior mercado de beleza e cuidados pessoais do mundo, ficando atrás somente dos Estados Unidos, China e Japão, de acordo com dados de uma pesquisa realizada pela Euromonitor.

A partir daí, não é difícil imaginar que há um grande desenvolvimento no setor de beleza do país, assim como, uma acirrada concorrência.

A soma de todos esses fatores exige que os salões de beleza que querem crescer se mantenham atualizados, prestem um bom serviço e ainda atraiam novos clientes.

E é por isso que preparamos este conteúdo. Aqui você vai aprender - de uma vez por todas - estratégias para atrair clientes para o seu salão de beleza e ainda vai ter acesso a dicas exclusivas para manter o seu negócio em expansão. Confira!

A era da experiência precisa chegar ao seu salão de beleza!

Antes de pensarmos em como atrair clientes para salão de beleza, precisamos dar um passo para trás e enxergar o mercado.

Afinal, todo empreendimento que deseja crescer precisa investir em bons produtos, aprimorar os serviços e, claro, ver o que a concorrência está fazendo.

Quando o assunto é business, é preciso se atentar para a atual tendência do mercado: a era da experiência. Ou seja, agora o cliente e a experiência que ele tem com a sua empresa devem ser os principais focos.

Até porque os clientes agora têm acesso à informação na palma da mão, são mais analíticos e possuem total poder em suas decisões de compra. Por isso, o consumidor se esgotou de salões de baixa qualidade. 

Agora, eles exigem não só um bom atendimento, mas que toda a sua jornada de compra seja especial. E esse deve ser o seu objetivo principal: proporcionar uma experiência incrível a todos que passarem pelo seu salão.

Portanto, a atração de novos consumidores é uma oportunidade para reter e fidelizar novos clientes. Aproveite essa chance!

Bom, agora que você já sabe disso, podemos seguir as dicas de como atrair clientes para salão de beleza. Confira!

9 dicas para atrair clientes para o seu salão de beleza

A atração de novos clientes para o seu salão de beleza é o primeiro passo para que você construa uma base forte de consumidores fiéis a sua marca.

Entre melhores dicas, destacamos:

  1. Defina quem é o seu público

O primeiro passo para atrair novos consumidores para o seu salão de beleza é entender qual é o perfil dos seus principais clientes. 

Isso será importante para que você saiba qual estratégia e linguagem utilizar para atrair as pessoas certas. Por exemplo, a linguagem utilizada para atrair mulheres para um salão de beleza não é eficiente para atrair homens para uma barbearia

Portanto, comece identificando as características principais do seu público-alvo: gênero, idade, classe social, localidade, hobbies, preferências, entre outros tópicos. Quanto mais informações, mas assertiva será a sua estratégia.

Ah! E uma boa dica é registrar tudo no seu software de cadastro de clientes para melhor organizar as informações.

  1. Identifique a necessidade do seu público

O próximo passo para atrair clientes para o seu salão de beleza é identificar qual é a necessidade do seu público-alvo. Afinal, se você sabe qual é o problema, terá mais facilidade na hora de propor soluções.

Por exemplo, durante a pandemia, a maioria das pessoas estão mais preocupadas em se sentirem seguras do que em terem um desconto no corte do cabelo. 

Então, uma boa estratégia é cuidar ao máximo da higienização do seu salão de beleza e mostrar isso para o seu cliente, evidenciando que ali é um local seguro.

Outro bom exemplo é: se seus clientes estão carentes de determinado serviço (como, unha de gel), você pode buscar parcerias com especialistas na área e implementar o serviço no seu negócio.

Enfim, esses são só alguns exemplos e você precisará avaliar, com cautela, quais são as necessidades do público da sua região. Mas a gente garante: a estratégia dá certo, pois os consumidores se sentem acolhidos pela marca.

  1. Evidencie os seus diferenciais

Para atrair novos clientes você deve dar motivos para que eles escolham o seu salão ao invés da concorrência. 

Por isso, a próxima dica é destacar os diferenciais do seu negócio, como localidade, estacionamento, infraestrutura, capuccino gratuito para os clientes, preço, pacotes exclusivos, entre outros exemplos.

Ou seja, destaque os diferenciais do negócio e faça o cliente se sentir especial e bem recepcionado dentro do seu salão.

Outro exemplo, é avaliar a concorrência e entender qual é o maior gargalo. Por exemplo, se o cliente está incomodado com o tempo de espera ou desorganização dos horários, vale a pena investir em um software de agendamento online.

  1. Esteja presente nas redes sociais

O marketing digital é muito extenso e você pode bem aproveitá-lo de diferentes maneiras dentro do seu negócio. 

Para começar, vale a pena se tornar o melhor amigo das redes sociais, especialmente, do Instagram e do Facebook. 

Você pode usar os stories para mostrar a rotina do seu salão de beleza e os principais trabalhos realizados durante o dia. As melhores fotos vão para o feed

Além disso, vale a pena apostar na criação de conteúdo relevante para o seu público (por exemplo, dicas de como cuidar do cabelo loiro em casa), criar reels e, se for o caso, investir em anúncios para otimizar o seu alcance.

Por fim, não se esqueça de sempre usar a logo da sua empresa, a fim de criar uma marca forte e reconhecida pelo público.

  1. Aposte em estratégias de marketing digital

Também vale a pena apostar em outras estratégias digitais, como site oficial, blog com dicas de beleza e uma conta no Google Meu Negócio (para que as pessoas da sua região te encontrem com mais facilidade).

Inclusive, mais de 100 pessoas pesquisaram "salão de beleza perto de mim" em dezembro de 2021 (dados do Google Trend). 

Se você estiver cadastrado no Google Meu Negócio, o seu salão de beleza aparecerá sempre que alguém da sua região fizer uma pesquisa semelhante.

Ah! E não se esqueça de manter o seu cadastro online sempre atualizado: com horário de funcionamento, telefone para contato, WhatsApp e demais informações.

  1. Crie promoções e pacotes

Outra excelente dica de como atrair clientes para salão de beleza é usar a sua página nas redes sociais para criar promoções exclusivas, além de sorteios e campanhas promocionais.

Por exemplo, você pode sortear um combo com três ou quatro serviços oferecidos no seu salão. Cada participante deve marcar pelo menos um amigo e divulgar o sorteio em seu Instagram, fazendo uma divulgação orgânica do seu negócio.

Outra boa dica é criar um programa de recompensas e oferecer benefícios aos clientes que trouxerem amigos para o seu salão de beleza.

Do mesmo modo, você pode criar programas de fidelidade, oferecendo descontos exclusivos (ou até procedimentos de brinde) para os clientes mais fiéis. A estratégia pode não só atrair novos clientes, como também aumentar as visitas no seu salão.

  1. Ofereça serviços diferenciados

Quem não gosta de atendimento exclusivo? 

Oferecer serviços diferenciados pode ser um grande atrativo para novos clientes. Para isso, você pode oferecer o dia da noiva (ou do noivo), limpeza de pele, consultoria de imagem ou pacote mensal para hidratação.

Também vale a pena oferecer o que está na moda: então, fique atenta às tendências e, sempre que possível, tente trazê-las para o seu salão.

No fim, tudo vai depender da necessidade do seu público-alvo e da estrutura do seu salão de beleza. O mais importante é estar preparado para atender bem o cliente em todos os serviços que você se propuser a oferecer.

  1. Use a tecnologia a favor do seu salão de beleza

A tecnologia faz parte da nossa rotina e se você ainda não a usa no seu salão de beleza, certamente, está perdendo clientes.

Afinal, deixar os processos automatizados garante que você tenha mais tempo para se dedicar ao que mais importa: a experiência do seu cliente.

Por isso, recursos como: software de gestão e agenda online já se tornaram itens obrigatórios dentro de qualquer salão de beleza (do pequeno ao grande negócio).

O software de gestão é um sistema pensado para centralizar toda a gestão de uma empresa em um único lugar e, alguns deles, são cuidadosamente desenvolvidos para atender à necessidade de salões de beleza.

Nesses casos, os sistemas contam com cadastro de clientes, ficha anamnese capilar, controle de serviços, controle de estoque, completo controle financeiro, agenda online e, até mesmo, reserva online para os clientes. 

  1. Utilizar a agendamento online no seu salão

O agendamento online é uma das principais tendências digitais e garante uma melhor experiência para os clientes do seu negócio.

Por meio do recurso, você libera o link da sua agenda online e o próprio cliente faz o agendamento. Ele verá apenas os horários disponíveis e, próximo a data agendada, receberá um lembrete para que ele não se esqueça do compromisso.

Assim, você pode divulgar a sua agenda no seu site, no Google, no Facebook, no Instagram, no WhatsApp e onde mais você desejar, garantindo que mais pessoas possam agendar horários no seu salão.

Aqui no Simples Agenda você encontra a agenda online certa para o seu salão de beleza e ainda pode personalizá-la do jeito que desejar, adicionando o nome, logo e cores do seu negócio. Incrível, né?

No fim das contas, você substitui a sua velha agenda física por um software completamente integrado, personalizado e capaz de atrair novos clientes.

Conte com o Simples Agenda para atrair clientes para o seu salão de beleza!

Pensando no seu sucesso, o Simples Agenda desenvolveu o software de gestão para salão de beleza. Ele foi completamente pensado para atender as necessidades do seu negócio, desde a ficha capilar até a agenda online e o controle financeiro

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