Simples Agenda Blog para pequenas empresas

Odontologia digital: 5 tendências que o seu consultório precisa

ODONTOLOGIA
Gabriela Vitória
Redatora
16
min leitura

Tecnologias inovadoras. Tratamentos mais rápidos e com melhores resultados clínicos e estéticos. E, para completar, uma sensação boa de que aquele medo instintivo de dentista definitivamente ficou no passado!

Estes são os novos caminhos que a Odontologia Digital oferece aos profissionais da área e, principalmente, aos pacientes, por meio de soluções tecnológicas que cada vez mais fazem parte do dia a dia de consultórios e clínicas dentárias.

Neste conteúdo, vamos entender o que é Odontologia Digital, a sua importância e quais são as tendências que se apresentam para este mercado e que devem trazer impactos positivos para as diferentes especialidades odontológicas e procedimentos.

O que é Odontologia Digital?

É a aplicação da tecnologia para reformular e melhorar os tratamentos odontológicos já existentes, ao mesmo tempo em que novas formas de cuidar da saúde e da beleza dos sorrisos se desenvolvem e ganham espaço entre os profissionais da área.

As novas técnicas e equipamentos proporcionam mais conforto aos pacientes e fazem com que os processos e procedimentos terapêuticos e estéticos aconteçam de maneira mais precisa, alcançando os resultados desejados mais rapidamente.

A Odontologia Digital já trouxe o futuro para o presente e permite que:

  • os diferentes tipos de tratamento odontológico sejam planejados por meio de análise digital;

  • implantes, próteses e outras peças sejam confeccionadas em dispositivos de impressão 3D;

  • implantes dentários sejam colocados por meio de cirurgias guiadas digitalmente;

  • restaurações, próteses e facetas dentárias sejam criadas sem a necessidade de moldes;

  • reparações estéticas dentárias e mudanças no sorriso possam ser simuladas em computador;

  • entre outras aplicações.

Quais benefícios a Odontologia Digital proporciona aos pacientes?

Se, por um lado, as novas tecnologias trazem um apuramento técnico considerável para a atividade dos cirurgiões-dentistas, por outro, asseguram aos pacientes acesso a tratamentos em que a previsibilidade dos resultados é consideravelmente maior quando comparados com as técnicas tradicionais.

Dessa forma, são inúmeros os benefícios que as pessoas experimentam ao se sentarem na cadeira do dentista. Confira alguns deles:

Planejamento digital dos tratamentos

As técnicas de escaneamento da face e do interior da boca do paciente geram imagens realistas o suficiente para que o resultado final do tratamento possa ser previsto em seus mínimos detalhes.

As informações digitalmente coletadas permitem que peças como implantes e próteses sejam confeccionadas na impressora 3D exatamente no formato e nas dimensões da arcada dentária do indivíduo.

Paciente colabora com o próprio tratamento

É claro que o profissional especialista tem a palavra final, mas, ao poderem visualizar as imagens escaneadas de seu rosto e boca, o paciente pode influenciar no planejamento do tratamento que será dado à estética do seu sorriso.

Tratamentos mais rápidos e eficientes

A Odontologia Digital ganha agilidade nos tratamentos, tornando-os ainda mais seguros e eficientes quanto aos resultados.

A tecnologia faz com que o número de consultas seja menor e permite que, devido à qualidade das informações coletadas na fase inicial de estudo da boca do paciente, o tratamento seja mais preciso.

Mais conforto

A eliminação da necessidade de produzir moldes físicos em vários dos tipos de tratamentos odontológicos proporciona mais conforto ao paciente, melhorando a sua experiência e satisfação no consultório dentário, além de evitar a tão temida odontofobia, especialmente nas crianças.

Quais são as tendências da Odontologia Digital?

Um dos principais objetivos da transformação digital que ocorre na Odontologia é simplificar o dia a dia do consultório por meio da utilização de novas soluções digitais, softwares e equipamentos.

E, nesse contexto, ferramentas digitais que facilitem a gestão financeira e administrativa do negócio do cirurgião-dentista fazem parte dessa revolução tecnológica.

Assim, vamos ver algumas das tendências em curso na Odontologia Digital!

  1. Tecnologia 3D

Tecnicamente conhecida como CAD/CAM, esta tecnologia é usada para a produção do design e a posterior confecção das peças protéticas, como próteses, coroas e pontes. Isso se dá por meio das impressoras 3D.

A arcada do paciente é mapeada com o uso de um scanner intraoral, que capta todos os detalhes anatômicos.

Na sequência, o software Computer Aided Design (CAD) constrói o design digital em três dimensões. As informações são repassadas para o programa Computer Aided Manufacturing (CAM), que "traduz" os dados para a linguagem numérica usada pela impressora 3D para a confecção da peça.

  1. Câmeras intraorais

Este é um importante instrumento de diagnóstico dos problemas localizados no interior da boca do paciente.

Oferece grande capacidade de visualização da cavidade bucal pois, além de as imagens serem transmitidas ao vivo para a tela do computador, permite que sejam feitas fotos e vídeos para análise posterior, além de dispor de recursos como zoom, controle de intensidade de luz e opções de foco.

  1. Radiografia digital

A tecnologia de radiografia digital vem ganhando espaço em consultórios e clínicas odontológicas e revela-se um grande avanço, provendo imagens anatômicas de alta resolução aos especialistas.

Os sensores responsáveis por captar as imagens na boca do paciente estão conectados diretamente ao computador, otimizando todo o processo de diagnóstico e oferecendo maior precisão ao tratamento.

  1. Laserterapia

O uso de raios laser de baixa potência é uma das tendências que mais tem se consolidado no exercício da Odontologia Digital, em diversas especialidades.

A Laserterapia atua com grande eficiência em diferentes procedimentos, tais como controle de dor após cirurgias, redução de inflamações intrabucais, aceleração no processo de cicatrização, hipersensibilidade dentária e tratamento de aftas e outras lesões nas mucosas, entre outros.

  1. Gestão financeira e administrativa

As tendências da Odontologia Digital avançam sobre os tratamentos e procedimentos técnicos relacionados aos cuidados com os pacientes, mas também estão cada vez mais presentes na própria gestão do consultório.

Um software de gestão que cuida das finanças e dos aspectos administrativos do empreendimento empresarial do cirurgião-dentista é fundamental para que o negócio possa crescer de maneira produtiva e eficiente, atendendo mais clientes e trazendo o retorno financeiro esperado.

Da mesma forma, a ferramenta deve conter uma solução de agenda online, em que a marcação e o controle das consultas sejam feitos de forma totalmente automática, assegurando o conforto e a conveniência dos pacientes e transformando sua ida ao consultório dentário em uma experiência positiva em todos os aspectos.

Simples Agenda: a solução ideal para a gestão do seu consultório odontológico

O software de gestão odontológica do Simples Agenda permite que o cirurgião-dentista tenha mais tempo para fazer o que realmente importa, que é cuidar da saúde e bem-estar de seus pacientes.

Trata-se de uma ferramenta completa, com todas as funcionalidades para a gestão financeira e gerenciamento das atividades administrativas do consultório.

O sistema faz o controle das contas a receber e a pagar, mantendo o fluxo de caixa sempre em dia. Cuida da emissão de boletos para pagamento por parte dos clientes e também de Notas Fiscais.

Da mesma forma, controla o estoque de fármacos e outros materiais disponíveis no local e que são necessários nos diferentes tipos de tratamento, informando quando novas aquisições são necessárias.

O Simples Agenda odontológico também cuida do atendimento aos pacientes, desde a agenda online de consultas até o controle da evolução do tratamento oferecido a cada um deles. Trata-se, sem dúvida, de um importante fator de fidelização de clientes.

O software possui interface intuitiva e amigável e o armazenamento de todas as informações é feito 100% em nuvem, o que garante a segurança cibernética contra qualquer tipo de ataque hacker.

Além da versão web, o sistema também pode ser instalado no smartphone (iOS e Android), permitindo que os dados possam ser acessados e consultados de qualquer lugar com acesso à internet.

Você pode experimentar todos os recursos do Simples Agenda ao realizar um teste grátis de 35 dias sem compromisso, usufruindo de todas as suas funcionalidades e recursos.

Não perca esta chance de conhecer todos os benefícios que o Simples Agenda tem a oferecer ao seu consultório!