Seus pacientes procuram por especialistas o tempo todo em seu bairro e sua cidade. Por isso, o seu consultório não pode mais ficar de fora das pesquisas online, deixando concorrentes "nadarem de braçada".
O marketing digital para clínicas e consultórios é uma excelente estratégia para atrair e fidelizar clientes através do mundo online.
Isso porque, por meio dele, é possível criar uma imagem mais moderna e confiável para a sua empresa.
Em um segmento altamente competitivo, depender somente de indicações é coisa do passado, não traz previsibilidade de novas receitas e pode fazer até que a sua clínica feche as portas muito brevemente.
Diferente do que muitos pensam, o marketing na área da saúde não só é aplicável como é uma excelente escolha para que você capte ainda mais pacientes para seu negócio. Entretanto, sua aplicação requer o uso de estratégias certeiras, garantindo que haja uma comunicação sem maiores complicações.
Sendo assim, trouxemos algumas dicas abaixo para que você saiba como conquistar novos clientes para a sua clínica.
Continue a leitura e entenda como alavancar o número de pacientes dentro do seu consultório sem desrespeitar as regras de divulgação para a sua área.
Uma dica fundamental para conquistar novos clientes para a sua clínica é não deixar o seu cliente esperando por muito tempo. O ideal é que ele tenha um contato quase que imediato após solicitar atendimento nos canais digitais.
Tenha uma estrutura de atendimento focada no cliente de forma humanizada e objetiva. Faça uma triagem inicial e resolva todas as dúvidas do paciente em relação ao atendimento.
Existem ferramentas de atendimento personalizadas que conseguem organizar e escalar a sua estrutura de atendimento de forma ágil e profissional. O uso da tecnologia é um fator primordial para que você obtenha melhores resultados.
As redes sociais são ideais para a informação, captação e fidelização dos seus clientes.
Forneça conteúdo de qualidade e relevância para seu perfil ideal de cliente. Pense em produzir conteúdo para pessoas semelhantes ao público que você já atende atualmente.
Crie uma lista de principais dúvidas dos pacientes e faça conteúdo para cada um dos tópicos. Dessa forma, você terá mais chances de engajar com seu público-alvo.
Postagens institucionais e de datas comemorativas são conteúdos que tendem ter um menor engajamento nas redes, o que dificulta os resultados na hora de conquistar novos clientes para a sua clínica.
Pense em sempre criar valor para seus clientes. Desta forma, você e sua empresa se tornarão referência para seu público-alvo.
Utilize vídeos em sua estratégia de conteúdo. Normalmente criam um maior engajamento e dessa forma você pode obter melhores resultados.
Criar um blog é uma estratégia de posicionamento que funciona muito bem. Além de nutrir de informações mais completas, você também obtém a inclusão de diversos termos (palavras-chave) nos buscadores com a sua marca. Isso pode gerar mais oportunidades de visitantes qualificados e agendamentos.
Esteja o tempo todo preocupado com o que os seus clientes pensam da sua clínica. Qual a visão deles sobre o serviço ofertado presencialmente.
Crie pesquisas de satisfação NPS para avaliar qual é o sentimento deles em relação ao impacto da sua empresa no seu cliente.
De 0 a 10 em uma escala simples, sinal verde somente para aqueles que derem notas entre 8 e 10.
O restante você vai precisar identificar o porquê da nota e quais são os aspectos que precisam ser melhorados dentro da sua clínica.
Caso a nota seja inferior a 5 atenção pois, além de tudo, essa pessoa será detratora da sua empresa.
Uma boa estratégia para conquistar novos clientes para sua clínica é fidelizar os atuais. Por isso, mantenha uma cadência de contato com seus clientes e crie estratégias complementares para mantê-los sempre perto da sua clínica.
Agende conversas de tempos em tempos para saber a situação atual do cliente e se sua clínica pode avançar em outras frentes com o mesmo cliente (novos serviços ou venda do mesmo serviço novamente).
Tente incluir a automação de Marketing para sua clínica conseguir escalar esse tipo de estratégia. Uma boa opção nesse sentido é a utilização da plataforma RD Station Marketing.
É muito importante entender quem é a sua persona e o seu comportamento do público por todo o processo para conquistá-lo no final.
A persona é uma forma de você representar um cliente ideal para o negócio da sua empresa. É um personagem fictício criado para representar uma ideia de cliente para a sua empresa.
É uma ferramenta de segmentação que auxilia toda a base de comunicação do Marketing de uma empresa.
Embasada em dados reais, os profissionais criam essa figura com as principais características sobre o comportamento, histórias pessoais, características demográficas, motivações, frustrações, desafios e preocupações, desejos e anseios.
Dessa maneira, você terá um direcionamento para toda a sua comunicação dentro do Marketing digital da sua clínica / consultório.
Uma das maneiras mais efetivas de gerar novas oportunidades de negócios para sua clínica é investindo em campanhas de tráfego pago.
Tanto nas redes sociais como no buscador Google, você poderá determinar para quem deverá aparecer seu anúncio (perfil de cliente, região, horário e local) e também através de interesses e palavras-chave.
Dessa maneira seus produtos e serviços aparecem para uma pessoa interessada exatamente no momento em que ela está procurando (momento quente), aumentando assim, as chances de conversão.
O investimento é proporcional ao resultado esperado (para cada X reais investidos Y oportunidades novas). Existem vários critérios de configuração da campanha que devem ser observados para você colher o resultado que espera. Conte sempre com um especialista neste caso.
Antes de expandir a sua clínica, é preciso que os processos atuais estejam bem alinhados e que funcionem de maneira eficiente.
Para isso, você pode contar com o suporte de um software desenvolvido para otimizar a gestão de clínicas e consultórios, como o Simples Agenda.
As funcionalidades disponibilizadas no sistema garantem eficiência, automação e satisfação do consumidor.
Recursos como: agenda e agendamento online, ficha anamnese, gestão de contratos e cadastro de clientes são essenciais para garantir um bom atendimento e conquistar novos clientes para a sua clínica.
Aqui no Simples Agenda estamos comprometidos com o seu sucesso e temos certeza de que com essas dicas a comunicação da sua clínica será ainda mais efetiva. Então, comece hoje a implementar mudanças no seu negócio!
Para que você aprenda ainda mais sobre o tema, leia também: 8 dicas para fidelizar pacientes na sua clínica
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**Este conteúdo foi desenvolvido em parceria com Next4, agência de marketing digital com mais de 16 anos de mercado e que atende mais de 700 clientes.
A empresa conta com especialistas em todas as frentes das estratégias de Marketing Digital e é focada em desenvolver projetos completos para posicionamento de marcas, geração de leads e integração de ferramentas para alavancar o seu negócio.
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