Simples Agenda Blog para pequenas empresas

A importância da identidade visual para clínicas odontológicas

CLÍNICAS E CONSULTÓRIOS

Redator Simples Agenda
12 min leitura 14/07/2022

O designer gráfico canadense Robert L. Peres já disse que o "Design cria cultura. Cultura molda valores. Valores determinam o futuro". Nesse "futuro" também está o destino do seu negócio. Com isso, dá para captar um pouco da importância que tem a identidade visual para clínicas odontológicas, concorda?


O conjunto de elementos visuais ajuda a identificar e destacar sua marca no mercado. Ao mesmo tempo, confere maior profissionalismo à sua clínica. Você é um excelente profissional, investe em capacitações e especializações, tem uma equipe bastante qualificada e presta os melhores serviços. Responda: a sua marca está à altura? 


Hoje, vamos falar sobre como a identidade visual para clínicas odontológicas impacta seu negócio e pode atrair mais clientes! Acompanhe a leitura.

O que é a identidade visual?

A identidade visual é um conjunto de elementos que caracterizam a sua marca. Em resumo, é o que dá a "cara" que o seu consultório tem. 


Ela está presente em logotipo, papelaria, uniformes de trabalho, site, redes sociais e até mesmo na fachada do consultório. Todos esses elementos devem estar perfeitamente alinhados ao seu propósito, à sua missão e aos seus valores.


O que isso significa? Uma boa identidade visual para clínicas odontológicas tem o poder de transmitir segurança, confiança, profissionalismo e credibilidade ao cliente. E isso tudo fica gravado na mente dos seus pacientes. Assim que eles se deparam com suas cores ou os símbolos da sua identidade, a associação à sua clínica é instantânea. 


Mas, para gerar conexão, reconhecimento e fidelização, a identidade visual para clínicas odontológicas deve ser desenvolvida com atenção aos mínimos detalhes. Você precisa pensar com cuidado sobre o seu propósito e os seus valores, além de definir o seu público-alvo.


Então, nada melhor do que uma pesquisa profundamente elaborada como ponto de partida. Dessa forma, fica mais fácil saber quem você é e aonde deseja chegar, concorda? 


Depois de tudo pronto, não se esqueça de cuidar do planejamento de comunicação. Algumas ações vão além da identidade visual, para proporcionar uma experiência positiva aos seus pacientes. É o caso de padronizar comunicados, lembretes, e-mails, SMS e outros meios de contato com a sua persona. 

Defina os elementos da identidade visual para clínicas odontológicas

A identidade visual para clínicas odontológicas pode ser composta de diversos elementos gráficos e visuais. Veja os mais comuns:


Logotipo

O logotipo, o mais básico dos elementos de uma identidade visual, é essencial para a imagem do seu consultório. Formado por uma mistura de ícones/símbolos, cores e tipografia, ele é peça-chave para identificar sua marca e gerar reconhecimento. Por isso, deve estar ajustado a seus valores e propósitos e ser adequado ao seu nicho.


Paleta de cores

Não é nenhuma novidade que muita gente morre de medo de dentista. Mas a escolha da paleta de cores para a identidade visual da sua clínica pode transmitir sensações como segurança e tranquilidade. Assim, será possível reduzir a tensão dos pacientes


Por isso, antes de optar por uma ou outra cor, defina o que você deseja comunicar por meio delas. Atualmente, a maioria das clínicas tem fugido dos tradicionais verde e azul. De toda forma, considere uma paleta que traga acolhimento e bem-estar, de acordo com o público que você vai atender. 


Papelaria

A papelaria também é um item importante na identidade visual para clínicas odontológicas. Receituário, cartão de visita, papel timbrado, envelopes, folders, panfletos - esses e outros materiais gráficos podem e devem ser padronizados, de acordo com o seu logotipo e a sua paleta de cores.


Site 

O seu site também precisa ser elaborado, ou renovado, conforme a sua identidade visual. Não esqueça a importância de ser encontrado em buscas na internet. Afinal, é lá que os seus pacientes estão! 


Invista em um visual limpo, com informações claras a respeito da sua clínica e dos serviços prestados. Disponibilizar o agendamento online de consultas também otimiza o tempo do seu paciente. 


Não se esqueça de usar o site como uma importante ferramenta para captação e conversão de leads. É uma ótima ideia criar um blog e produzir conteúdos voltados para a saúde bucal, por exemplo. Ofereça dicas e informações que se mostrem relevantes para o seu público. Além de gerar valor para a sua marca, essa estratégia traz engajamento e posiciona a sua clínica como autoridade.  


A otimização para SEO e o design responsivo também contribuem para que seu site tenha um bom posicionamento nos buscadores (como o Google). Isso gera tráfego orgânico para o seu consultório. 


Redes sociais

A identidade visual para clínicas odontológicas também vai ditar as regras nas suas redes sociais. Afinal, o público reconhece a sua marca quando percebe padrões em todas as suas estratégias de comunicação, certo?


Além de definir o design de suas peças, pense também sobre os seus conteúdos. Crie pequenas séries, apresente as inovações do mercado. Mostre um pouco do dia a dia da sua clínica. Contribua para a segurança dos seus pacientes com dicas - mais curtas do que no blog, é verdade, mas nem por isso menos pertinentes. 


Para aumentar o seu alcance e o seu engajamento, você também pode investir em anúncios patrocinados. Segmente-os de acordo com localização, idade, gênero, interesses e outras informações dos usuários que deseja impactar. 

Pronto para implementar uma identidade visual na sua clínica odontológica?

A identidade visual para clínicas odontológicas é o que vai destacar a sua marca perante a concorrência. É ela também que vai expor propósito, valores e diferenciais e atrair o público que você procura. 


E então, está pronto para valorizar a sua marca? Conte com uma agência experiente e certificada para oferecer a melhor experiência e os melhores resultados. Fale com a Elévon: https://www.elevon.com.br/design/


E se você gostou do conteúdo e quer conhecer mais estratégias para o crescimento da sua clínica odontológica, então leia também: Software odontológico: conheça os benefícios para sua clínica