Simples Agenda Blog para pequenas empresas

Como utilizar a tecnologia a favor da sua vida financeira: veja dicas

FINANCEIRO
Gabriela Vitória
Redatora
10
min leitura

O primeiro passo para a profissionalização do seu negócio é formalizar MEI, mas essa é apenas uma das etapas que compõem a jornada empreendedora.

E uma das grandes dificuldades desta jornada é gerenciar a vida financeira, já que, no Brasil, não passamos por uma educação financeira que nos prepara para a vida e para os negócios.

No entanto, a tecnologia pode e deve ser uma grande aliada para lidar com esse desafio. Existem diversos sites, plataformas e aplicativos com soluções variadas para gerenciar sua vida financeira.

Assim, neste post você verá dicas de tecnologia a favor da sua vida financeira. 

Dicas de tecnologia para ajudar na vida financeira

A tecnologia trouxe muitas mudanças para diversos setores de nossas vidas e com as finanças não seria diferente.

São diversas soluções lançadas a todo momento para facilitar nossas vidas, conferir mais agilidade e maior controle das finanças.

  1. Abrir conta digital 

Com a disseminação das fintechs, agora você pode abrir uma conta pessoal e empresarial através do celular, sem contato com a agência. Basta pegar o celular, instalar o aplicativo do banco que deseja, fazer o cadastro e em muitos casos, alguns minutos depois você já tem acesso a conta.

  1. Separar conta pessoal da conta empresarial

Uma vez que ficou mais fácil abrir uma conta em banco, não há mais desculpas para misturar conta pessoal e empresarial. 

Aliás, esse tipo de comportamento é um dos fatores que prejudicam a saúde dos negócios. Portanto, separe as contas.

Como separar despesas pessoais das contas da empresa? Entenda aqui!

  1. Formalizar MEI

Atualmente, existem empresas, como a Contabilizei, que faz abertura de empresa para você, que precisa formalizar seu negócio. 

Se você ainda não registrou a sua empresa, deve ter uma noção de que não é algo tão simples. São muitos documentos para apresentar, muitas idas e vindas a órgãos diferentes. 

Por isso, ter uma empresa que possa formalizar MEI para você apenas usando o celular é um grande avanço que proporciona economia de tempo e dinheiro.

Para quem se enquadra no MEI também é possível fazer a formalização através da internet, pelo computador ou celular.

  1. Gestão financeira

Com a tecnologia ficou mais fácil realizar a gestão financeira de seu negócio. Através do celular é possível consultar o planejamento financeiro e monitorar o fluxo de caixa, por exemplo.

Desta maneira, você tem um mapa da situação financeira do negócio em suas mãos a qualquer hora do dia. Isso facilita a tomada de decisões que envolvam dinheiro, mesmo que você não esteja no escritório.

O melhor caminho para isso é contar com um software de gestão empresarial, como o Simples Agenda. Por meio do sistema é possível realizar o controle das contas a pagar, receber, fluxo de caixa, emitir notas fiscais e muito mais.

  1. Conhecer os gastos

Outra facilidade resultante da tecnologia é a possibilidade de mapear seus gastos, isto é, saber exatamente em que o dinheiro está sendo gasto.

Esse conhecimento também é importante para manter o controle financeiro. Assim, você pode controlar a conta do celular, ver que o gasto com material de escritório aumentou ou reduziu ou controlar os gastos do cartão de crédito, por exemplo.

Para ter esse mapeamento, você pode usar aplicativos ou o seu próprio software de gestão. Esses apps utilizam inteligência artificial para categorizar seus gastos e mostrar como e onde o dinheiro está sendo gasto.

Além disso, esse tipo de aplicativo permite gerar relatórios e gráficos a partir das suas finanças.

  1. Automatização de processos

Algumas atividades, mesmo que sejam simples, podem ser automatizadas para poupar tempo. Assim, graças a tecnologia, hoje existem ferramentas e sistemas para execução de tarefas, como:

  • Pagar e receber títulos em aberto;

  • Conciliar contas;

  • Analisar o fluxo de caixa;

  • Gerar pedidos internos;

  • Melhorar a gestão de estoque.

Tudo isso e mais pode ser feito a partir do seu celular, que está sempre com você.

Pronto(a) para utilizar a tecnologia a favor da sua vida financeira?!

A tecnologia transforma o mundo e as nossas vidas a partir de soluções que facilitam a realização de tarefas e o gerenciamento dos negócios.

Por conta disso, já é possível formalizar MEI, através da internet, bem como abrir conta em banco pelo celular. Você pode ainda, controlar seu fluxo de caixa e saldo bancário, usar aplicativos que analisam a forma como o dinheiro é gasto e muito mais.

Diante disso, você pode concluir que usar a tecnologia em suas atividades, além de oferecer facilidades para tocar seu negócio, podem ajudá-lo a crescer de forma mais rápida e planejada.

Portanto, não deixe de usar plataformas como a Contabilizei que oferecem serviços de contabilidade, modelo de planilhas, calculadoras financeiras e mais, tudo para facilitar o seu dia a dia.

Conheça também o Simples Agenda: software de gestão empresarial completo e pensado para melhorar a vida financeira da sua empresa. 

Com poucos cliques é possível acompanhar o seu fluxo de caixa, emitir notas fiscais e ainda verificar quais clientes estão inadimplentes. 

Tudo online, seguro e fácil de usar.

Conheça mais sobre o software neste link ou faça já o teste gratuito!