Simples Agenda Blog para pequenas empresas

Como crescer utilizando a tecnologia a favor da sua empresa?

GESTÃO EMPRESARIAL
Gabriela Vitória
Redatora
10
min leitura

As empresas sempre utilizaram alguma tecnologia, como telefone, computadores, máquinas. No entanto, a tecnologia evoluiu bastante e oferece muitas outras soluções que podem ser utilizadas a favor da sua empresa e aumentar o faturamento de MEI 2022.

Neste post, você verá como a tecnologia pode ajudar a sua empresa a otimizar tempo, aumentar as vendas, ter uma equipe mais integrada, entre outras coisas.

Você vai compreender que investir em tecnologia significa fazer seu negócio crescer de forma eficiente e inteligente. Confira!

Benefícios da tecnologia para as empresas

Hoje, fica claro que, diferente do que se pensava, a tecnologia não vai substituir o fator humano nas empresas. Na verdade, o fator humano fazendo uso das melhores tecnologias tende a levar a empresa a ter melhores resultados.

A verdade é que a tecnologia sempre esteve presente nas empresas em graus diferentes. No entanto, com avanços cada vez mais relevantes, investir em tecnologia:

  • Ajuda a empresa a crescer com eficiência;

  • Auxilia na tomada de decisões inteligentes para operar de forma inteligente e gerar lucros constantes;

  • Confere maior produtividade às equipes;

  • Proporciona redução de custos;

  • Resulta em produtos e serviços de maior qualidade. 


Portanto, esteja sempre atento às novidades tecnológicas e não deixe de incorporar em sua empresa aquelas que podem tornar seus processos mais ágeis e gerar mais lucro.

5 soluções tecnológicas que você pode adotar em sua empresa

Conheça a seguir algumas soluções tecnológicas que você pode adotar em sua empresa para melhorar os processos e aumentar seu faturamento de MEI 2022.

  1. Otimizar o tempo

Não há nada pior do que sentir que uma reunião foi uma perda de tempo, não é?! Muitas vezes, essa reunião de 2 horas poderia ser feita em 20, 30 minutos.

Tempo é dinheiro e tempo mal empregado, mal utilizado, é sinônimo de perda de dinheiro e prejuízo nos negócios. 

Então, quando houver reuniões com pessoas que não estejam na empresa fisicamente, opte por utilizar ferramentas online de comunicação e faça videoconferências. 

Assim, reduz custos com deslocamentos, cafezinho e até passagens de avião, além de poupar tempo que seria gasto com deslocamento.  

  1. Aumentar o alcance

Empresas que levam seus negócios para o digital, isto é, para a internet, aumentam seu alcance atingindo pessoas em qualquer parte do planeta. Isso resulta em maior faturamento.

Sendo assim, use a internet para gerar vendas, crie uma presença digital através de:

  • Site;

  • Blog;

  • Perfil nas principais redes sociais. 


Utilize o marketing digital para trabalhar a sua presença digital e a sua marca. Além disso, oferece outras formas de contato para seu cliente. Ou seja, crie canais de atendimento digital. 

Isso aumenta a velocidade de atendimento e reduz o número de clientes em espera ou insatisfeitos, o que acaba impactando no faturamento.

  1. Sistemas de gestão

O uso de softwares de gestão empresarial ERP centraliza as informações pois integram setores, permitem análise de dados e projeções que podem ser utilizados para a tomada de decisões.

Esse tipo de sistema dispõe de módulos para gerenciar:

A partir dos dados armazenados no sistema, você gera relatórios, a partir dos quais visualiza e identifica, de maneira mais clara e fácil, informações importantes para a sua empresa.

O Simples Agenda é hoje um dos ERPs com melhor custo-benefício do mercado. Além de todos os recursos necessários para gerenciar o seu negócio, ele oferece um preço que cabe no bolso do pequeno empreendedor.

  1. Gerenciamento de projetos

A maneira como os projetos são conduzidos impactam diretamente no faturamento da empresa. Nesse sentido, utilizar aplicativos de gerenciamento de projetos permite que as equipes, os times, trabalhem de forma integrada, com prazos e metas claras.

Através desses aplicativos, o gestor da equipe ou time acompanha o desenvolvimento de cada projeto podendo interferir sempre que necessário para evitar atrasos e prejuízos na entrega.

  1. Usar tecnologias atuais

De nada adianta a empresa possuir sistema de gestão integrada, ter um bom gerenciamento de projetos, aumentar a cartela de clientes e suas vendas se a empresa utiliza equipamentos que não acompanham a evolução das demais partes da empresa.

Portanto, é preciso investir também nos equipamentos mais modernos com as melhores tecnologias para sua empresa. Além disso, garantir que seus colaboradores saibam lidar com essa nova tecnologia.

Entendeu como crescer utilizando a tecnologia?

A tecnologia sempre fez parte do mundo empresarial e as ferramentas disponíveis atualmente só tornam os processos ainda mais fáceis.

Em muitos casos, investir em tecnologia para a sua empresa representa redução de custos a longo prazo, mais oportunidade de negócios, automação, flexibilidade, entre outras vantagens.

Tudo isso tem impacto direto no faturamento do MEI 2022. Portanto, para fazer a sua empresa crescer e aumentar o faturamento, invista em tecnologia, fazendo negócios através da internet, utilizando softwares de gestão e automatização.

Além disso, use sempre os equipamentos mais modernos e invista na capacitação e reciclagem de seus colaboradores. 

Dessa forma, sua empresa fará o melhor uso da tecnologia a favor de seu crescimento e, consequentemente, de seu faturamento.