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Saiba como gerenciar suas ações de marketing digital

GESTÃO EMPRESARIAL
Gabriela Vitória
Redatora
19
min leitura

Administrar um negócio está repleto de riscos de todos os tipos, de ações judiciais a colapso financeiro. Além disso, você precisa se preocupar desde a criação de site profissional, até o atendimento ao cliente. 

Se houver muito risco em seu modelo de negócios, você terá dificuldades para se manter à tona e poderá descobrir que não tem outra opção a não ser fechar suas portas. 

Muitas vezes esquecidos à medida que as empresas implementam estratégias para gerenciar riscos, são os riscos que emanam de seus esforços de marketing digital, como mau atendimento ao cliente e críticas ruins. 

Hoje, discutiremos o gerenciamento do seu marketing digital para evitar alguns dos riscos que você enfrenta relacionados aos clientes e outros aspectos do marketing do seu negócio. Continue a leitura e confira! 

Gerenciando seu marketing para reduzir o risco de falhas

Um elemento-chave de todas as suas estratégias de negócios, calcular o ROI de seus esforços de marketing é crucial para seu crescimento e sucesso. 

Faça poucas vendas ou gaste muito em esforços de marketing que não melhoram o desempenho, e você rapidamente se encontra em uma posição financeira em que deve fechar suas portas. 

Ou, então, precisará pedir dinheiro emprestado para se manter à tona, o que é caro, pois você devolve esse dinheiro com interesse.

Gerenciar seu marketing para produzir um ROI favorável significa desenvolver um plano de marketing com base em uma análise completa de seu mercado. Isso envolve:

  • Seus pontos fortes e fracos internos;

  • Condições econômicas;

  • Suas metas e objetivos;

  • Outras questões que potencialmente afetam sua capacidade de sucesso. 

Portanto, é essencial gerenciar seu plano de marketing para garantir que você implemente estratégias de forma eficaz e tenha sistemas para otimizar seu ROI. Aqui estão algumas dicas importantes para você.

1. Planejando seu marketing e negócios

Outra maneira de garantir que você está gerenciando riscos em seu negócio é construir um plano de negócios e de marketing, que estão intimamente relacionados. 

Por exemplo, quando você abre as portas do seu negócio, os investidores querem saber se você tem um plano de cinco anos para sua empresa. 

Especificamente, você precisa considerar vários elementos do seu negócio, começando com a previsão de vendas.

A previsão de vendas é um desafio, especialmente para pequenas empresas. Depois de construir sua previsão, o próximo passo é planejar sua operação para os próximos 5 anos (mais nos países orientais). 

Obviamente, seu planejamento é menos detalhado à medida que você avança no planejamento, mas ainda é essencial para garantir sua direção para planejar o futuro.

O plano de marketing forma a base para a previsão de vendas, portanto, é um ponto de partida na construção do seu plano de negócios, com muitas idas e vindas entre essas duas funções de planejamento.

2. Defina um orçamento realista

Definir seu orçamento de marketing digital é um desafio quando você começa, pois não tem os dados necessários para estimar quanto dinheiro deve gastar para atingir seus objetivos. Mas, não jogue as mãos para cima em frustração. 

Mesmo as startups têm algumas fontes de informação que podem usar para desenvolver um orçamento realista. 

Por exemplo, você pode observar as médias do setor. 

Para uma visão mais detalhada sobre o desenvolvimento de um orçamento de marketing, considere visualizar os orçamentos para empresas de capital aberto que devem apresentar relatórios anuais aos acionistas. 

Depois de determinar seu orçamento geral de marketing, você deve criar um orçamento mensal de marketing para sua empresa. 

Às vezes, você divide seu orçamento igualmente entre os meses; outras vezes você concentra seu orçamento em determinados momentos. 

Por exemplo, se sua empresa passar por sazonalidade, você deve concentrar seu orçamento imediatamente no período onde mais consegue obter vendas. 

Como um novo negócio, você pode concentrar mais seu orçamento na fase de lançamento e diminuir posteriormente.

A próxima etapa é alocar seu orçamento em diferentes campanhas como parte da criação de planos de ação para orientar a implementação.

3. Atendimento ao cliente

Gerenciar seu marketing para reduzir o risco depende muito do fornecimento de um atendimento superior ao cliente

O mau serviço não apenas resulta em esforços dispendiosos para mitigar os danos, como substituir produtos e gastar dinheiro com funcionários de atendimento ao cliente. Isso gera consequências negativas, pois a notícia desse mau serviço se espalha por toda parte. 

Afinal, o boca a boca negativo se espalha mais longe e mais rápido do que o positivo. Na verdade, mesmo que eles não reclamem diretamente com você, os clientes insatisfeitos compartilham sua opinião negativa com 9 a 15 outras pessoas, em média. 

Faça um influenciador infeliz e você perderá sua reputação, potencialmente para sempre.

Para evitar os efeitos negativos do mau atendimento ao cliente, aqui estão algumas coisas que você deve fazer:

  • Mantenha suas promessas: certifique-se de não prometer demais e de poder cumprir quase 100% do tempo nas coisas que promete.


  • Mantenha as linhas de comunicação abertas: se você antecipar uma falha de serviço, quanto mais rápido você comunicar esse fato ao comprador, juntamente com as ações que você está tomando para compensá-lo pelo inconveniente. Além disso, compartilhe as ações que você está implementando para garantir que tal falha nunca aconteça novamente.


  • Aborde as reclamações de forma rápida, completa e aberta, em vez de tentar ignorá-las: a exclusão de comentários negativos nas redes sociais tem o efeito contrário do resultado desejado. Ao excluir um comentário negativo, você incentiva os clientes insatisfeitos a cobrir suas mídias sociais com comentários negativos.


  • Realize uma auditoria de atendimento ao cliente: essa auditoria deve ser feita periodicamente para identificar e corrigir possíveis problemas que podem resultar em falhas. 


  • Construa uma cultura de empresa focada no cliente: assim, você poderá garantir que todos saibam como seu trabalho afeta a satisfação do cliente.

4. Diversificação

Você sem dúvida já ouviu a frase "muitos ovos em uma cesta"?. É uma ideia simples, mas que você não deve ignorar quando estiver administrando uma empresa. 

Como empresa, quanto mais produtos variados você oferece, dentro do razoável, melhor você pode resistir a uma tempestade que impacte um ou dois produtos. 

Por exemplo, durante a pandemia, a demanda por cervejarias artesanais desapareceu da noite para o dia. 

Proprietários inteligentes transformaram suas operações comerciais para se concentrar em um produto em demanda durante a pandemia, o desinfetante para as mãos, que usava equipamentos semelhantes para produzir.

Em termos de marketing e, não nos entenda mal, os produtos são uma decisão crítica de marketing, não faz sentido restringir sua campanha a uma forma de promoção. 

Espalhe seu orçamento de marketing em vários canais de marketing, especialmente no início, quando você tem pouca ideia de quais campanhas de marketing produzirão o maior ROI. 

Aqui estão algumas opções que você deve considerar:

  1. Um site profissional (com técnicas de SEO);

  2. Mídia social;

  3. Publicidade digital (tráfego pago);

  4. E-mail marketing;

  5. Blog (com técnicas de SEO);

  6. Publicidade local, incluindo o Google My Business

Se você tiver excesso de capital disponível, considere diversificar em vários instrumentos financeiros para aumentar seu capital até precisar dele para outras atividades.

5. Use os dados

Por fim, gerenciar seu marketing depende muito da melhor ferramenta para seus negócios na era moderna. Esta é, sem dúvida, a grande quantidade de dados ao seu alcance. 

Independentemente do tipo de empresa que você administra, você tem uma enorme quantidade de dados sobre clientes e seu comportamento. 

Além disso, também tem acesso a informações sobre suas operações comerciais internas e quais atividades representam o maior ROI, entre outros tipos de dados. 

Nunca na história dos negócios as empresas viram tamanha riqueza na quantidade de dados disponíveis para orientar o planejamento e otimizar o desempenho. Use esses dados a seu favor e você testemunhará resultados incríveis para sua empresa. 

Aqui estão apenas algumas das fontes de dados disponíveis que você pode considerar utilizar para fazer análise:

  1. Google Analytics para acompanhar o desempenho do seu site e outros esforços digitais;

  2. Dados de marketing por e-mail do seu provedor para acompanhar o crescimento da sua lista de assinantes e o desempenho de suas campanhas de marketing por e-mail;

  3. Dados de clientes internos para determinar as principais métricas, como CLV (valor de vida útil do cliente) e identificar outros aspectos críticos para obter maiores benefícios de seus clientes, como dados demográficos;

  4. Desempenho de anúncios de mídias sociais ou campanhas de anúncios do Google;

  5. Dados de desempenho interno, incluindo fatores críticos, como porcentagem de entrega no prazo, número de reclamações, classificações de favorabilidade e muito mais.

Pronto para gerenciar suas ações de marketing digital?

Esperamos que esta discussão sobre como gerenciar seu marketing com eficiência o ajude a entender os elementos que você precisa realizar no gerenciamento de riscos do negócio e na garantia do sucesso de longo prazo do seu negócio. 

Se você realizar as ações corretamente, poderá preservar o futuro da sua empresa.

Tenha em mente que a internet e o marketing digital podem proporcionar excelentes resultados para a sua empresa. Porém, você precisará se esforçar para se destacar entre tantos outros negócios disponíveis no online. 

Dito isso, foque em fazer um bom planejamento de marketing não somente para implementar ações, mas também para gerenciá-las e acompanhar os seus resultados. 

Ah! Se você quiser aprender mais sobre estratégias para gerenciar e expandir a sua empresa, continue acompanhando o blog do Simples Agenda! Semanalmente novos conteúdos pensados para o sucesso do seu sucesso.

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