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Agendamento online: 7 motivos para adotar na sua empresa

GESTÃO EMPRESARIAL

Gabriela Vitória Redatora Freelancer
10 min leitura 28/05/2020

Se você administra uma empresa que depende de compromissos com clientes, sabe quanto esforço é necessário para planejar e gerenciar uma agenda. Principalmente, quando precisa inserir reservas de emergência ou reagendar alguém rapidamente para não ter perdas por não comparecimento, não é?

Mas você não precisa fazer esse trabalho manualmente, porque os softwares de agendamento online podem fazer isso por você. Quer saber mais sobre o assunto? Então, continue acompanhando este artigo. Nele, vamos explicar como funciona o agendamento online.

Além de mostrar porque sua empresa deve adotar essa ferramenta. Vamos lá?

Como funciona o agendamento online?

Os softwares de agendamento online são ferramentas que permitem aos clientes reservar, reagendar e cancelar compromissos por meio de uma página na internet. Quando os clientes desejam marcar um horário, eles acessam o site da sua empresa ou a página do Facebook, por exemplo, e escolhem uma data e hora disponíveis.

E para agendar esse compromisso, eles precisam fazer um login com nome de usuário e senha válidos. Já no back-end, você insere as informações sobre quando as pessoas podem contratar determinados serviços, com base na sua agenda de atendimento.

Também definir se os clientes podem visualizar essas informações antes ou depois de fazer o login no sistema. E para permitir que eles marquem um horário diretamente na sua agenda eletrônica, o software fornece uma URL personalizada que você pode vincular às suas páginas .

O bom que é que algumas plataformas de agendamento online já vêm com recursos extras, como agenda eletrônica. Dessa forma, você e a sua equipe podem se manterem atualizados sobre os compromissos com os clientes, exatamente como em sua agenda manual.

Mas só que agora de uma maneira mais fácil, prática e rápida. Será que realmente vale a pena adotar o agendamento online na sua empresa, seja ela uma clínica de estética, um salão de beleza ou uma barbearia? Como o sistema de agendamento online pode ajudá-la? Descubra a seguir.

Por que adotar o agendamento online na sua empresa?

Confira 7 motivos para adotar o agendamento online na sua empresa:

1. Redução de não comparecimentos

O não comparecimento pode resultar em perda de receita e fluxo de trabalho afetado. Sem mencionar o inconveniente e o aborrecimento dos colaboradores e do próprio gestor. Mas isso pode ser resolvido com o agendamento online.

Isso porque uma das razões para o cliente perder um horário agendado é o esquecimento do compromisso. Para acabar com isso, um sistema de agendamento online envia lembretes automaticamente sem que os colaboradores precisem entrar em contato individualmente.

2. Disponibilidade 24 horas por dia

O agendamento via telefone ou aplicativos de mensagem instantânea obrigam o cliente e/ ou paciente entrar em contato com a empresa apenas durante o horário comercial. Porém, com o agendamento online isso é diferente. O acesso à agenda é 24 horas por dia.

Ou seja, mesmo após o expediente da sua empresa, as pessoas conseguem fazer um agendamento. Caso esteja aberta, mas a atendente esteja muito ocupada, elas conseguem ver a disponibilidade de data e horário para marcarem um compromisso. Assim, você tem a agenda sempre cheia.

3. Informações precisas a um clique

Você sabe quais são os serviços mais procurados? Ou, quais são os dias e horários mais movimentados do seu negócio? A maioria dos aplicativos de agendamento oferece dados de reservas para que você possa responder facilmente a essas perguntas e extrair informações para agir.

Por exemplo, se você souber qual é o horário de pico, poderá distribuir melhores os seus funcionários para atender a alta procura. Ou, se você descobrir quais são seus serviços menos populares, pode elaborar estratégias para estimular as suas vendas ou repensar se vale a pena continuar ofertando-os ou não.

4. Mais vantagem competitiva

Os negócios que adotam o agendamento online normalmente veem um crescimento maior em comparação com as que não o fazem. Mas por quê? Porque as pessoas estão cada vez mais usando o mecanismo de pesquisa para descobrir empresas locais.

Se você tiver uma forte presença online e ainda disponibilizar a opção de agendamento, o Google dará prioridade para o seu negócio, permitindo que você se destaque da concorrência. Ou seja, as pessoas podem marcar compromissos com você diretamente no Google.

5. Melhora a qualidade do serviço prestado

O alto volume de atendimentos telefônicos pode sobrecarregar a sua equipe. Esse estresse, somado a outras tarefas que eles precisam cumprir, resulta em uma menor qualidade do serviço prestado ao cliente. Isso pode custar muito para o seu negócio.

Pois não é novidade que o atendimento em nosso país é de baixa qualidade e isso faz com que os clientes não retornem ao estabelecimento, não é? Mas com uma solução simples e eficiente isso pode mudar. Isso porque ao simplificar os processos diminui a sobrecarga da equipe, que estará mais feliz e disposta para atender melhor.

6. Fidelização de clientes e/ ou pacientes

As informações usadas para o agendamento online geralmente incluem os endereços de e-mail e os números de telefone. Informações essas que podem ser usadas para uma estratégia de fidelização de clientes. Ou, até mesmo, para a oferta de serviços complementares.

Essa não é a única maneira de fidelizar seus clientes. Como vimos acima, com o agendamento online sua equipe tem mais tempo para se dedicar ao atendimento ao cliente. Com isso, sua satisfação tende a aumentar. E clientes satisfeitos sempre retornam ao estabelecimento.

7. Economia de tempo e dinheiro

Sua equipe não precisa mais perder tanto tempo para fazer agendamentos. O próprio sistema faz isso por ela e, assim, você pode redirecioná-la para tarefas mais importantes. É isso mesmo, é menos tempo gasto atendendo telefone e mais tempo produtivo na empresa.

O agendamento online também pode economizar uma grande quantidade de dinheiro. Pois, com ele, você pode reduzir os gastos com materiais de escritório, como agendas e canetas. Também a conta de telefone já que o sistema envia automaticamente lembretes dos compromissos.

Reservas, remarcações, cancelamentos, lembretes e acompanhamentos são muitas tarefas para gerenciar, não e? Mas todo esse trabalho pode acabar, ou pelos menos diminuir, com um software de gestão com a funcionalidade de agendamento online.

Então, diga adeus às antigas formas de agendamento e venha fazer parte do Simples Agenda. Conheça o nosso sistema de agendamento online agora mesmo!