Onboarding é o processo de fornecer aos novos contratados os recursos necessários para capacitá-los a se encaixar na cultura de uma empresa. Isso dá maior aporte em relação aos valores de uma empresa e seus produtos ou serviços.
Compreender como criá-lo pode atrair e reter os melhores talentos. Por isso, calce sua luva de vaqueta e venha entender melhor sobre todos os detalhes deste conceito e como usá-lo em seu dia a dia.
Onboarding, traduzido do inglês significa "a bordo" ou "embarcar".
Em linhas gerais, o processo de onboarding de funcionários pode ser entendido como a recepção, ambientação e integração de um novo colaborador na empresa.
Seu objetivo é instruir os novos funcionários sobre a cultura, rotinas e formas de operação da organização. O processo é muito importante e deve receber a mesma atenção que se dá ao recrutamento e seleção.
Por meio dele é possível motivar os colaboradores e transformá-los em verdadeiros membros da equipe. No entanto, para que o onboarding funcione com assertividade é necessário realizar um bom planejamento.
Ou seja, deve-se definir previamente quais serão os profissionais envolvidos, quais materiais serão apresentados, qual será a rotina e quanto tempo e dinheiro serão investidos nesse processo. Entenda mais a seguir.
Desenvolver um treinamento organizado, alinhado aos valores da empresa e que promova bem-estar para o colaborador pode mudar a experiência e o engajamento do funcionário com a sua empresa.
Por isso, conheça a seguir 8 dicas para implementar o onboarding de novos colaboradores na sua empresa.
Para que o onboarding seja eficaz, comece enviando uma mensagem de boas-vindas aos novos funcionários.
Desta maneira, eles poderão se preparar e saber o que esperar no primeiro dia, além disso, haverá economia de tempo no processo de integração.
Este e-mail introdutório pode conter anexos como:
Uma cópia do manual da empresa;
Toda a papelada que eles precisam preencher;
O local do trabalho, bem como a data e hora de chegada;
Acesso ao portal do funcionário;
Uma agenda do seu primeiro dia ou semana de trabalho;
Uma lista de documentos que eles precisam levar no primeiro dia;
Uma visão geral do código de vestimenta da empresa ou pedir o número das roupas, para pedir a confecção de uniformes (caso façam uso).
Reserve um tempo para fazer um tour pelo novo ambiente de trabalho com a pessoa contratada. Normalmente, um membro do departamento de Recursos Humanos ou o líder ou gerente da equipe é convidado a acompanhá-lo.
A pessoa terá uma breve noção do layout do escritório, onde fica o armazém, o restaurante ou outro espaço.
Durante o passeio, certifique-se de apresentar o contratado (ou os contratados) a outros funcionários.
É um primeiro passo para se adequar à cultura organizacional e a fazer amizades, que são fundamentais para um ambiente de trabalho agradável.
Os novos funcionários podem se beneficiar da reunião com o departamento de recursos humanos durante o processo de integração.
Tudo porque, desta forma, saberão para quem ligar quando tiverem diferentes dúvidas e preocupações.
Por exemplo, se precisarem se reunir com a equipe de folha de pagamento para fornecer detalhes bancários ou formulários fiscais que preencheram antes de chegar ao trabalho, já sabem onde estarão.
Também terão acesso àqueles com experiência sobre políticas de trabalho e segurança e revisão de código de conduta. Enfim, o seguro de saúde e outros benefícios também são importantes para discutir com a equipe de RH.
Assim como uma máquina de datador automático, que trabalha com consistência, os novos funcionários precisam do apoio da empresa para aprender suas funções e como se adaptar à cultura da empresa.
Durante o primeiro mês de trabalho, você deve organizar uma reunião repleta de atividades. Com isso, você pode:
Enviar links para artigos úteis ou e-books;
Criar seus perfis no site da empresa;
Organizar e agendar todas as sessões de treinamento necessárias no software da empresa.
Se sua equipe é formada por três ou mais pessoas, seu novo colaborador pode sentir dificuldade em se conectar com todos, ainda mais ele sendo o único novato em um time que todos já se conhecem e já vivenciaram coisas que os aproxima.
Pense em formas de colocar todos em contato com o novo integrante e incentive a proatividade da sua equipe em se colocar à disposição para oferecer ajuda ou dicas para quem está entrando.
Pensando ainda na integração de equipe, esse tópico serve tanto para a inclusão de novos colaboradores, quanto para a manutenção de vínculo, confiança e até mesmo amizade entre os membros do seu time.
Proponha um ambiente de descontração, com jogos, refeições, atividades em comum que vocês possam fazer juntos e etc.
Assim é criada a possibilidade constante de conexão e até mesmo a sensação de pertencimento, sentimento muito importante para times que cumprem com metas, por exemplo.
Seja no presencial, híbrido ou totalmente online, uma equipe que se conhece e considera um ao outro, tende a atingir resultados maiores e após um tempo a iniciativa de sugestão de coisas para fazer juntos começa a partir deles mesmos, pois sentem a necessidade de manter seus vínculos, além de aliviar consequentemente estresses do dia a dia de forma leve e natural.
Uma forma de fazer um onboarding bem sucedido é colocar interesses em comum em evidência, seja entre o novo colaborador e a empresa, entre equipes ou entre colaborador e líder.
Dessa forma o início tem propósitos e faz sentido para além de só mais um emprego novo, torna-se um encontro de ambas as partes para alcançar objetivos em comum e individuais também, a consideração da individualidade pode trazer resultados positivos para a empresa uma vez que o colaborador percebe que é respeitado.
Continue se comunicando com os novos funcionários para fazer um onboarding de sucesso. Faça isso por meio de formulários de feedback on-line ou organize reuniões.
É uma possibilidade que aumenta a moral dos funcionários e faz com que se sintam como um membro valioso da equipe.
Entendeu o que é onboarding de novos colaboradores? Com essas dicas você, profissional de RH, se sentirá mais preparado para fazer uma excelente integração de novos colaboradores.
Gostou do conteúdo? Então, leia também: 8 ferramentas para aumentar a produtividade da equipe.
----
Este artigo foi escrito pela equipe do Soluções Industriais, empresa parceira do Simples Agenda.