Simples Agenda Blog para pequenas empresas

Como ganhar renda extra nesses tempos de crise? 10 ideias

EMPREENDEDORISMO
Gabriela Vitória
Redatora
14
min leitura

Se você está passando por dificuldades financeiras e agora procura como ganhar renda extra nesses tempos de crise, esta lista é para você. Saiba que existem diversas atividades que exigem baixo investimento inicial e que podem tirar a sua conta do vermelho.


Então, para te ajudar, elencamos dez ideias que você pode apostar para ter uma renda extra em meio à crise. Confira: 

1. Faça dropshipping

O dropshipping é um modelo de negócios em que o cliente faz o pedido em uma loja virtual e o lojista é responsável apenas por repassar esse pedido para o fornecedor, que é encarregado de providenciar e enviar o item para o consumidor.


Ou seja, nesse tipo de operação, o lojista é apenas um intermediário no processo de compras e todas as questões relacionadas ao produto, desde a embalagem até a entrega, são de responsabilidade dos fornecedores de dropshipping.


Sendo assim, é possível ser um dropshipper com pouco investimento inicial e sem a necessidade de montar um estoque, o que é uma ótima alternativa para ganhar uma renda extra em tempos de crise.

2. Venda alimentos

Uma pesquisa feita pela GS&MD, em parceria com o Instituto Food Service Brasil e apresentada pela CNN Brasil, mostrou que os gastos com delivery somaram R$ 40,5 bilhões em 2021, o que representa um crescimento de 24% quando comparado ao ano anterior.


Esse estudo mostra que, impulsionado pela pandemia do coronavírus, o consumidor começou a comprar alimentos sem sair de casa. E, mesmo com o fim das restrições e a reabertura do comércio, as pessoas ainda mantêm o hábito de pedir delivery, devido à sua facilidade.


Por isso, vender alimentos pode ser uma ótima ideia para lucrar atualmente. Você pode começar com pouco investimento, produzindo na cozinha da sua casa, e entrar em plataformas como o iFood ou até mesmo montar a sua própria loja virtual para comercializar os itens.  

3. Monte uma loja de maquiagem

Se você gosta de itens de beleza, montar uma loja de cosméticos pequena é uma opção para fazer uma renda extra. Nela, você pode vender itens como bases, corretivos, sombras e muito mais. 


Ao optar por abrir uma loja de maquiagem, certifique-se de escolher bons fornecedores para entregar produtos de qualidade aos seus clientes. Comece comprando poucos produtos e vendendo pelas redes sociais para amigos e familiares.


Lembre-se de caprichar na identidade visual da sua marca para chamar atenção de novos clientes, escolha um bom nome para loja de maquiagem e monte uma paleta de cores interessante.


Com o passar do tempo, quando obtiver uma boa margem de lucro, procure profissionalizar o seu negócio e abrir uma loja virtual para alcançar clientes de todos os lugares. Quem sabe a sua fonte de renda extra não vira seu maior lucro?

4. Crie um brechó

Com certeza você tem roupas em bom estado em sua casa, mas que não utiliza mais, certo? Para ganhar renda extra em momentos de crise, vender roupas paradas é uma boa opção.


Além disso, a moda sustentável está em alta atualmente, ou seja, a busca por roupas de segunda mão tem crescido. Uma pesquisa do Google, apresentada pelo site IstoÉ Dinheiro, mostrou que a procura por itens de segunda mão cresceu 572% no mecanismo de busca no Brasil entre os primeiros semestres de 2019 e 2022.


Então, para começar a lucrar com esse negócio, você pode anunciar os itens em plataformas como Enjoei, OLX e até mesmo criar uma conta profissional no Instagram para ofertar os produtos.

5. Seja freelancer

Por meio de plataformas online que conectam profissionais autônomos com clientes interessados em serviços, você pode aproveitar para oferecer atividades de tecnologia e marketing, como design, redação, ilustração, programação, entre outras.


Então, se você faz algum desses serviços muito bem, essa é uma oportunidade de ganhar uma renda extra em meio à crise, basta se cadastrar em sites, como Workana e Freelancer.

6. Torne-se afiliado

Outra opção é participar de um programa de afiliados, também conhecido como marketing de afiliados. Para isso, é necessário encontrar uma empresa que utilize essa estratégia. 


Nesse programa, você divulga os produtos e serviços de uma marca sem qualquer vínculo empregatício, atuando, basicamente, como representante comercial. Então, ao realizar uma venda por meio do seu anúncio, você recebe uma comissão.


Para ter sucesso no programa de afiliados é muito importante ter seguidores nas redes sociais e um bom networking. 

7. Venda produtos artesanais

Se você tem habilidades manuais, pode investir em vender produtos artesanais para ganhar uma renda extra em tempos de crise. 


Ótimas opções são sabonetes, quadros bordados, cerâmicas, panos de prato pintados à mão, pulseiras de miçangas e velas aromáticas. Então, encontre o item que mais se identifica, comece a produzir e ofereça para amigos e familiares.


Além disso, invista também em vendas online em plataformas destinadas a produtos artesanais, como a Elo7.

8. Invista no setor de moda

Uma pesquisa feita pelo Valor Investe mostrou que a expectativa de faturamento do setor de moda para 2025 é de US$ 1 trilhão. Isso significa que o segmento está em alta, ou seja, vale a pena investir no comércio de roupas.


Comece definindo qual público deseja atender. Você pode focar em vender roupas infantis, moda praia, moda fitness, roupas plus size, lingerie, entre outras. Depois, busque comprar roupas no atacado, já que assim os preços são melhores, e revenda utilizando redes sociais ou uma plataforma de e-commerce. 


Além disso, lembre-se de oferecer um atendimento de qualidade para os seus clientes. Para te ajudar, baixe o e-book gratuito com frases prontas para atendimento ao cliente via WhatsApp.

9. Comercialize produtos digitais

Produtos digitais ou infoprodutos são materiais comercializados online, como e-books, newsletters, cursos online, webinars etc. Eles têm o objetivo de informar ou ensinar o usuário sobre determinado tema.


Então, se você domina um assunto e tem algo a ensinar, defina seu público, escolha o melhor formato e comece a produção do seu produto digital. Alguns exemplos de temas que costumam fazer sucesso são: culinária, treinos em casa, meditação e consultoria de estilo. 


Depois de pronto, você pode divulgar o seu material nas redes sociais e realizar as vendas em uma plataforma online, como a Hotmart.

10. Use aplicativos

A nossa última dica é a de oferecer serviços em aplicativos. O Uber, aplicativo de transporte, permite que motoristas ganhem dinheiro de forma autônoma. Para isso, basta instalar o app e realizar o cadastro, desde que você preencha alguns requisitos, como ter a CNH em dia, ter um veículo com no máximo dez anos de fabricação, com ar-condicionado e quatro portas. 


Outra opção para ganhar uma renda extra em tempos de crise é utilizar o aplicativo Airbnb. Por meio dele, você consegue cadastrar seu imóvel para locação em temporadas. Essa é uma boa alternativa para quem tem um espaço disponível para compartilhar com viajantes. 

Aprendeu como ganhar renda extra nesses tempos de crise?

Ao longo deste artigo, você conferiu ideias de como ganhar uma renda extra em tempos de crise e tirar a sua conta do vermelho. Lembre-se de escolher uma ideia com a qual você se identifica para que o seu negócio tenha sucesso. Além disso, dedicação e paciência são fundamentais no momento de realizar algo novo.


Esperamos que você tenha gostado do conteúdo e que tenha escolhido a melhor ideia para ganhar renda extra nesses tempos incertos. Desejamos boa sorte em seus projetos!


Gostou do conteúdo? Leia também: como começar um negócio do zero