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Como abrir uma empresa de prestação de serviços?

EMPREENDEDORISMO
Gabriela Vitória
Redatora
16
min leitura

Pensando em abrir uma empresa de prestação de serviços? Então, você chegou ao lugar certo! Neste texto, você vai encontrar tudo - ou quase tudo - que precisa saber sobre o assunto.

O sonho de abrir um negócio próprio está presente na vida de milhões de brasileiros.

O empreendedorismo é visto por muitos como o caminho que deve ser seguido para a obtenção de uma renda extra que complemente o salário mensal ganho em um emprego formal.

Para outros, no entanto, é a chance de "ser dono do próprio nariz", podendo ser chefe de si mesmo e tendo maior liberdade de horários para estar ao lado da família e amigos. Com isso, buscam uma melhor qualidade de vida, inclusive do ponto de vista financeiro.

Em ambos os casos, a prestação de serviços surge como uma opção natural para a realização do trabalho autônomo.

A pessoa oferece ao mercado o conhecimento e as habilidades que possui em relação a algum tipo de atividade na qual tenha experiência. Dessa forma, atende às necessidades de seus clientes e, ao mesmo tempo, é remunerada pelo serviço prestado.

No entanto, uma das grandes questões que provoca dúvidas nos empreendedores que atuam como Pessoa Física é saber como deixar de trabalhar na informalidade, de maneira que possam aumentar sua credibilidade como profissionais e, assim, conquistar mais clientes.

Neste artigo, vamos mostrar como abrir uma empresa de prestação de serviços e falar sobre os benefícios que trabalhar como PJ (Pessoa Jurídica) traz para o empreendedor.

Vem com a gente para não perder nada!

Por que é importante sair da informalidade?

O profissional autônomo Pessoa Física que decide formalizar sua atividade ao abrir uma empresa e obter um CNPJ - seja como MEI (Microempreendedor Individual) ou ME (Microempresa) - passa a ter direito a alguns benefícios importantes.

Do ponto de vista do negócio, um dos mais relevantes é ter à disposição regimes tributários facilitados, que se caracterizam pela carga reduzida de impostos e que foram criados justamente para incentivar o empreendedorismo formal por parte de micro e pequenos empresários.

Numa outra frente, ao sair da informalidade, o prestador de serviços garante o acesso a vários benefícios de caráter social, como aposentadoria e auxílio-doença, entre outros.

Tudo isso permite que o empreendedor que presta serviços possa exercer suas atividades com muito mais tranquilidade e em melhores condições de alcançar resultados financeiros mais efetivos com o seu trabalho.

Os passos para abrir uma empresa de prestação de serviços

Mas o que é preciso fazer para abrir uma empresa de prestação de serviços?

É o que nós vamos ver a seguir. Confira!

  1. Definir o nome da empresa

Pode parecer um detalhe bobo, mas o nome da empresa é um de seus principais cartões de visita, que contribui para fortalecer a imagem profissional do empreendedor.

É importante pensar em um nome que seja atrativo para os clientes, mas que já não esteja registrado por outra empresa, o que inviabiliza sua utilização.

Para verificar se o nome está disponível, basta acessar o site do INPI - Instituto Nacional de Propriedade Industrial e fazer a consulta.

  1. Escolher um nicho de atuação

A escolha do nicho de atuação deve recair, preferencialmente, sobre a área que o profissional conheça e tenha experiência, o que fará com que suas chances de ser bem-sucedido sejam bem maiores.

Caso tenha o desejo de experimentar algo novo, deve optar por um segmento que desperte o seu interesse. Contudo, é preciso tomar o cuidado de verificar se possui as habilidades necessárias para atuar na área, a fim de evitar um possível fracasso.

  1. Montar um plano de negócios

Plano de negócios soa como um "bicho de sete cabeças" para muitos empreendedores. No entanto, trata-se de um documento fundamental para entender a viabilidade da empresa.

Nele, irão constar informações essenciais sobre o empreendimento que se pretende abrir, tais como:

  • quem é o público-alvo;

  • qual é o mercado para aquele nicho;

  • quem são os principais concorrentes;

  • quais são os investimentos necessários;

  • como fazer a precificação dos serviços;

  • quais são os objetivos da empresa (Missão, Visão e Valores);

  • entre outros aspectos.

  1. Estudar o mercado e a concorrência

Em qualquer ramo de negócios, é importante fazer uma análise de mercado, a fim de verificar como os concorrentes atuam, sua forma de trabalho, modelo de atendimento, valores cobrados etc.

Dessa forma, é possível identificar em sua nova empresa os elementos que farão com que ela se diferencie da concorrência e que, portanto, irão servir como ponto de atração dos clientes.

Além dos concorrentes diretos, vale a pena prestar atenção em "concorrentes indiretos", uma vez que eles podem vir a se tornar fornecedores ou mesmo parceiros de negócios, caso suas atividades sejam complementares às da sua empresa.

  1. Levantar os recursos iniciais

É hora de fazer as contas e verificar qual é o investimento necessário para que o empreendimento comece a funcionar.

É preciso comprar equipamentos que serão utilizados no trabalho? Ter um espaço para atendimento aos clientes? Dispor de uma linha telefônica exclusiva para o negócio?

Responder a essas e outras perguntas é fundamental para que a empresa dê início às suas atividades de maneira profissional e eficiente.

  1. Definir o tipo de empresa: MEI ou microempresa?

Este é o momento em que o profissional Pessoa Física deixa a informalidade para trás, devendo escolher entre as duas modalidades de empresas existentes.

  1. MEI - Microempreendedor Individual

Trata-se da modalidade que, na maioria dos casos, serve como porta de entrada para o empreendedorismo Pessoa Jurídica.

O CNPJ é obtido de forma simples e rápida no ambiente online do Portal do Empreendedor do governo federal.

A carga tributária é de R$ 65,60 mensais (ano-base 2022) para negócios que atuam com prestação de serviços. Além disso, o MEI pode ter um funcionário registrado, pagando até um salário mínimo ou o piso da categoria.

Um importante fator limitador do MEI diz respeito ao faturamento anual, que pode ser, no máximo, de R$ 81 mil (média mensal de R$ 6.750).

  1. ME - Microempresa

As ME, por sua vez, permitem faturamento de até R$ 360 mil ao ano e estão atreladas ao regime tributário do Simples Nacional.

São uma alternativa interessante para quem extrapolou os limites do MEI ou já possui uma carteira de clientes consolidada.

A abertura e o registro da microempresa devem ser feitos na Junta Comercial do estado, sendo também registrada na Receita Federal, Secretaria da Fazenda estadual e Prefeitura. Somente assim o Alvará de Funcionamento é liberado.

O próprio prestador de serviço pode realizar o procedimento. No entanto, por ser um processo burocrático, é recomendável que contrate um contador para cuidar de todos os trâmites.

Lembrando que existem 3 tipos de microempresa, cada uma adequada a um determinado tipo de situação:

  • Empresário Individual (EI) - não permite sócios e não exige contrato social.

  • Sociedade Limitada Unipessoal (SLU) - difere da EI por demandar contrato social e, principalmente, por não misturar o patrimônio pessoal do empreendedor com o da empresa.

  • Sociedade de Responsabilidade Limitada (Ltda.) - permite a inclusão de sócios.

Simples Agenda: software de gestão financeira para a sua empresa de prestação de serviços

Um dos elementos-chave para o sucesso de qualquer empreendimento - seja MEI ou ME - é o controle eficiente das finanças da empresa.

Muitos empreendedores que iniciam um novo negócio de prestação de serviços são especialistas em sua atividade-fim, mas desconhecem os conceitos básicos de gestão financeira, o que pode ser fatal para a sobrevivência do empreendimento.

O Simples Agenda é um software de gestão empresarial especialmente desenvolvido para auxiliar no dia a dia das microempresas e também dos profissionais que atuam como MEI.

Entre os recursos oferecidos, estão o controle de fluxo de caixa, capital de giro, emissão de Notas Fiscais e emissão de boletos bancários, entre outros.

Todos funcionam integrados entre si e também com o módulo de Vendas, facilitando o lançamento das informações comerciais e o controle das transações.

Você pode experimentar todos os recursos oferecidos pelo sistema ao realizar um teste grátis de 35 dias, totalmente sem compromisso, e verificar por si mesmo como a tecnologia trabalha para o crescimento do seu negócio.

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