Quando o assunto é saúde, é preciso lembrar que - por trás de todos os números e burocracias - existem pessoas.
São humanos que necessitam de cuidado e dependem de um atendimento ágil, empático e eficiente para que sua dor seja sanada.
Por isso, o profissional da saúde - ou dono da clínica/consultório - precisa ir além dos conhecimentos teóricos sobre o corpo humano. Um atendimento eficiente também exige tecnologia, integração e segurança de dados.
E é aqui que entra o prontuário eletrônico. Essa ferramenta surgiu para suprir uma série de ineficiências proporcionadas pelo papel, como: perda de informações, dificuldade de organização e lentidão em processos.
O prontuário eletrônico garante que todos os registros de saúde de um paciente sejam centralizados em um local seguro e de fácil acesso.
Em linhas gerais, isso proporciona ao médico a facilidade de ter sempre à mão as informações necessárias para prestar a melhor assistência ao indivíduo.
Mas, as vantagens não param por aí. Se você ainda tem dúvidas sobre como funciona um prontuário eletrônico e se vale a pena usá-lo no seu consultório, então você chegou ao lugar certo! Continue a leitura para dominar o assunto!
O prontuário eletrônico do paciente é o arquivo que contém os registros de saúde de um paciente, com informações que vão desde o seu nascimento até o óbito.
A ferramenta substitui o prontuário físico (de papel) e moderniza a maneira como os profissionais da saúde lidam com os dados dentro do consultório.
Por meio do prontuário eletrônico é possível registrar e acompanhar todo o histórico clínico do indivíduo, bem como, ter acesso às evoluções, alergias, prescrições, exames e todo o tipo de documento que componha os fatos médicos.
Tudo isso é extremamente importante para que o médico conheça o estado de saúde do paciente e garanta que todos da equipe trabalhem de maneira integrada, usando como referência as mesmas informações.
No fim das contas, a ferramenta permite diagnósticos mais assertivos e tratamentos mais seguros, ao mesmo tempo em que possibilita a redução dos custos, garante agilidade nos processos e facilidade de acesso.
O prontuário eletrônico mantém todos os dados clínicos de uma pessoa centralizados no documento.
É uma ferramenta moderna, intuitiva e que visa facilitar a rotina dos estabelecimentos da saúde, bem como, melhorar a assistência ao paciente.
Seu uso é aprovado e recomendado pelo Conselho Federal de Medicina e as regras de implementação estão previstas na RESOLUÇÃO CFM Nº 1.821/2007.
Dentre todas as normas, um dos pontos mais importantes destacados pelo CFM é que o prontuário do paciente é propriedade física da instituição onde o indivíduo está sendo assistido e o estabelecimento tem o dever de guardar o documento.
Além disso, todos os dados ali contidos pertencem ao paciente e só podem ser divulgados caso ele (ou seu representante legal) autorize ou por dever legal ou justa causa. Do mesmo modo, caso o paciente ou seu representante legal solicite os dados contidos no prontuário, a clínica ou consultório deve disponibilizar a ele.
Por fim, vale destacar que para ter um prontuário sem papel, totalmente digital, é obrigatório o uso de certificação digital para assinatura. Caso não tenha, o profissional pode fazer download e imprimir os prontuários. De todo modo, a digitalização dos processos já é muito vantajosa.
Os itens obrigatórios em um prontuário são:
Dados de identificação do paciente;
Anamnese completa, com histórico clínico e queixa principal;
Exame físico;
Diagnóstico sugestivo;
Diagnósticos definitivos;
Tratamentos efetuados.
De acordo com dados do TIC Saúde 2018, aproximadamente 73% das instituições de saúde brasileiras utilizam um sistema eletrônico para gerenciar e organizar as informações dos pacientes.
E o motivo de tanto sucesso é fácil de entender: os prontuários eletrônicos oferecem uma série de benefícios para instituição e para o paciente.
Conheça a seguir as principais vantagens de utilizar um prontuário eletrônico:
Ao optar pelo prontuário eletrônico, você elimina a necessidade de organizar, separar e armazenar fichas de anamnese. Todo o processo passa a ocorrer online e o seu time ganha tempo para se dedicar a tarefas mais importantes.
Além disso, o médico consegue realizar prescrições e atualizar o prontuário eletrônico do paciente com poucos cliques, o que garante agilidade aos processos burocráticos e mais tempo para cuidar dos pacientes.
Outra grande vantagem do formato digital é que você conseguirá padronizar os prontuários, criando um modelo completamente personalizado. Isso agiliza os registros e melhora a comunicação da equipe.
Ah! Digitalização, inclusive da prescrição, também resolve o problema do paciente e do farmacêutico não compreenderem a caligrafia do médico.
Centralizar informações é sinônimo de organização e produtividade. Ao armazenar os dados do paciente em um único local fica muito mais simples acompanhar a evolução e o histórico clínico do indivíduo.
Além disso, é possível ter rápido acesso aos documentos, imagens e exames daquele paciente, tendo sempre a mãos as informações necessárias para prestar a melhor assistência.
A quarta vantagem é o corte de custos. Isso acontece porque não será mais necessário ter uma papelada na clínica e você elimina gastos com compra de papel, impressão e armazenamento.
Tudo isso também garante um melhor investimento de recursos financeiros, uma vez que - tanto você quanto a sua equipe - terão tempo para se dedicar a atividades mais importantes.
Ao utilizar um sistema em nuvem, você ganha uma grande vantagem: acessibilidade. O prontuário eletrônico do paciente fica disponível online e você pode acessá-lo quando e onde precisar, até mesmo pelo celular.
Em linhas gerais, isso permite que você resolva emergências, possa prestar um melhor suporte ao paciente à distância e se prepare para as consultas.
Uma das principais vantagens de utilizar um prontuário eletrônico é a segurança das informações. Afinal, todos os dados são armazenados em nuvem e o software realiza backups automáticos de tempos em tempos.
Assim, não há riscos de perder informações nem de comprometer os dados dos seus pacientes.
No fim das contas, tudo isso colabora para o que é mais importante: o melhor cuidado com o paciente. Como vimos, a ferramenta oferece aos médicos uma imagem mais completa e holística sobre o histórico de saúde do indivíduo, o que garante diagnósticos e tratamentos mais assertivos.
Além disso, ter um prontuário eletrônico também proporciona melhor interatividade e o profissional pode usar a tela do computador para explicar para o paciente sobre o diagnóstico e tratamento de maneira mais visual.
O prontuário em papel apresenta diversas limitações e desvantagens em relação ao prontuário eletrônico.
Para começar, o documento em papel está disponível somente a um profissional por vez, o que dificulta o trabalho em equipe.
Além disso, há problemas relacionados à baixa mobilidade, dificuldade para leitura e acesso, ambiguidade, falta de padronização, perda recorrente de informações, lentidão para encontrar dados e necessidade de espaços para armazenamento.
Também vale destacar a fragilidade do papel (com risco de o prontuário sofrer danos físicos, como apagar, rasgar, molhar ou queimar), o que coloca em risco os dados e segurança do paciente.
Se você entendeu "o que é Prontuário Eletrônico" já deve ter percebido que a ferramenta é a principal TICS (Tecnologia da Informação e Comunicação em Saúde) que o médico precisa lidar nas suas atividades diárias.
Por isso, é fundamental contar com um software de alta qualidade, que tenha boa usabilidade, segurança, além de uma interface intuitiva.
E foi justamente com essa missão que nasceu o Simples Agenda. O sistema oferece a funcionalidade de ficha anamnese eletrônica com todos os recursos que o médico precisa, além de diferenciais que surpreendem.
Conheça a seguir alguns benefícios:
A ficha anamnese eletrônica do Simples Agenda oferece modelos completamente personalizáveis, bem como, interface intuitiva e fácil de usar.
O sistema também integra os dados dos pacientes com a agenda online do consultório, o que garante agilidade à rotina.
Em caso de dúvidas, você poderá contar com a agilidade da assistência técnica da empresa, que oferece uma equipe preparada para te ajudar.
Outro grande benefício é que o Simples Agenda permite o armazenamento seguro das informações dos pacientes (todos os dados navegam criptografados via SSL), além do software realizar backups diários.
Para reforçar a segurança, o sistema oferece a hierarquização do acesso aos dados, de modo que apenas usuários autorizados podem acessar os registros, conservando a privacidade das informações.
Dentro do Simples Agenda também é possível criar prescrições. O processo é totalmente dinâmico e o profissional pode criar diversos "modelos" de prescrições.
Por exemplo, "Prescrição para Gripe": o profissional cria um modelo de acordo com a sua necessidade, define quais medicamentos serão prescritos, posologia e etc.
Na hora de utilizar o modelo, o sistema altera automaticamente o nome do paciente e mantém as demais informações.
Por fim, vale destacar que o sistema é 100% online, oferece um excelente custo-benefício e conta com opção de teste grátis por 35 dias!
Incrível, né? Então, aproveite essa oportunidade para já começar a testar uma ficha anamnese online dentro da sua clínica e sair na frente!