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Gestão de clientes: o que é e como fazer?

GESTÃO EMPRESARIAL
Gabriela Vitória
Redatora
14
min leitura

Até pouco tempo, muitos gestores só se preocupavam em ter uma carteira recheada de clientes e deixavam o relacionamento com o consumidor em segundo plano.

Ou seja, todos os esforços eram direcionados para a captação de novos clientes e muitas oportunidades eram perdidas por falta de gerenciamento da base de contatos da empresa. No entanto, isso tende a mudar.

Atualmente, a gestão de clientes assumiu um papel decisivo para o sucesso das estratégias de qualquer negócio. Assim dizendo, organizar, centralizar e reter os clientes de uma marca passou a ser prioridade.

Por outro lado, muitos gestores ainda não sabem exatamente como funciona e como fazer a gestão de clientes. Se você é um deles, então este texto é para você!

Aqui você vai aprender o que é gestão de clientes, quais são os benefícios, quais ferramentas usar, além de dicas para como colocar a estratégia em prática.

Ah! E o nosso objetivo não é falar só sobre relacionamento com o consumidor, mas também sobre os impactos do controle de clientes nos processos administrativos.

Vamos lá?!

O que é gestão de clientes?

A gestão de clientes nada mais é do que um conjunto de ações que visam diminuir a rotatividade e perda de consumidores de uma empresa, bem como, melhorar o relacionamento com o público e a gestão de um negócio. 

Ou seja, são práticas relacionadas à jornada (experiência) do cliente, mas que também impactam diretamente no faturamento (devido ao maior número de vendas) e na organização dos processos que acontecem dentro do empreendimento.

Afinal, a gestão adequada de clientes garante que o gestor consiga se comunicar com o público, possa aumentar a taxa de fidelização, além de ter melhor controle dos clientes inadimplentes, das vendas e dos agendamentos realizados.

Para fazer tudo isso, o gestor pode contar com a ajuda de diferentes ferramentas e realizar processos que visam tanto o engajamento dos consumidores, quanto uma melhor gestão empresarial. Veja a seguir.

5 dicas para fazer a gestão de clientes com eficiência

À medida que a concorrência cresce, o empreendedor entende que não pode perder oportunidades e que precisa investir em diferenciais.

E é aí que entra a gestão de clientes. Como vimos, ela atua como um conjunto de estratégias capazes de melhorar o relacionamento com os clientes, a compressão sobre eles e colaborar para o desenvolvimento de soluções personalizadas.

Conheça a seguir dicas de como fazer tudo isso. 

  1. Conheça o seu cliente

Quando você entende o perfil do seu cliente, ou seja, sabe quem são eles, quais são seus hábitos de consumo e necessidades, fica muito mais fácil criar uma comunicação assertiva.

Portanto, a gestão de clientes começa por saber quem é o seu cliente.

Para isso, faça o cadastro de todas as pessoas que comprarem na sua empresa, recolhendo dados, como: nome, telefone, endereço e e-mail.

A próxima etapa é registrar todas as vendas e analisar relatórios para descobrir quem são os seus clientes mais fiéis, quais são seus produtos favoritos e tentar identificar diferentes perfis de consumidores. 

  1. Esteja alinhado às expectativas do seu cliente

Ao entender mais sobre o seu cliente, é possível apostar na personalização do atendimento, no qual a sua empresa é capaz de criar experiências de consumo marcantes e que fidelizam o consumidor.

Mesmo após a venda, você deve ficar atento à qualidade, assertividade e ao prazo dos produtos (ou serviços) oferecidos. Ou seja, o foco não deve ser na sua empresa ou na venda, mas sim no valor que você entrega ao cliente.

  1. Saiba ouvir feedbacks

A gestão de clientes coloca o cliente no centro, por isso, prestar um atendimento incrível e ouvir o que os consumidores têm a dizer é fundamental. Portanto, esteja atento aos feedbacks!

  1. Pense em toda a jornada de compra!

A quarta dica é "sair do escritório" e observar a jornada que o cliente tem na sua empresa. Pense em cada ponto de contato com o cliente, observe possíveis falhas e busque eliminá-las.

Por exemplo, o cliente vai até a sua prestadora de serviço e passa muito tempo esperando? Será que não existem soluções para melhorar o tempo de atendimento? Ou para melhor organizar os horários dentro da sua empresa?

  1. Não faça isso sozinho!

Por fim, mas não menos importante, conte com a tecnologia para te auxiliar na gestão de clientes. Ela é fundamental para evitar erros, melhorar a análise de dados e automatizar parte do processo.

A seguir separamos duas ferramentas para te ajudar na gestão de clientes.

Quais ferramentas podem ser utilizadas para melhorar a gestão de clientes?

Como vimos até aqui, a gestão de clientes é um processo indispensável dentro de um empreendimento. 

Ela impacta no financeiro (maior faturamento), no comercial (mais assertividade para o time de vendas) e no competitivo (a empresa fica à frente da concorrência). 

Por isso, separamos as duas principais ferramentas que podem te ajudar a melhorar esse processo. Conheça:

ERP (Software de Gestão Empresarial)

O ERP é uma excelente solução para melhorar a gestão de clientes da sua empresa. Dentro do sistema você consegue cadastrar diversas informações sobre cada consumidor, desde o nome até informações sobre pagamento.

Em linhas gerais, o sistema permite que você gerencie os clientes inadimplentes, crie contratos com poucos cliques, registre e gerencie vendas, gere relatórios personalizados, bem como, emita notas fiscais sem burocracia.

Os softwares mais tecnológicos, como o Simples Agenda, ainda oferecem agenda online, ficha anamnese e controle de pacotes. 

Ou seja, permite que você crie agendamentos, tenha um completo cadastro de clientes e acompanhe quantas sessões o cliente já marcou e quantas ainda faltam.

Sendo assim, pode-se dizer que o sistema substitui todos aqueles processos que antes eram realizados em um caderno físico, bem como, garante uma relação mais próxima e profissional com o consumidor.

CRM (Customer Relationship Management)

Enquanto o ERP é uma ferramenta de gestão empresarial, o CRM é um software relacionado a marketing e vendas.

De modo geral, o CRM (sigla que em português significa Gestão de Relacionamento com o Cliente) coloca o consumidor como centro das estratégias de uma empresa e permite registrar e organizar todos os contatos realizados pelo vendedor.

Por meio do sistema, também é possível desenvolver estratégias de relacionamento com o cliente (por exemplo, envio de e-mail marketing periódicos ou em datas comemorativas). Alguns CRMs possibilitam o envio de SMS.

Para conhecer os melhores CRMs do mercado, acesse o link.

Como o Simples Agenda pode ajudar no sucesso da sua gestão de clientes?

Até aqui você já deve ter percebido que ter uma carteira recheada de clientes não é sinônimo de sucesso. É preciso que esses contatos se tornem fãs da sua marca e, sempre que possível, deem preferência para o seu empreendimento.

Para te ajudar nessa missão, o Simples Agenda oferece um ERP completo, com recursos que garantem um melhor atendimento e a satisfação do consumidor.

Dentre as principais funcionalidades do sistema, podemos citar: cadastro de clientes, agenda e agendamento online, relatórios de venda, ficha anamnese, controle financeiro e criação de contratos.

Ah! E para deixar tudo ainda melhor, o software oferece teste gratuito por 35 dias - sem compromisso e sem necessidade de cadastrar cartão de crédito!

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