Com dificuldades em identificar se os seus vendedores estão performando bem? Na dúvida em como deve investir na área de treinamentos? Bem, se essas são dúvidas comuns para você, é bem provável que precise rever as suas métricas de vendas.
Isso porque essas são perguntas básicas na gestão de vendas e ajudam a responder o questionamento que costuma direcionar muitos gestores durante o mês, como: "Quanto meu time vendeu este mês?"
Para você ter ideia, quando os principais indicadores não são devidamente monitorados, fica difícil mensurar se a área comercial está saudável ou não. Além disso, a própria motivação do seu time pode ser prejudicada, afinal, as pessoas não conseguem identificar o quanto de resultados estão sendo entregues, acreditam que não estão sendo reconhecidos e até mesmo falta visão para possíveis treinamentos.
Dessa forma, identificar quais são as principais métricas de vendas, entender como cada uma delas funciona, a importância delas para o funcionamento do time e como realizar o devido acompanhamento delas será fundamental para a sua equipe.
Por isso, neste artigo, separamos toda essa explicação. Continue a leitura e aproveite!
Métricas de vendas, ou KPIs, são informações pré-determinadas que ajudam a analisar e monitorar os resultados vindos do comercial da empresa. Dessa forma, ajuda a identificar se as metas, estabelecidas no planejamento estratégico estão sendo alcançadas ou não.
A lógica é que essas informações consigam gerar insights para os gestores - e também analistas - sobre formas de melhorar a performance das pessoas e também das ações, garantindo assim um ciclo de melhoria contínua dentro da empresa.
Um ponto importante a respeito das métricas de vendas é que o time comercial deve ser educado a acompanhar eles diariamente. Assim, evita-se que as pessoas sejam surpreendidas quando algo não aconteceu como planejado e paralelamente orienta diariamente as ações que vão guiar o pipeline da equipe.
Outro ponto importante é que é preciso se atentar às principais métricas de vendas. Nesse cenário, além de existir aquelas que são padrões para todos os times, é importante se atentar às outras que fazem sentido para a sua empresa, levando em consideração o modelo do produto e ao estilo da venda. Mas falaremos disso posteriormente.
No mercado, existem diversas ferramentas que apoiam a equipe comercial de diferentes formas, como agendamentos, evolução dos leads e também no acompanhamento de métricas de vendas.
Embora muitas empresas iniciem esse modelo de acompanhamento em planilhas e outros documentos mais simples, com o crescimento do negócio, é necessário modernizar e automatizar muitos processos, como a documentação das métricas e até modelos de apresentações para as lideranças.
O STRATWs, por exemplo, é uma dessas ferramentas. Com ele, é possível monitorar e centralizar os indicadores estratégicos, táticos e operacionais da empresa, com o objetivo de facilitar a tomada de decisão de acordo com o acompanhamento e atingimento das métricas de vendas da sua empresa. Para conhecer mais, clique aqui.
A seguir, separamos alguns dos principais KPIs para você acompanhar. E lembre-se que a depender do seu negócio, outras mais precisarão ser mapeadas.
Confira algumas das principais:
O ROI é a sigla para Return Over Investment, que significa Retorno Sobre Investimento. Essa métrica é muito importante de ser acompanhada, pois, como o próprio nome já diz, ela ajuda a calcular o quanto de retorno financeiro a empresa conquistou a partir de um determinado investimento.
Na equipe comercial, essa métrica de venda pode ser acompanhada, por exemplo, para identificar o quanto uma nova contratação no time ajudou no fechamento de novos negócios. Se levar para o marketing, é fácil de acompanhar esse valor por investimentos realizados por mídia paga, por exemplo.
O CAC, ou Custo de Aquisição por Cliente, é uma das métricas de vendas que ajuda o time a entender o quanto a equipe precisa investir para que o lead se torne cliente. Ao acompanhá-la, sua equipe pode estar monitorando-a para que os valores estejam sempre sendo os melhores possíveis, afinal, quanto menor um investimento realizado para adquirir um cliente, melhor.
A métrica do LTV ou Lifetime Value ajuda a medir o quanto um cliente gastou enquanto ele esteve ativo em sua carteira de clientes ativos, permitindo avaliar a qualidade das estratégias de atração e retenção dos clientes.
Essa métrica, por si só, pode não dizer muita coisa, mas, quando acompanhada do CAC, por exemplo, te ajuda a identificar se o valor gasto para adquirir um novo cliente tem te dado retorno ao longo do tempo e por quanto tempo um cliente precisa estar na sua base para ele te gerar lucro.
O Monthly Recurring Revenue ou apenas MRR é a métrica utilizada para acompanhar a Receita Recorrente Mensal. Ou seja, acompanhar numericamente a receita previsível que entrará no caixa por meio de assinaturas.
Com o acompanhamento estratégico dessa métrica de vendas, é possível tomar decisões mais seguras na hora de fazer algum investimento. Afinal, o gestor sabe o quanto de dinheiro entrará e o quanto pode gastar para que não haja números vermelhos.
O tempo médio de vendas envolve todo o ciclo de aquisição do produto da sua empresa por parte do cliente. Ele começa desde quando o primeiro contato com a sua empresa e finaliza no pós-venda.
A lógica é que seja calculado o tempo em que foi necessário para que os clientes executem a compra do seu produto, com o objetivo de identificar rapidamente quando está na hora de considerar um lost ou até mesmo ser mais enfático na negociação.
Além disso, ao monitorar uma dessas métricas de vendas, é possível criar planos de ação para tentar encurtá-lo ainda mais e quem sabe até ajudar nos números do CAC ou ROI.
Você sabe quantos leads são trabalhados simultaneamente por vendedor na sua empresa e qual a taxa de sucesso deles?
A lógica de trabalhar esse KPI de venda é porque mensura quantas chances de negócio precisam ser trabalhadas por cada um dos seus vendedores para adquirirem uma venda e garantir que a atuação deles seja positiva em relação aos demais.
Você acompanha o resultado das oportunidades encerradas, ou seja, se o cliente fechou a compra? Ao realizar o acompanhamento dessa métrica, é possível acompanhar o aproveitamento do time de vendas e a eficiência deles.
Um dos KPIS mais famosos nas métricas de vendas é o Ticket Médio. E não é à toa, já que esse indicador aponta o valor médio das vendas em um período analisado. Ao realizar o acompanhamento dele, é possível identificar períodos de baixa ou alta rentabilidade, bem como o quanto a empresa está crescendo.
Dessa forma, essa métrica ajuda a cobrir os custos envolvendo o CAC e direcionam a margem de lucro que a empresa conquista mensalmente.
Agora que você conheceu algumas das principais métricas de vendas, é importante contar com uma ferramenta de apoio na gestão corporativa e no desempenho individual da sua equipe.
O STRATWs One, é um software de gestão desenvolvido pela Siteware, empresa focada em simplificar a tomada de decisão das empresas, por meio de soluções estratégicas para um crescimento rápido e saudável das organizações.