Simples Agenda Blog para pequenas empresas

Como funciona o contas a receber e porque é tão importante?

FINANCEIRO
Gabriela Vitória
Redatora
15
min leitura

Você sabe o que são contas a receber e porquê o controle delas é tão importante? Se você ainda tem dúvidas sobre este assunto, então este conteúdo foi feito para você!

Ter o controle absoluto sobre as contas a receber da sua empresa é importantíssimo para a manutenção de relacionamentos saudáveis e rentáveis com seus clientes e parceiros de negócios. 

Além disso, as contas a receber, quando bem administradas, podem contribuir para a sustentabilidade do seu negócio, pois o cerne financeiro de uma empresa está no seu controle adequado do caixa. 

Neste texto, você vai aprender como funciona a organização do contas a receber, qual passo a passo seguir e ainda terá acesso a dicas de como organizar as suas contas com sucesso. Vamos lá?!

O que são as contas a receber?

Contas a receber são os valores que tem para entrar no caixa de uma empresa em um futuro próximo. Em outras palavras: são aqueles pagamentos que ainda não entraram no caixa, mas que a empresa já pode ter uma previsão de recebimento.

São exemplos de contas a receber: valores de pagamentos de clientes por serviços prestados ou por produtos vendidos, promissórias e títulos de créditos, rendimento de aplicações monetárias e vendas realizadas a prazo.

O giro de contas a receber pode determinar a força do seu negócio, uma vez que as contas a receber representam uma linha de crédito concedida pela empresa. 

Cuidar de forma responsável deste departamento pode trazer benefícios aos gestores financeiros, bem como, para o fluxo de caixa do negócio.

Por isso, é extremamente importante ter conhecimento de quais são as contas a receber e garantir que estas sejam superiores às contas a pagar, pois desta maneira é possível assegurar a saúde financeira do empreendimento.

Qual a diferença do Contas a Receber e do Contas a Pagar?

Para fazer um bom controle financeiro da sua empresa, além de conhecer quais são as contas a receber, é importante ter conhecimento de quais são as contas a pagar.

Contas a pagar é tudo que sua empresa deve pagar mensalmente, anualmente ou de forma esporádica, como pagamentos a fornecedores, funcionário e impostos devidos.

Para manter a saúde financeira da sua empresa é importante ter conhecimento de valores, prazos e épocas ideais para fazer investimentos financeiros. Caso isso não ocorra, sua empresa corre um grande risco futuro.

A principal diferença entre contas a receber e contas a pagar é que o primeiro se trata de seus ganhos futuros e o segundo, dos seus gastos. Porém ambos devem ser conhecidos e atualizados.

Uma boa organização destes dados garante para a empresa uma boa saúde financeira e, consequentemente, um bom fluxo de caixa. Desta forma, a empresa pode se organizar para que quando houver uma baixa entrada, tenha-se uma reserva financeira e menos contas a pagar naquele momento.

Qual a importância de realizar um bom controle das contas a pagar?

Não é novidade dizer que a rotina de um empreendedor é repleta de tarefas: é preciso controlar o estoque, realizar pagamentos a fornecedores, prestar um bom atendimento e ainda se atentar aos clientes inadimplentes. 

No entanto, à medida que o empreendimento cresce, fica cada vez mais difícil realizar todos esses controles manualmente e o dono do negócio passa mais tempo "apagando incêndio" do que realmente focado no crescimento da empresa.

No caso específico das contas a receber, muito tempo pode ser gasto rastreando os pagamentos atrasados ou tentando descobrir onde o dinheiro é devido. Esse tempo pode ser utilizado para coisas mais importantes dentro da empresa, como investir em pesquisa de produtos ou marketing para novos clientes. 

Por outro lado, quando o empreendedor realiza adequadamente o controle das contas a receber, ele garante que as informações estejam claras e organizadas, o que facilita o controle, aumenta a produtividade e eficiência.

E isso ajuda tanto para controlar os recebimentos dos clientes que pedem um pouco mais de prazo para realizar o pagamento quanto para gerenciar os recebimentos no cartão de crédito, por exemplo.

Tudo isso garante uma previsibilidade correta do caixa, sem que o empreendedor precise perder horas do dia juntando informações.

De maneira completamente oposta, a falta de informações atualizadas e corretas pode desencadear em erros de cálculos e o empreendedor pode achar que tem mais dinheiro do que realmente possui.

Como funciona o contas a receber? Conheça 4 dicas de como fazer um bom controle!

Para sua empresa funcionar da melhor forma é importante fazer um levantamento de quais contas tem a receber e a pagar, quais são os prazos e manter esses registros sempre atualizados. 

Para te ajudar nessa missão, separamos 4 dicas de como organizar suas contas a receber. Confira a seguir:

  1. Atenção ao fluxo de caixa

Projete seu fluxo de caixa, veja quais épocas haverão mais entradas que saídas, planeje para que seja feito os principais pagamentos nesta época e garanta que o saldo seja sempre positivo.

  1. Faça cadastro de clientes

Mantenha os dados dos seus clientes atualizados e conheça seus melhores clientes, os que pagam melhor e em dia. Ofereça descontos quando o cliente paga antecipado, dessa forma, sua empresa garante que bons clientes permaneçam com você.

  1. Faça o envio automático de cobrança

Tenha um profissional que fique responsável por enviar com antecedência cobranças de pagamento e que realize as negociações da melhor maneira para ambos. Além disso, oferecer várias formas de pagamento pode atrair mais clientes.

  1. Conte com a ajuda da tecnologia

Contar com um bom software de gerenciamento financeiro garante que você tenha agilidade na hora de realizar o controle das contas a receber. 

Com o Simples Agenda, por exemplo, você emite relatórios financeiros em poucos minutos e gera cobranças para os clientes inadimplentes com agilidade.

Além disso, você pode usar filtros para encontrar os recebimentos pendentes rapidamente. Dessa forma, há uma melhor visão sobre os lançamentos vencidos, otimizando as ações de cobrança.

Também vale destacar que o software mitiga as chances de erros e otimiza o controle do seu fluxo de caixa. Entenda mais a seguir.

Simplifique o seu controle das contas a receber com o Simples Agenda!

Se você chegou até aqui, provavelmente já entendeu como funciona o contas a receber e a importância de ter uma ferramenta para te ajudar no controle adequado.

O Simples Agenda, em especial, é um software de controle financeiro que possui uma área específica para contas a receber e mostra exatamente quais são os clientes inadimplentes, além de permitir o envio rápido de cobranças de pagamento.

Em outras palavras: com poucos cliques, você consegue encontrar quais são os pagamentos dependentes e enviar a cobrança para o cliente sem sair do sistema, o que aumenta a eficiência, bem como, reduz a inadimplência.

Desta maneira, sua empresa poderá se concentrar em seus objetivos de longo prazo, em vez de se preocupar com metas de curto prazo. 

Além disso, o sistema conta com os recursos de contas a pagar, fluxo de caixa, emissão de boletos, notas fiscais e muito mais. Afinal, todos os detalhes são pensados para otimizar a rotina financeira do seu empreendimento.

Para completar, a plataforma é muito simples e intuitiva de usar, oferece aplicativo para celular e um dos melhores custos-benefícios do mercado.

Ah! E o teste é gratuito por 35 dias - sem compromisso - para você testar na prática o que Simples Agenda é capaz de fazer pela gestão da sua empresa. 

Pronto para começar? Então, clique aqui!