Simples Agenda Blog para pequenas empresas

10 dicas para escalar o seu negócio

GESTÃO EMPRESARIAL
Gabriela Vitória
Redatora
19
min leitura

Se um empreendedor se encontra em uma situação na qual precisa recusar clientes por falta de capacidade ou infraestrutura, pode ser a hora de pensar e planejar em expandir o negócio.

Entretanto, o crescimento da sua empresa não depende apenas de coragem, determinação ou urgência. Para expandir o seu negócio de uma forma eficaz e segura, você precisará de uma estratégia bem planejada.

No artigo de hoje, vamos explicar sobre a importância e a necessidade de se expandir um negócio e vamos compartilhar algumas dicas que vão te ajudar nesse processo.

E aí, se interessou no conteúdo? Continue lendo nosso artigo e confira algumas dicas que vão te ajudar a escalar o seu negócio.

O que significa escalar seu negócio?

Escalar um negócio trata-se de possuir uma capacidade de gerar um volume crescente e constante de trabalho, ou seja, crescer sua empresa de forma eficiente e sustentável. 

Nesse processo, você irá expandir seu negócio, aumentando a receita sem precisar aumentar os gastos com a produção. Tal ação indica a possibilidade de aumento de lucro da empresa sem ter que investir em mais recursos ou despesas adicionais.

O crescimento de um negócio pode ser uma progressão natural, entretanto, expandir antes de estar pronto pode ser extremamente prejudicial para o seu negócio. Por isso, é essencial que você tome bastante cuidado antes de tomar este passo tão importante.

O que é preciso para tornar o negócio escalável?

A estabilidade é crucial para o sucesso a longo prazo do seu negócio, principalmente em momentos turbulentos, como a atual pandemia de Coronavírus. 

Ela permite expandir um negócio sem aumentar proporcionalmente os gastos, maximizando o crescimento da empresa de forma eficiente e sustentável, utilizando estratégias e otimizando recursos.

Sendo assim, um negócio é considerado escalável quando tem a capacidade de mudar de tamanho conforme a necessidade.

Para um negócio ser considerado escalável, a empresa deve ter as seguintes características:

- Ser capaz de replicar o modelo de negócio de forma rápida e sem custos adicionais.

- Tal expansão não significa aumento dos custos.

- É necessário dispor de processos automatizados.

- A empresa deve desenvolver ações de vendas e de marketing para divulgar a empresa para o maior número de pessoas.

- Deve existir um modelo de distribuição capaz de atender a demanda gerada pelas ações de marketing.

- Fazer boas negociações com os fornecedores.

- A empresa não fica limitada a uma região e é capaz de expandir o seu negócio.

Para tornar o seu negócio escalável, primeiramente você deverá definir um objetivo para não ter prejuízos no negócio. Em seguida, você deverá elaborar um plano de negócio, identificando o potencial de crescimento. Você deverá analisar se sua empresa tem a capacidade de atender uma alta demanda sem custos adicionais. Após isso, você deverá investir em estratégias para melhorar o seu negócio, como montar uma equipe de excelência. Além disso, para tornar seu negócio escalável, você pode usar a tecnologia ao seu favor, investindo em soluções operacionais, estratégias de marketing e plataformas de venda.

O que fazer para expandir um negócio?

Para expandir um negócio é necessário que você construa redes de relacionamento. É preciso escolher os melhores profissionais, avaliando com cuidado suas habilidades, treinamentos, responsabilidade e todos os pontos que considerar relevantes para executar seu projeto.

Além disso, é importante que haja comunicação com clientes, funcionários e profissionais subcontratados, deixando de lado todas as dúvidas e deixando claro os objetivos da empresa.

É importante que você desenvolva seu sistema de trabalho, criando um planejamento e desenvolvendo seus projetos. A metodologia das operações devem ser simples e os riscos devem ser gerenciados com o objetivo de evitar qualquer tipo de problema. Para isso, terceirize a mão de obra, ampliando o potencial e as perspectivas da empresa sem ter gastos elevados ou desnecessários.

O gestor ainda tem o dever de tratar bem seus clientes e cativá-los, para assim, conquistar novos consumidores - afinal, a divulgação informal, feita através da boca, é gratuita e contribui para o negócio crescer. 

Por fim, é importante que o gestor continue acompanhando o mercado, analise o resultado e corrija as falhas. A busca constante pela perfeição é a chave para um negócio de sucesso.

Confira 10 dicas para escalar seu negócio!

Confira agora algumas dicas sobre como escalar um negócio de maneira inteligente:

1. Avaliação de finanças

Antes de tomar qualquer passo, você tem que parar e analisar as suas finanças. Se seus custos operacionais são baixos ou estáveis e as vendas estão em alta e seu fluxo de caixa é forte, você está pronto para expandir seu negócio. 

Além disso, você precisará avaliar quanto dinheiro será necessário para expandir seu negócio. Para isso, você pode executar uma análise de ponto de equilíbrio, ou seja, você terá que calcular o aumento da receita de que você precisa para cobrir o aumento das despesas do crescimento.

2. Opções de financiamento

Caso você precise de mais receita para expandir seus negócios, então, você terá que alinhar seu financeiro antes de dar o primeiro passo.

Mesmo que suas finanças sejam sólidas, é interessante que você reforce seu fluxo de caixa como garantia. Você pode abrir uma linha de crédito empresarial, ou seja, uma reserva garantida de dinheiro da qual você pode retirar quanto e quando quiser - nesse caso, você só pagará juros sobre os fundos que utilizar.

Você ainda pode pedir um empréstimo a prazo, mas, caso você não tenha mais como contrair dívidas, você pode considerar um método de financiamento sem dívidas. Por fim, você também pode buscar investidores em ações ou capital de risco.

3. Automatização e terceirização dos processos

Ao escalar um negócio, consequentemente, você passará a operar em volumes maiores em todos os níveis da sua empresa. Portanto, é recomendável que você automatize e terceirize tarefas mais complicadas e demoradas para softwares, freelancers ou especialistas externos.

Ao delegar corretamente seu trabalho, você vai aumentar a produtividade e lucro da sua empresa.

Como exemplo de automação de processos, existem vários softwares como CRM de vendas que conecta todos os processos de vendas, gerenciadores de projeto, ERP, gerenciadores financeiros, etc.

Dentre esses, vale destacar o Simples Agenda. Ele é um dos softwares de gestão empresarial (ERP) mais completos e com melhor custo-benefício do mercado, oferecendo planos a partir de R$39,90.

 4. Aumente sua equipe

É bem provável que ao escalar um negócio, você precise contratar novos funcionários em tempo integral. Para isso, você deverá analisar cuidadosamente quais funcionários serão os proprietários de quais processos e em quais momentos. Além disso, é extremamente importante que você defina e explique as responsabilidades de cada um.

Por exemplo, para tornar sua empresa bem mais ágil, você pode contratar um scrum master para auxiliar seu time a atingir suas metas com base nesta metodologia ágil. Sendo assim, mais agilidade significa mais escala para seu negócio.

5. Campanhas de marketing para escalar o seu negócio

Uma ótima estratégia para te ajudar nesse processo de escalação do seu negócio, é investir em campanhas de marketing para atrair clientes e potenciais clientes. 

Você pode investir em mídia social, otimização para mecanismos de busca (SEO), boletins informativos, anúncios, trabalho com influenciadores e até parcerias com empresas complementares.

Para isso, você deverá definir a estratégia de sua marca e voltar seu plano para isso, garantindo um fluxo de receita confiável e constante.

6. Utilize redes sociais

O marketing de mídia social não é a única estratégia de marketing que você deve usar, mas é possível afirmar que é a melhor de todas. Essa estratégia não aumenta apenas o conhecimento de sua empresa, mas estabelece também uma credibilidade com uma comunidade maior.

7. Planejamento

O planejamento e a organização são a chave para o sucesso. Vale ressaltar que é quase impossível fazer seu negócio crescer sozinho, por isso, é interessante que você entre em contato com consultores, treinadores, mentores e freelancers que te ajudem nesse processo para colocar seus planos em ação.

O fundador da DotcomDollar afirmou que "O diabo está nos detalhes quando se trata de aprender como escalar um negócio. Dê a si mesmo tempo para planejar e se preparar para evitar ser oprimido ou colocar sua empresa em uma posição financeiramente vulnerável".

8. Comunicação

A comunicação com clientes, funcionários e profissionais subcontratados é fundamental para escalar o seu negócio. 

É importante que todos "falem a mesma língua", ou seja, que todos compreendam os objetivos da empresa e o que devem fazer para alcançá-los. Além disso, é essencial que os gestores usem a comunicação para manter boas parcerias.

9. Busque sempre melhorar

Para que um negócio chegue ao sucesso, é importante que o gestor tenha a melhoria contínua como objetivo, sempre tendendo a melhorar como pessoa, profissional e empreendedor. 

Mesmo quando sua empresa estiver no topo, você precisará lutar para permanecer ocupando esse lugar e, é justamente esse desejo de evolução e de melhora que permitirá o alcance da excelência.

10. Valorize sua equipe

Não basta automatizar processos, organizar-se financeiramente ou adotar qualquer outra estratégia para busca de eficiência, se o seu colaborador não estiver satisfeito e comprometido com o time, nada irá adiantar.

Para isso, busque investir na qualificação e bem-estar no trabalho para que seu time se torne cada vez mais produtivo.

Pronto(a) para escalar o seu negócio?

Após ler esse artigo fica evidente a importância de escalar o seu negócio e os desafios que você terá que ultrapassar para alcançar seus objetivos.

E então, gostou do artigo? Se sim, continue acompanhando o blog do Simples Agenda para mais conteúdos do tipo e não se esqueça de compartilhar com seus amigos empreendedores!

--

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Biz Capital, onde você pode encontrar centenas de conteúdos relevantes.