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Como fazer cobrança recorrente no seu negócio?

FINANCEIRO
Gabriela Vitória
Redatora
12
min leitura

É bem provável que neste momento você tenha pelo menos um serviço por assinatura ativo, seja uma plataforma de streaming (como Netflix e Spotify), provedor de internet ou um clube de benefícios.

E isso não é à toa. A cobrança recorrente se tornou tendência nos últimos anos e é uma excelente estratégia utilizada pelas empresas para fidelizar e atrair clientes, bem como, para aumentar o faturamento e reduzir a inadimplência.

A boa notícia é que - independente do tamanho da sua empresa - é possível implementar a cobrança recorrente com facilidade e usufruir de todos os benefícios que ela pode trazer para você e para o seu cliente.

Ficou interessado(a)?! Então, continue a leitura e descubra mais sobre o que é a cobrança recorrente, quais são os benefícios e como replicar na sua empresa.

O que é e como fazer a cobrança recorrente?

A cobrança recorrente (ou pagamento recorrente) nada mais é do que uma modalidade de cobrança automática e periódica para venda de produtos ou serviços recorrentes.

Em outras palavras: o cliente faz uma assinatura (ou contrata um plano) para ter acesso contínuo a determinados produtos ou serviços e recebe cobranças automáticas no período e no valor combinado.

Geralmente, as assinaturas possuem periodicidade mensal, mas o empreendedor também pode oferecer planos bimestrais, trimestrais e até mesmo anuais.

De maneira geral, a cobrança recorrente é muito utilizada por empresas do ramo de transporte escolar, por academias e instituições de ensino, mas pode ser utilizada por qualquer negócio que venda serviços ou produtos de forma contínua.

Como funciona a cobrança recorrente?

O pagamento recorrente funciona por meio do agendamento de transações futuras. Isto é: na hora de lançar a venda, o empreendedor configura no sistema para que a cobrança do seu produto ou serviço aconteça com determinada frequência.

Então, por exemplo, caso o cliente tenha realizado uma assinatura mensal durante o período de um ano, o sistema vai gerar automaticamente vendas e lançamentos no financeiro com repetição de 12 meses, para o mesmo dia da venda realizada.

Em geral, os métodos de pagamento disponibilizados na recorrência são cartão de crédito e boleto bancário. No primeiro caso, a cobrança é realizada diretamente na fatura do cliente. No segundo, um novo boleto é gerado e enviado periodicamente.

Vale lembrar que diferente da compra parcelada, na qual o valor total do serviço compromete o limite do cartão, a recorrência lança apenas uma mensalidade por vez, o que garante mais crédito para o cliente.

Para o empreendedor as vantagens também são bem atrativas. Afinal, o lançamento é feito de maneira automática, garantindo redução do trabalho manual e do índice de inadimplência. Conheça mais benefícios a seguir.

5 vantagens da cobrança recorrente para o seu negócio

Agora que você já entendeu o que é cobrança recorrente, vamos te explicar melhor quais são os benefícios dela. Confira!

  1. Previsibilidade do faturamento

Para o empreendedor, a principal vantagem da cobrança recorrente é a previsibilidade do caixa. Isso porque o dono do negócio consegue medir quanto vai receber e tem a oportunidade de pensar no futuro com mais clareza.

  1. Fidelizar e reter clientes

A cobrança recorrente é um meio de pagamento inovador, o que atrai novos clientes. Além disso, ela é uma excelente oportunidade para fortalecer o relacionamento com os consumidores e torná-los promotores da sua marca.

  1. Redução da inadimplência

Com o pagamento recorrente no cartão de crédito, os clientes não precisam se preocupar em lembrar de pagar pelo seu serviço e isso reduz consideravelmente as taxas de inadimplência por esquecimento.

  1. Comodidade para o cliente

Para o cliente, um dos principais benefícios é a comodidade. Afinal, o serviço é renovado automaticamente, bem como, o valor também é recolhido de forma automática pelo cartão ou boleto bancário.

  1. Otimização do tempo

Com a renovação automática, o setor financeiro não precisa emitir novas cobranças todos os meses, o que garante melhor gestão das contas a receber, eliminação de tarefas repetitivas e aumento da produtividade.

Além disso, contar com a automação evita erros, que são comuns em processos realizados manualmente e repetidas vezes.

  1. Maior controle de demanda

Se você vende produtos físicos, a cobrança recorrente pode contribuir - e muito - no sucesso do seu controle de estoque

Isso porque ela te ajuda a ter previsibilidade da demanda mensal de itens, de acordo com o número de assinaturas ativas. Assim, é possível planejar a reposição do estoque, evitando que falte ou sobre itens.

Como vender com pagamento recorrente?

Para vender com pagamento recorrente você precisa de um sistema ou meio de pagamento que ofereça essa possibilidade. E é aí que entra o Simples Agenda.

O sistema está entre os melhores softwares de controle financeiro do mercado e isso não é à toa! Nele você encontra todos os recursos necessários para descomplicar a sua gestão financeira sem comprometer o seu orçamento.

Fluxo de caixa, emissão de notas fiscais, controle de contas a pagar e receber, emissão de boletos e, claro, cobrança recorrente, são algumas das funcionalidades que você encontra no sistema.

No caso da recorrência especificamente, o software possibilita que você personalize como deseja que seja o pagamento recorrente, definindo qual será a periodicidade, o prazo de envio da cobrança, entre outros detalhes.

Por exemplo, você pode configurar para que a recorrência ocorra mensalmente e que seja no modo boleto. Definido esse padrão, você pode escolher enviar a cobrança, todos os meses, 4 dias antes do vencimento. 

A partir daí, o software faz todo o trabalho por você, respeitando sempre o padrão definido. Um recurso prático e, acima de tudo, muito eficiente.

Também vale lembrar que o Simples Agenda é 100% online e conta com aplicativo para celular (iOS e Android), o que garante que você tenha o seu controle financeiro sempre na palma da mão!

Para entender mais sobre como funciona a cobrança recorrente do Simples Agenda é só clicar aqui. E, se já quiser testar na prática, o sistema oferece 35 dias gratuitos para você usar todas as funcionalidades do Simples Agenda sem compromisso.