É bem provável que neste momento você tenha pelo menos um serviço por assinatura ativo, seja uma plataforma de streaming (como Netflix e Spotify), provedor de internet ou um clube de benefícios.
E isso não é à toa. A cobrança recorrente se tornou tendência nos últimos anos e é uma excelente estratégia utilizada pelas empresas para fidelizar e atrair clientes, bem como, para aumentar o faturamento e reduzir a inadimplência.
A boa notícia é que - independente do tamanho da sua empresa - é possível implementar a cobrança recorrente com facilidade e usufruir de todos os benefícios que ela pode trazer para você e para o seu cliente.
Ficou interessado(a)?! Então, continue a leitura e descubra mais sobre o que é a cobrança recorrente, quais são os benefícios e como replicar na sua empresa.
A cobrança recorrente (ou pagamento recorrente) nada mais é do que uma modalidade de cobrança automática e periódica para venda de produtos ou serviços recorrentes.
Em outras palavras: o cliente faz uma assinatura (ou contrata um plano) para ter acesso contínuo a determinados produtos ou serviços e recebe cobranças automáticas no período e no valor combinado.
Geralmente, as assinaturas possuem periodicidade mensal, mas o empreendedor também pode oferecer planos bimestrais, trimestrais e até mesmo anuais.
De maneira geral, a cobrança recorrente é muito utilizada por empresas do ramo de transporte escolar, por academias e instituições de ensino, mas pode ser utilizada por qualquer negócio que venda serviços ou produtos de forma contínua.
O pagamento recorrente funciona por meio do agendamento de transações futuras. Isto é: na hora de lançar a venda, o empreendedor configura no sistema para que a cobrança do seu produto ou serviço aconteça com determinada frequência.
Então, por exemplo, caso o cliente tenha realizado uma assinatura mensal durante o período de um ano, o sistema vai gerar automaticamente vendas e lançamentos no financeiro com repetição de 12 meses, para o mesmo dia da venda realizada.
Em geral, os métodos de pagamento disponibilizados na recorrência são cartão de crédito e boleto bancário. No primeiro caso, a cobrança é realizada diretamente na fatura do cliente. No segundo, um novo boleto é gerado e enviado periodicamente.
Vale lembrar que diferente da compra parcelada, na qual o valor total do serviço compromete o limite do cartão, a recorrência lança apenas uma mensalidade por vez, o que garante mais crédito para o cliente.
Para o empreendedor as vantagens também são bem atrativas. Afinal, o lançamento é feito de maneira automática, garantindo redução do trabalho manual e do índice de inadimplência. Conheça mais benefícios a seguir.
Agora que você já entendeu o que é cobrança recorrente, vamos te explicar melhor quais são os benefícios dela. Confira!
Para o empreendedor, a principal vantagem da cobrança recorrente é a previsibilidade do caixa. Isso porque o dono do negócio consegue medir quanto vai receber e tem a oportunidade de pensar no futuro com mais clareza.
A cobrança recorrente é um meio de pagamento inovador, o que atrai novos clientes. Além disso, ela é uma excelente oportunidade para fortalecer o relacionamento com os consumidores e torná-los promotores da sua marca.
Com o pagamento recorrente no cartão de crédito, os clientes não precisam se preocupar em lembrar de pagar pelo seu serviço e isso reduz consideravelmente as taxas de inadimplência por esquecimento.
Para o cliente, um dos principais benefícios é a comodidade. Afinal, o serviço é renovado automaticamente, bem como, o valor também é recolhido de forma automática pelo cartão ou boleto bancário.
Com a renovação automática, o setor financeiro não precisa emitir novas cobranças todos os meses, o que garante melhor gestão das contas a receber, eliminação de tarefas repetitivas e aumento da produtividade.
Além disso, contar com a automação evita erros, que são comuns em processos realizados manualmente e repetidas vezes.
Se você vende produtos físicos, a cobrança recorrente pode contribuir - e muito - no sucesso do seu controle de estoque.
Isso porque ela te ajuda a ter previsibilidade da demanda mensal de itens, de acordo com o número de assinaturas ativas. Assim, é possível planejar a reposição do estoque, evitando que falte ou sobre itens.
Para vender com pagamento recorrente você precisa de um sistema ou meio de pagamento que ofereça essa possibilidade. E é aí que entra o Simples Agenda.
O sistema está entre os melhores softwares de controle financeiro do mercado e isso não é à toa! Nele você encontra todos os recursos necessários para descomplicar a sua gestão financeira sem comprometer o seu orçamento.
Fluxo de caixa, emissão de notas fiscais, controle de contas a pagar e receber, emissão de boletos e, claro, cobrança recorrente, são algumas das funcionalidades que você encontra no sistema.
No caso da recorrência especificamente, o software possibilita que você personalize como deseja que seja o pagamento recorrente, definindo qual será a periodicidade, o prazo de envio da cobrança, entre outros detalhes.
Por exemplo, você pode configurar para que a recorrência ocorra mensalmente e que seja no modo boleto. Definido esse padrão, você pode escolher enviar a cobrança, todos os meses, 4 dias antes do vencimento.
A partir daí, o software faz todo o trabalho por você, respeitando sempre o padrão definido. Um recurso prático e, acima de tudo, muito eficiente.
Também vale lembrar que o Simples Agenda é 100% online e conta com aplicativo para celular (iOS e Android), o que garante que você tenha o seu controle financeiro sempre na palma da mão!
Para entender mais sobre como funciona a cobrança recorrente do Simples Agenda é só clicar aqui. E, se já quiser testar na prática, o sistema oferece 35 dias gratuitos para você usar todas as funcionalidades do Simples Agenda sem compromisso.