Simples Agenda Blog para pequenas empresas

Tratamento com Alinhadores Ortodônticos Invisíveis: Como Funciona?

ODONTOLOGIA
Gustavo Puglisi
CEO do Simples Agenda
15
min leitura

Os alinhadores ortodônticos invisíveis estão se tornando cada vez mais populares entre os pacientes que buscam um tratamento ortodôntico discreto e confortável. O processo pode parecer um pouco misterioso, mas na verdade é bastante simples.

Você dono de Clínica Odontológica acompanhe o artigo abaixo para oferecer o melhor argumento ao seu paciente na contratação do serviço.

O que são alinhadores ortodônticos invisíveis?

Os alinhadores ortodônticos invisíveis são dispositivos feitos de um material plástico transparente e são projetados para se encaixar perfeitamente nos dentes do paciente, oferecendo uma solução estética e confortável.

Eles são uma alternativa popular aos aparelhos ortodônticos tradicionais, que usam brackets e fios para alinhar os dentes.

Os alinhadores ortodônticos invisíveis são uma opção moderna e discreta de tratamento ortodôntico.

Ao contrário dos tradicionais aparelhos ortodônticos metálicos, os alinhadores invisíveis são praticamente invisíveis, o que significa que o paciente pode sorrir e falar com mais confiança durante todo o tratamento.

Os alinhadores ortodônticos invisíveis são projetados para serem substituídos regularmente, geralmente a cada duas semanas, para que os dentes possam ser gradualmente movidos para a posição desejada.

Cada conjunto de alinhadores é personalizado para o paciente com base em um plano de tratamento detalhado, que é criado usando imagens digitais 3D dos dentes do paciente.

Os alinhadores são removíveis, o que significa que o paciente pode comê-los e escovar os dentes com facilidade.

Isso também significa que há menos restrições alimentares do que com os aparelhos tradicionais. No entanto, é importante lembrar que os alinhadores devem ser usados por pelo menos 22 horas por dia para garantir o sucesso do tratamento.

Os alinhadores invisíveis podem tratar uma variedade de problemas ortodônticos, incluindo dentes tortos, apinhados ou espaçados, além de mordidas abertas, cruzadas e profundas. É importante lembrar que cada caso é único, e um ortodontista qualificado pode determinar se os alinhadores invisíveis são a melhor opção de tratamento para o paciente.

Como funcionam os alinhadores ortodônticos invisíveis?

Os alinhadores ortodônticos invisíveis funcionam gradualmente movendo os dentes para a posição desejada. Cada conjunto de alinhadores é projetado para ser usado por duas semanas, antes de serem trocados pelo próximo conjunto na série.

Cada conjunto de alinhadores é ligeiramente diferente do anterior, o que ajuda a guiar os dentes para a posição correta ao longo do tempo.

Os alinhadores são fabricados usando imagens digitais 3D dos dentes do paciente, que são usadas para criar uma série de alinhadores sob medida.

Os dentes são movidos por meio de pressão controlada, que é aplicada aos dentes por meio dos alinhadores. Movendo os dentes do paciente um pouco mais perto da posição desejada.

O paciente deve visitar o ortodontista regularmente durante o tratamento com alinhadores ortodônticos invisíveis para garantir que o tratamento esteja progredindo conforme o planejado e para receber novos conjuntos de alinhadores.

Quais são os benefícios do tratamento com alinhadores ortodônticos invisíveis?

Existem vários benefícios em escolher o tratamento com alinhadores ortodônticos invisíveis, incluindo:

Discrição:

Os alinhadores ortodônticos invisíveis são feitos de um material transparente que torna o tratamento praticamente invisível.

Conforto:

Os alinhadores são projetados para se encaixar confortavelmente nos dentes do paciente, sem causar irritação ou dor.

Removibilidade:

Os alinhadores podem ser removidos para comer, beber e escovar os dentes, o que significa que os pacientes podem continuar a desfrutar de suas comidas favoritas durante o tratamento.

Previsibilidade:

O tratamento com alinhadores ortodônticos invisíveis é altamente previsível, o que significa que o paciente pode ter uma ideia clara do resultado final antes mesmo de iniciar o tratamento.

Como é feito o tratamento com alinhadores ortodônticos invisíveis?

O tratamento com alinhadores ortodônticos invisíveis começa com uma consulta com um ortodontista qualificado. Durante essa consulta, o ortodontista examinará a boca do paciente e fará um molde dos dentes usando um scanner digital. Esse molde é então usado para criar um plano de tratamento personalizado para o paciente.

Existem vários benefícios do tratamento com alinhadores ortodônticos invisíveis. Aqui estão alguns dos principais:

Estética:

Os alinhadores ortodônticos invisíveis são praticamente invisíveis, o que significa que o paciente pode sorrir e falar com mais confiança durante todo o tratamento. Isso é especialmente importante para adultos e adolescentes que desejam uma solução ortodôntica discreta.

Conforto:

Os alinhadores ortodônticos invisíveis são feitos de um material plástico macio e confortável, que minimiza o desconforto e a irritação na boca. Ao contrário dos aparelhos metálicos tradicionais, eles não têm fios ou brackets que podem causar ferimentos na boca.

Removibilidade:

Os alinhadores ortodônticos invisíveis são removíveis, o que significa que o paciente pode retirá-los para comer e escovar os dentes. Isso significa que não há restrições alimentares, e é mais fácil manter uma boa higiene bucal durante o tratamento.

Tempo de tratamento mais curto:

O tempo de tratamento com alinhadores ortodônticos invisíveis é geralmente mais curto do que com os aparelhos tradicionais. Em média, o tratamento dura cerca de 12 a 18 meses, dependendo do caso do paciente.

Resultados precisos:

Os alinhadores ortodônticos invisíveis são feitos sob medida para o paciente com base em um plano de tratamento personalizado. Isso significa que os resultados são previsíveis e precisos, e o paciente pode ver uma simulação digital do resultado final antes mesmo de começar o tratamento.

Menos visitas ao ortodontista:

O paciente geralmente precisa visitar o ortodontista com menos frequência durante o tratamento com alinhadores ortodônticos invisíveis, o que é conveniente para pessoas com agendas ocupadas.

Conclusão:

O tratamento com alinhadores ortodônticos invisíveis é uma ótima opção para pacientes que desejam um tratamento ortodôntico discreto e confortável. Ao seguir o plano de tratamento personalizado, o paciente pode obter resultados previsíveis e alcançar o sorriso desejado.

Se você está considerando o tratamento com alinhadores ortodônticos invisíveis, marque uma consulta com um ortodontista qualificado para discutir suas opções.

Com o Simples Agenda, você pode manter o controle dos agendamentos dos seus pacientes, das contas a pagar e a receber da sua clínica e do estoque dos seus materiais.

Além disso, nosso software permite a configuração de permissões de acesso para diferentes profissionais e envio de lembretes automáticos para os pacientes, garantindo que seus compromissos sejam cumpridos e que sua clínica esteja sempre organizada.

E se você trabalha com tratamentos ortodônticos invisíveis, como os alinhadores, pode aproveitar ainda mais os benefícios do Simples Agenda para otimizar seus processos e ter mais tempo para se dedicar aos seus pacientes.

O Simples Agenda pode ser utilizado gratuitamente por 35 dias e é um software completo de gestão. Teste agora mesmo o Simples Agenda.