Simples Agenda Blog para pequenas empresas

Aprenda como fazer gestão escolar

GESTÃO EMPRESARIAL

Gabriela Vitória Redatora Freelancer
14 min leitura 02/07/2020

Incapacidade de lidar com a inadimplência, falta de integração entre as áreas, falta de planejamento escolar, prejuízo no desempenho educacional e dificuldade na captação e retenção de alunos são uns dos maiores desafios enfrentados na gestão escolar, não é?

A combinação desses e outros fatores põe em risco o crescimento de qualquer negócio. Para evitar que isso aconteça, é fundamental que os gestores aprendam como fazer uma gestão escolar eficiente. Mas você ainda tem dúvidas de como desenvolver uma boa gestão na sua instituição?

Não se preocupe. Pois vamos explicar, neste artigo, tudo o que você precisa saber para melhorar sua gestão escolar. Confira!

O que é gestão escolar?

Você sabe o que realmente é gestão escolar? Gestão escolar é o conjunto de práticas que coordena todas as áreas de uma instituição de ensino para garantir o seu pleno funcionamento.

A gestão escolar ainda aborda a rotina educacional para cumprir o seu papel de ensinar com qualidade. Para garantir que isso seja possível, a gestão escolar é dividida em 6 pilares. Conheça quais são eles:

Gestão pedagógica

Está ligada diretamente com o setor educacional e está relacionada com o planejamento da proposta pedagógica, métodos de ensino e aprendizagem. Além dos conteúdos curriculares, do desempenho dos estudantes e professores e outros parâmetros de ensino-aprendizagem.

Gestão administrativa

A área administrativa cuida de todos os recursos necessários para contribuir com uma educação de qualidade. Por exemplo, a manutenção do espaço físico e dos equipamentos. Também os recursos materiais, a legislação e a rotina das secretaria.

Gestão financeira

A gestão financeira se preocupa com o orçamento da instituição, observando os gastos e propondo melhorias. Isso inclui o controle de contas a pagar e contas a receber, controle da inadimplência das mensalidades, fluxo de caixa e folha de pagamento, dentre outros.

Gestão de pessoas

Esse setor é responsável por engajar os professores na aplicação do projeto pedagógico e o desenvolvimento desses profissionais. Além de cuidar do relacionamento com os demais colaboradores, fornecedores, pais e alunos com foco nos objetivos da instituição.

Gestão da comunicação

Assim como a gestão de pessoas, a gestão de comunicação é essencial para garantir um bom relacionamento da instituição com todos os colaboradores, fornecedores, pais e alunos. Para isso, o fluxo de comunicação deve ser bem organizado e a transmissão de informações seja clara e objetiva.

Gestão de tempo e eficiência dos processos

Para garantir que os colaboradores não percam tempo com processos burocratizados e realizem as tarefas com qualidade, é essencial garantir uma boa gestão de tempo e ter eficiência dos processos. Por isso, a importância desse último pilar.

Como fazer uma gestão escolar eficiente?

Agora que você já sabe o que é gestão escolar e quais são os seus pilares, vamos aprender a como fazê-la de forma eficiente:

Tenha um planejamento escolar

O primeiro passo para ter uma gestão escolar eficiente é criar um planejamento escolar que compreenda todos os pilares dessa administração. Como ele é um guia para a sua gestão, ele precisa ser elaborado antes do início do ano letivo. Nele, você deve incluir traçar objetivos e estratégias para alcançá-los.

Descentralize a gestão

Apesar de você ser o gestor do colégio, curso ou universidade não precisa ser o único responsável pela administração da instituição. A centralização de responsabilidades pode comprometer a qualidade da gestão. Por isso, descentralize-a e deixe sua equipe ajudá-lo no gerenciamento.

Valorize os colaboradores

A qualidade do ensino está diretamente relacionada com o desempenho dos colaboradores, principalmente do corpo docente. Por isso, é importante valorizá-los ao oferecer condições ideais para o trabalho seja realizado e com o desenvolvimento das suas competências por meio de cursos e treinamentos.

Crie um bom sistema de comunicação

Para desenvolver uma gestão escolar eficiente também é importante um bom sistema de comunicação com toda comunidade escolar. Para que isso seja possível, tenha reuniões esporádicas com os responsáveis e defina canais de comunicação para compartilhar informações, como informativos, boletins e relatórios de desempenho.

Faça uma gestão financeira adequada

A gestão financeira tem um impacto muito grande na saúde da instituição. Por isso, é essencial acompanhar de perto as receitas e despesas, evitando o descontrole dos gastos, a falta de controle das inadimplências das mensalidades e a evasão de alunos.

Adote a tecnologia

Para tornar a gestão escolar ainda mais eficiente é essencial que a instituição adote a tecnologia como a sua aliada. Por exemplo, se você conta com um software de gestão escolar que controla o pagamento das mensalidades, você consegue combater a inadimplência e melhorar o processo de cobrança.

Como otimizar a cobrança de mensalidades pode contribuir com isso?

Vimos que a tecnologia pode contribuir, e muito, com a gestão escolar da sua instituição de ensino, não é? Uma delas é software de gestão escolar. Uma das suas funcionalidades que tem se destacado é a cobrança de mensalidades.

Uma boa ferramenta de cobrança de mensalidades conta com um painel de controle que permite acompanhar os pagamentos, o saldo devedor, a inadimplência e outros dados que permitem evitar problemas que prejudiquem a instituição. Também liberar diferentes formas de pagamento.

Isso, sem dúvidas, facilita o recebimento das matrículas e mensalidades, que estarão disponíveis mais rapidamente para cobrir qualquer despesa que aparecer. Sem contar que simplifica o sistema de cobranças, pois com alguns cliques o boleto é gerado.

Por que usar um software de gestão escolar?

Bem, vimos que uma das funcionalidades de um software de gestão escolar é a cobrança de mensalidades. Além disso, ele possui outras funcionalidades que certamente podem ser úteis para a sua gestão. Veja só:

Com ele, as instituições de ensino só têm a ganhar. Mas como? Os principais benefícios de um software de gestão escolar permitem que você reduza custos. Pois centraliza todas as operações financeiras em um só lugar. Com isso, não há custos com outros programas.

Também é possível aumentar a fidelização e captação de alunos já que facilita o pagamento de mensalidades. Sem contar que o uso de um software de gestão escolar traz mais eficiência nas operações e tomada de decisões.

Não há dúvidas de que uma gestão escolar eficiente é fundamental para garantir o pleno funcionamento da sua instituição de ensino, não é? Para isso, entender quais são os pilares dessa administração e implementar as estratégias certas é muito importante.

Dentre essas estratégias vimos que a tecnologia, como os softwares de gestão escolar, é uma boa aliada. Pois possui funcionalidades essenciais para a sua administração. Portanto, invista nela.

Gostou deste artigo? Então, aproveite para aprender também como gerar boletos de forma simples e fácil para a sua escola. Boa leitura!