Muitos novos profissionais dentistas já saem da graduação com o sonho do consultório próprio. Contudo, poucas faculdades ensinam os primeiros passos para empreender. É preciso dedicação e muito estudo para atingir o tão sonhado reconhecimento e a estabilidade financeira.
Mas, é bem possível! Segundo o CFO (Conselho Federal de Odontologia) o mercado odontológico foi o que mais cresceu na última década quando comparado a outros segmentos da saúde.
Para margem, o Brasil está em 4º posição no ranking de higiene bucal mundial e o faturamento do setor de odontologia, nos últimos anos, foi de mais de R$38 bilhões.
No entanto, a grande concorrência exige ainda mais do profissional dentista. Por isso, para te ajudar a superar os primeiros desafios, separamos 6 passos de como montar um consultório odontológico. Preparado?! Então, vamos às dicas:
O primeiro passo para montar um consultório odontológico é avaliar quais são as suas maiores habilidades como dentista. A partir daí defina quais serão as especialidades e diferenciais do seu consultório.
Algumas possibilidades de especialidades são:
Dentística;
Implantodontia;
Odontopediatria;
Cirurgia e Traumatologia Buco-maxilo-faciais;
Odontologia estética;
Ortodontia;
Entre outras.
Uma boa dica para economizar com a locação do espaço e ainda oferecer mais serviços, é desenvolver parcerias com profissionais de outras especialidades. Assim, é possível também conquistar mais clientes. Afinal, para o consumidor é mais prático realizar todo o atendimento em um único lugar.
Outros profissionais preferem se especializar e tornar-se referência em uma determinada área, o que gera mais valor ao serviço. Mas, de todas as formas, antes de começar, se pergunte: qual característica trará o cliente para o meu consultório?
Por isso, é fundamental oferecer diferenciais. Por exemplo, tente parcerias com convênios e associações de funcionários, ofereça variadas formas de pagamento e mais de uma opção de tratamento. Além disso, precifique corretamente os serviços oferecidos se baseando em fatores como valores da concorrência, disponibilidade de equipamentos e suas especializações.
Agora é o momento de determinar qual o público que você quer atender: A e B ou C e D. A partir daí fica mais fácil definir uma estratégia.
Por exemplo, você conseguirá melhor atingir ao público de trabalhadores e seus dependentes montando um consultório em um ponto estratégico, como próximo a uma estação de metrô ou de ônibus.
Mas, se você pretende montar um consultório odontológico para atender a classe alta é válido pensar em regiões centrais da cidade e que sejam facilmente acessíveis de carro.
O mais importante agora é pesquisar bem o mercado e entender o que você pode fazer pelos clientes da região. Em seguida, pensar em estratégias de marketing para atingir ao público certo.
A escolha da localização influencia diretamente na concorrência que você enfrentará e na captação de clientes. Por isso, se pergunte: quantas clínicas semelhantes já estão funcionando no bairro escolhido?
Outro ponto que deve ser levado em consideração é onde você mora. Trabalhar perto de casa representa maior qualidade de vida, além de maior dinamismo nos horários de atendimento.
Como exemplificado no tópico anterior, a escolha da localização está relacionada também com a determinação do público. E da mesma maneira, com a modalidade do serviço.
Por exemplo, se você pretende investir na especialização em ortodontia, em que a maior parte do público é infanto-juvenil, vale a pena estar próximo à escolas. Assim, os pais podem levar os filhos antes ou depois das aulas e, você sabe que, por ali sempre terá uma grande clientela.
Com o espaço definido, é o momento de preparar o consultório para chegada dos pacientes. Antes de mais nada, o local deve estar conforme às normas e exigências da Vigilância Sanitária. Esse processo garante segurança aos pacientes e evita o pagamento de multas.
A ANVISA determina alguns ambientes obrigatórios em um consultório odontológico como sala de espera da paciente e acompanhantes e DML (Depósito para Material de Limpeza). Para saber mais sobre todas as normas que devem ser seguidas, acesse o link.
Para montar um consultório odontológico também vale a pena investir na fachada. Isso será importante para atrair novos consumidores devido a visibilidade. Para o interior, é válido contar com ajuda de um bom arquiteto, mas caso orçamento não permita, não se esqueça de pensar tanto na praticidade quanto no design.
Montar um plano de negócios eficaz e condizente com a realidade é importante para avaliação do crescimento do consultório. Isso porque somente por meio de metas e estratégias, será possível acompanhar de perto a efetividade das suas ações.
Portanto, constantemente você deve avaliar se suas práticas de gestão, retorno financeiro, estratégias de marketing digital e atendimento. Para isso, uma boa dica é usar de parâmetros objetivos e de fácil mensuração, como o famoso KPI (Key Performance Indicator, ou Indicador Chave de Desempenho, em português).
Um exemplo de KPI muito usado por consultórios odontológicos é o número de pacientes atendidos por dia. Para colocar em prática você deve observar qual o valor médio de lucro com cada atendimento. Em seguida, determine qual será sua meta mensal de retorno financeiro. Dessa forma, é possível saber quantos paciente, em média, devem ser atendidos por dia.
Dentro do seu plano de negócios você deve definir prazos para bater as metas. Por isso, é importante contar com ferramentas para auxiliar na mensuração de dados, projeção das informações e controle financeiro, como um software odontológico.
Como vimos, para montar um consultório odontológico é preciso mais do que conhecimentos e prática na área de odontologia, aqui noções de empreendedorismo se fazem mais que necessárias.
Por isso, o dentista deve fazer uso da tecnologia para que reduzir as partes burocráticas e melhorar a gestão empresarial. E esse é o papel do software odontológico. Independente da maturidade do consultório, o uso da ferramenta é o caminho certo para que os demais processos funcionem corretamente.
Por meio do sistema é possível realizar toda a gestão do consultório. O software odontológico oferece desde controle financeiro (receitas e despesas), emissão de notas, de boletos até agendamento online para melhorar o relacionamento com o cliente.
A funcionalidade de agendamento online possibilita, inclusive, o agendamento de consultas via Facebook e WhatsApp. O sistema odontológico também avisa automaticamente o agendamento do paciente, assim como, envia alerta próximo a data da consulta.
De forma resumida, é uma solução completa pensada para atender dentistas e solucionar diversos problemas de gestão empresarial.
Então para revisar: você precisa definir quais serão os serviços oferecidos e os diferenciais do seu consultório. Monte um plano de negócios bem detalhado e defina qual público você visa atingir. Escolha a localização ideal e prepare a estrutura e decoração do espaço. Por fim, use a tecnologia a seu favor e tenha sucesso na gestão do consultório.
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