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7 segredos para aumentar as vendas da sua empresa

GESTÃO EMPRESARIAL

Gabriela Vitória Redatora Freelancer
15 min leitura 03/09/2020

O cenário desfavorável da economia forçou as companhias a criarem diferentes maneiras de aumentar as vendas e atrair novos clientes. 


Ainda que a recessão, o desemprego e a desvalorização da moeda possam contribuir para uma queda no faturamento, há sempre um grupo de estratégias que podem ser usadas por empreendimentos de pequeno, médio ou grande porte, a fim de reverter um panorama desfavorável.


As dicas a seguir são independentes entre si. Isso significa que talvez apenas uma delas seja necessária para aumentar as vendas da empresa. Por outro lado, caso você queira tirar proveito de todas, também é bastante recomendável.


Estes são os 7 segredos para aumentar as vendas da sua empresa.

A ordem das indicações abaixo se apresenta de maneira aleatória, e devem ser implementadas de acordo com a necessidade da sua companhia. É necessário ainda considerar a sua disponibilidade em investir tempo e recursos financeiros em cada etapa, com o objetivo de aumentar as chances de sucesso.

  1. Saiba para quem você vende

Este talvez seja o principal segredo para aumentar as vendas da empresa. Sem conhecer o público-alvo do seu produto ou serviço, será impossível criar soluções para eles. Com menos atributos sob medida, é muito provável que a sua clientela comece a buscar o atendimento do concorrente para satisfazer certas demandas. Para descobrir quem é o seu consumidor, é preciso saber:


  • A faixa-etária dos clientes;

  • A região onde vivem;

  • O poder aquisitivo desse público;

  • Como estes consumidores se comunicam;


O melhor de tudo é que você pode executar esta estratégia sem gastar muito dinheiro. Todos os dados citados acima podem ser anexados em seu banco de dados por atendimento telefônico, e-mail marketing, consulta presencial ou até mesmo pelo WhatsApp, quando o aplicativo é usado de modo profissional.

  1. Treine sua equipe

Uma venda é muito mais do que apenas a troca comercial entre a parte que oferece o produto ou serviço e aqueles que demandam. É uma relação baseada na confiança. Nenhuma empresa, independente do setor, conseguiu aumentar as vendas de maneira considerável sem investir no treinamento de sua equipe.


A primeira providência necessária é fazer com que todos os responsáveis pelas vendas de sua companhia tenham conhecimento profundo sobre seu empreendimento. Afinal, se a venda nada mais é do que o exercício da empatia, e que envolve dois lados, é fundamental que a parte mais interessada em concretizar o negócio passe tranquilidade ao oferecer os benefícios daquela oferta.


Somente através de uma estratégia unificada, em que todos saibam apresentar com muita segurança as vantagens para o consumidor, será possível ver um resultado satisfatório quanto ao faturamento.

  1. Comece agora a investir em marketing digital

Em um mercado tão competitivo, só há uma certeza. Se você não está presente nas plataformas digitais, o seu concorrente está. A sua presença online deve ser guiada principalmente pelo comportamento do seu consumidor. 


Dedicar mais tempo as mídias digitais, como Instagram, Facebook e YouTube, não só faz aumentar as vendas da empresa como também eleva a sua chance de relacionamento com o público-alvo.


Procure produzir de maneira constante um conteúdo atrativo, e que seja realmente relevante, tanto para os clientes como para sua companhia. Essa estratégia deve ser encarada como um trabalho a longo prazo. 


Por isso, continue a frequência dela mesmo que, no início, poucos clientes façam alguma interação. Com o tempo, você irá perceber que a sua audiência crescerá de maneira orgânica e sustentável, capaz de gerar novos leads e oportunidades de negócios.

  1. Estude a concorrência

Ao conhecer bem os seus concorrentes, isso não significa que você deve copiar as estratégias deles. Na verdade, é exatamente o oposto. Por vezes, um concorrente seu pode investir em um público de renda mais alta, por exemplo. 


Talvez seja a sua hora de colocar todas as suas forças em clientes com menor poder aquisitivo, mas que ainda desejam consumir produtos e serviços de qualidade. É preciso ficar atento ainda aos erros que outras empresas do mercado possam cometer. 


Baseado nessas informações, você pode rapidamente mudar a sua estratégia e conseguir aumentar a vendas justamente ao explorar os pontos fracos dos outros players do seu segmento.

  1. Amplie a diversidade das suas soluções

Para este segredo, vamos usar um exemplo muito famoso. A Apple, gigante de tecnologia americana, passou quase duas décadas oferecendo basicamente um único produto, os computadores pessoais (PC). Durante muito tempo, eles reinaram absolutos na casa das pessoas e também nos escritórios ao redor do mundo.


Para a Apple, parecia muito fácil se manter apenas com o seu produto campeão de vendas. A sorte é que Steve Jobs conseguiu antecipar o movimento da indústria, e percebeu a tempo que firmas como Motorola e Nokia estavam aumentando o faturamento. Além disso, atraiam um público cada vez mais jovem.


De produtora de PCs, a companhia californiana se tornou uma das maiores fabricantes de smartphones do mundo, mesmo que essa não fosse sua expertise inicial. A proposta não é transformar o seu negócio em uma indústria bilionária, como fez Jobs. E, sim, perceber como criar soluções em termos de produtos e serviços para os seus clientes possam aumentar as vendas da empresa.


Seu restaurante vende sanduíches? Por que não oferecer alimentos vegetarianos? 


Sua livraria vende apenas livros? Por que não criar um espaço para eventos ou até mesmo uma mini cafeteria?


As possibilidades são infinitas.

  1. Novos parceiros geram novos negócios

A pandemia causada pelo novo coronavírus surpreendeu quase todos os mercados, independente do porte, país ou área de atuação. Em momentos tão desfavoráveis, criar parceiras é uma excelente oportunidade também para aumentar as vendas


Para margem, restaurantes que se associaram aos aplicativos de delivery chegaram a ter uma alta nas entregas em domicílios de até 400%. 


Por outro lado, com a retomada do comércio de rua, livrarias se uniram a algumas editoras, e assim combinaram de realizar lançamentos de livros primeiro nas lojas de bairro, e só depois nos grandes portais de e-commerce.


Não há uma fórmula exata para parcerias, porque isso vai depender muito do seu empreendimento. A única certeza é que elas, sim, podem ser executadas em qualquer mercado, e com grandes chances de sucesso na operação.

  1. Invista em automação

Dentre todas as vantagens da automação para aumentar as vendas, pode-se citar duas principais: aumento da produtividade e redução do ciclo de vendas. 


Por exemplo, utilizar um ERP (software de gestão empresarial) permite um melhor aproveitamento do tempo de toda a equipe, já que diversas tarefas passam a ser integradas e automatizadas


Dessa forma, a eliminação de demandas repetitivas permite que o time tenha mais tempo para se dedicar a estratégias de fechamento de vendas. Além disso, funcionalidades desse tipo de software, como controle de vendas, permite um melhor acompanhamento dos resultados e efetividade das ações. 


Outro recurso fundamental é o acompanhamento do fluxo de caixa. Afinal, somente por meio de um bom controle financeiro é possível entender a saúde financeira do empreendimento e definir quais decisões devem ser tomadas para melhorar os resultados.


Em relação a redução do ciclo de vendas, o software CRM tem um papel fundamental. Esse sistema aproxima a empresa do consumidor, desenvolvendo uma relação de confiança. Saiba mais sobre por que adotar um ERP e CRM na sua empresa!


Use os segredos acima e descubra novos pelo caminho.

A jornada para aumentar as vendas da empresa é longa, com inúmeros desafios e que faz parte do dia a dia de qualquer negócio. O importante é ter em mente que só desta forma é possível alcançar bons resultados e o faturamento que você tanto deseja. 


Os segredos acima são apenas alguns, entre tantos outros, que podem ser usados para alavancar os números de sua companhia. Invista em conhecimento, acredite em sua equipe, e só assim os bons frutos do seu trabalho aparecerão naturalmente.


Por Pedro Ribeiro - redator da AmoCRM, parceiro do Simples Agenda