Simples Agenda Blog para pequenas empresas

Como escolher o melhor software para consultório odontológico

ODONTOLOGIA

Gabriela Vitória Redatora Freelancer
12 min leitura 17/09/2020

Buscar o equilíbrio entre fornecer um bom atendimento ao paciente e gerenciar um consultório odontológico nem sempre é uma tarefa fácil, não é? Por isso, muitos profissionais têm investido na escolha do melhor software para consultório odontológico.

Afinal, como você já sabe, essa ferramenta facilita o relacionamento com os pacientes ao mesmo tempo em que ajuda a otimizar a gestão de qualquer negócio. Mas existem dezenas de opções de softwares de gerenciamento odontológicos disponíveis no mercado. Saber qual é o melhor é um grande desafio.

Para ajudá-lo a decidir aqui estão algumas dicas sobre como escolher o melhor software para a sua clínica. Vamos lá?

O que é software odontológico?

Antes de tudo, você realmente sabe o que é um software odontológico e para que ele serve? O software para consultório odontológico é uma ferramenta que ajuda dentistas e gestores de consultório odontológico a lidar com as funções comerciais e operacionais de uma clínica.

Essas funções podem incluir tarefas do dia a dia, como agendamento de consultas, comunicação com os pacientes, controle de estoque e acompanhamento das finanças. Assim, a ideia por trás do software é tornar a gestão de consultório dentário mais fácil.

Bem como melhorar a experiência do cliente, pois algumas funcionalidades do software impactam diretamente no atendimento. Por exemplo, o agendamento online permite que os pacientes possam marcar um horário a qualquer hora do dia sem precisar esperar o consultório abrir.

Sem contar que alguns softwares permitem armazenar dados dos pacientes que podem ser utilizados para uma estratégia de fidelização. Ou, até mesmo, para a oferta de serviços complementares. Tudo para melhorar a satisfação do cliente. Mas o que um bom software para consultório odontológico tem? Veja a seguir.

Como escolher o melhor software para consultório odontológico?

Veja o que levar em consideração na hora de escolher o melhor software para consultório odontológico:

Adquira um software com funcionalidades essenciais para a sua clínica

Cada sistema de software odontológico oferece recursos diferentes. Por isso, o primeiro passo é escolher aquele que atenda às necessidades da sua clínica odontológica. Para isso, faça uma lista das funcionalidades essenciais que podem ajudar o seu negócio.

Procure por um sistema online

Ao escolher um software para consultório odontológico analise a capacidade de acessar seus dados online. Pois, assim, você não precisa instalá-lo nas máquinas da clínica e pode acessá-lo em qualquer dispositivo móvel com apenas alguns cliques.

Veja se o fornecedor oferece um período de teste grátis

Outro recurso obrigatório em seu software é um período de teste grátis. Pois essa é uma forma de conhecer o produto. Ou seja, saber se ele realmente entrega aquilo que promete. Então, faça um teste gratuito e tome uma decisão baseada na experiência.

Escolha uma ferramenta com uma interface intuitiva

Como várias pessoas da equipe podem ter acesso a essa ferramenta, é importante que ela seja fácil de uso. Caso contrário, pode haver frustrações com ela no futuro e isso acaba impactando negativamente na rotina de trabalho.

Confira se os recursos extras podem ser úteis algum dia

Quando você começar sua busca por um software perceberá que muitos deles oferecem recursos além do que aqueles que você precisa no momento da contratação. Porém, algum dia eles podem ser úteis para você. Então, pense nessa possibilidade na hora da sua escolha.

Dê preferência para aqueles que oferecem suporte e atendimento

Os softwares de gerenciamento odontológico oferecem diversos recursos, não é? Mas de nada adianta se você não souber como usá-los. Se isso acontecer quem vai orientá-lo? Por isso, ter uma equipe que ofereça suporte e atendimento é essencial.

Aposte em ferramentas escaláveis

Seu software também deve ser capaz de suportar o crescimento da sua clínica. Pois à medida que a sua clínica cresce, ela vai precisar de mais funcionários e as tarefas vão ficando cada vez mais complexas. Com isso, você precisa de uma solução que ofereça a possibilidade de fazer upgrade nos planos sem complicação.

Avalie o custo-benefício do software

Outro fator importante na hora de avaliar um software para consultório odontológico certamente é o custo-benefício, não é? Muitos fatores podem interferir nisso, como as funcionalidades disponíveis e se o servidor é baseado em nuvem. Então avalie cada detalhe e veja se vale a pena adquirir o software.

Por que o Simples Agenda deve ser o seu software odontológico?

O Simples Agenda é uma solução completa para gestão de consultório odontológico na nuvem. Ou seja, ele pode ser usado em qualquer dispositivo móvel - notebook, smartphone e tablet - e computador. Basta ter acesso à internet.

Esse é um dos motivos que o torna o melhor software para consultório odontológico. Ele oferece uma variedade de recursos essenciais e extras em uma interface intuitiva que torna a gestão super fácil. Dentre as principais funcionalidades do Simples Agenda, destacam-se:

  • agendamento online;
  • aviso via WhatsApp;
  • envio de SMS;
  • ficha de evolução;
  • controle de salas e equipamentos;
  • cálculo de comissões;
  • controle de vendas;
  • controle de estoque com importação de XML;
  • controle de contas a pagar e a receber;
  • controle de fluxo de caixa;
  • emissão de carnê de pagamento e boletos bancários;
  • migração de dados para o Simples Agenda;
  • e muito mais.

Se você tiver dificuldades em utilizar algumas dessas funcionalidades, não se preocupe. Pois o Simples Agenda conta com vídeos explicativos que demonstram como usá-las e uma equipe de suporte pronta para atendê-lo e ajudá-lo sempre que precisar.

O Simples Agenda ainda fornece um período de teste gratuito. Você tem 35 dias para experimentar grátis esse software para consultório odontológico e, assim, ter certeza de que fez a escolha certa. Ele é uma ferramenta escalável que permite fazer um upgrade nos planos à medida que seu negócio crescer sem precisar investir em novos softwares.

Não há dúvidas de que escolher o melhor software para consultório odontológico é indispensável. Pois vai facilitar muito a gestão da sua clínica e impactar positivamente no atendimento ao paciente, não é? Esperamos que nossas dicas possam ajudá-lo nessa escolha.

Aproveitamos para convidá-lo a conhecer o Simples Agenda e descobrir como nosso software odontológico pode ajudar o seu consultório a ter sucesso.