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Como criar um plano de expansão para minha empresa

EMPREENDEDORISMO

Gabriela Vitória Redatora Freelancer
16 min leitura 22/09/2020

Se você é um empreendedor, "expansão de mercado" ou "expansão da empresa" são as frases que movem um dos seus principais interesses. Independentemente de quais sejam seus objetivos, quer estejam eles envolvidos com aumento das cifras, conquista de novos mercados ou mesmo os projetos mais altruístas, esse é o desafio que te proporcionará dar o próximo passo e chegar mais longe.

Em síntese, expansão empresarial pode ser feita de diversas formas, desde a oferta de novos produtos e serviços, a abertura de uma filial da empresa em outro local, a adição de franqueados, a conquista em novos mercados, a fusão ou aquisição de outro negócio, dentre outros.

Todavia, o desafio da expansão sempre está acompanhando de importantes reflexões. As principais dentre elas são, primeiramente, descobrir qual o momento certo ou ideal para expandir seu negócio e qual é a melhor forma de planejar e executar os projetos de expansão da empresa. Pensando em te auxiliar nessa jornada, elaboramos este artigo para fornecer informações e insights importantes para você optar pelas melhores opções. Confira.

A importância do planejamento no sucesso da expansão da empresa

Na medida em que os seus sonhos de crescimento empresarial se materializam, você deve atualizar o seu plano de negócios. Se você ainda não tem nenhum, comece com a criação do seu plano contendo o maior número de informações relevantes possível. A expansão da empresa exige a projeção de diversos cenários, de modo a proporcionar uma melhor avaliação daqueles mais favoráveis e desfavoráveis ao seu negócio.

Além disso, você pode incluir no seu planejamento as pesquisas de mercado mais recentes, que são protagonistas na hora de escolher o melhor local, produto, serviço ou público-alvo que você pretende desenvolver suas bases. Por isso, é imprescindível que você conheça seu próprio negócio, de modo a ser relativamente simples descobrir e traçar indicadores que demonstrem o verdadeiro potencial de mercado existente para o seu ramo de atuação.

Deste modo, ao fazer um plano de expansão da empresa, será possível proporcionar um panorama completo para embasar o seu planejamento, minimizando os riscos e assegurando a rentabilidade, margem de lucro e manutenção da relevância social da existência da sua companhia.

Passo a passo para expandir a sua empresa

Ao elaborar um plano de expansão empresarial, é crucial que você tenha metas específicas a serem atingidas. Para impulsionar a sua organização, há alguns itens que são fundamentais para iniciar o seu planejamento, de forma bem sintetizada e prática. São elas:

1. Obtenha o capital necessário para expandir

Se você acredita que o crescimento de uma empresa advém dos próprios lucros, saiba que a sua expansão pode demorar mais a acontecer. Isso porque, nestes casos, é preciso aguardar os meses passarem, calcular a média de geração dos lucros, reinvestir, esperar novamente e, só então, expandir de forma bem lenta e gradual.

Uma solução para essa demora, é contar com linhas de crédito, como o refinanciamento de veículo, para alavancar e acelerar o processo de crescimento do negócio. Qualquer empreendedor precisa colocar na ponta do lápis os recursos que precisa obter para o crescimento de sua empresa. Por isso, consulte e compare as diferentes linhas e instituições que oferecem crédito.

Analise com calma os critérios práticos, tais como o valor mínimo e máximo do empréstimo, qual a carência para início dos pagamentos e qual o prazo de parcelamento. Além disso, não se esqueça de ficar atento com os valores das taxas de juros, o índice de correção das parcelas e se, possível, opte pelo refinanciamento de bens para ajudar a encontrar as melhores condições.

Veja mais dicas de como controlar e melhorar o capital de giro.

2. Entenda a situação da sua empresa

Se você ainda não institucionalizou todos os processos da sua empresa (contratações, contas, organização, fluxo de caixa), é preciso voltar essa etapa e regularizar todas essas questões. Apenas com uma visão clara da saúde financeira do seu negócio será possível ser bem-sucedido em um plano de expansão da empresa.

Tenha registros de todas as operações específicas, como previsão de despesas, projeção de vendas, faturamento mensal ou quinzenal, vendas entre outras informações. Com base nelas, mensure o tamanho do seu plano negocial de crescimento.

3. Defina os objetivos e planeje-se financeiramente

Para que o seu projeto de expansão empresarial seja plausível, você deve contar com um bom plano, criteriosamente definido e com objetivos possíveis e realizáveis. O mais importante é que seus objetivos estejam alinhados com o seu planejamento estratégico. 

Por isso, tenha bem claro quais são os resultados econômicos e financeiros esperados, bem como qual a origem dos recursos que serão necessários para promover a execução da sua a estratégia.

4. Analise o mercado

Como vimos, as análises de mercado são essenciais para direcionar o rumo dos seus objetivos. Mas lembre-se, as pesquisas não devem limitá-los. Tenha como parâmetro norteador análises como a SWOT, PEST para que os seus projetos continuem com a relevância que todo empreendedor almeja para ser uma das empresas em crescimento constante.

5. Faça um bom plano de comunicação e marketing

O marketing é o setor responsável por determinar qual é o alcance do seu plano de expansão da empresa. Por isso, definam em conjunto qual é o número de clientes que a empresa pretende conquistar com a expansão. Seja criterioso e detalhista, implementando métricas que sejam possíveis de serem acompanhadas e revisadas, caso necessário.

6. Invista em um bom relacionamento com os clientes e com seu time

Sem dúvidas, desenvolver um bom relacionamento com seus clientes, prestadores, promotores e todos os profissionais envolvidos na cadeia negocial é um dos principais fatores de sucesso de quem pretende realmente saber: como expandir minha empresa?

Tenha um cuidado especial com o bem estar da sua equipe, para mantê-los engajados e comprometidos com o plano que você montar.

Lembre-se, não é necessário ser inconveniente ou permissivo, mas preze sempre por cultivar bons relacionamentos, em todas as ocasiões. Seus clientes estão espalhados em todos os lugares.

7. Determine como será essa expansão

Determinar qual a modalidade de expansão da empresa é muito importante, e você pode até mesmo fazer mais de uma por vez, desde que tenha um bom planejamento. Por isso, quer seja por franqueamento, variação de produtos, abertura de novos espaços, aumento da equipe ou conquista de novos mercados, seu negócio prosperará com um planejamento bem elaborado e executado.

8. Revise o plano e mantenha um acompanhamento dos resultados

Depois de cumprir todas as etapas acima, é hora de revisar o seu plano, incluindo os riscos e possíveis fatores que podem complicar a execução do seu projeto. Não se esqueça de preestabelecer uma rotina de acompanhamento, de modo que seja possível alinhar qualquer ajuste necessário no caminho.

9. Faça uso de ferramentas tecnologicas

Como vimos até aqui, expandir o empreendimento não é uma missão fácil. Por isso, uma dica é contar com o suporte de ferramentas tecnológicas que influenciam tanto na produtividade quanto na organização da empresa. 

Para tal, um ERP - software de gestão empresarial - merece destaque. Esse tipo de sistema é pensado para otimizar a grande maioria dos processos de gestão dentro um empreendimento. O software é capaz de substituir o uso de planilhas automatizando e integrando processo. As funcionalidades vão desde controle de vendas até completo controle financeiro e fluxo de caixa.

Saiba mais sobre o que é um ERP e o que ele pode fazer pela sua empresa.

Expansão da empresa: alinhe seu propósito com o seu planejamento para obter os melhores resultados

Falar de empresas em crescimento significa o mesmo que dizer empresas em constante planejamento. Não é possível crescer de forma desordenada e sem propósito. Por isso, reveja todas as orientações e comece agora mesmo a colocar em prática a elaboração e execução do plano de expansão da empresa e o crescimento que almeja.