Simples Agenda Blog para pequenas empresas

O que é sistema para fotógrafos e porque contratar?

GESTÃO EMPRESARIAL

Gabriela Vitória Redatora Freelancer
14 min leitura 23/10/2020

Clientes para encontrar, prazos para conciliar, faturas para pagar, fotos para tirar... são muitas as tarefas para você administrar, não é? Diante dessa rotina agitada, muitos fotógrafos têm buscado várias alternativas para melhorar a gestão do seu negócio, como um sistema para fotógrafos. Mas, você sabe o que é sistema para fotógrafos?

É uma solução que ajuda os profissionais a gerenciar melhor o seu negócio através de agendas online, envio automático de e-mails, controle financeiro, emissão de boletos bancários, dentre outros recursos, para que possa se concentrar mais na construção de relacionamentos com seus clientes.

Quer saber mais sobre o assunto? Então, continue acompanhando a leitura!

O que é sistema para fotógrafos?

Um sistema para fotógrafos é um software de gestão empresarial amplamente utilizado por esses profissionais, independente do seu ramo de atuação, para melhorar o gerenciamento do seu estúdio de fotografia através do controle correto das finanças.

Para isso, ele conta com recursos como fluxo de caixa, contas a pagar e a receber, emissão de nota fiscal, emissão de boletos bancários e carnês de pagamento. Como o mercado se tornou cada vez mais cheio de opções, hoje podemos encontrar alguns sistemas com funcionalidades extras.

Funcionalidades essas que permitem gerenciar melhor outras partes do seu negócio, como o atendimento ao cliente. Por exemplo, alguns sistemas para fotógrafos contam com agendamento online para estúdio fotográfico. Assim, os clientes podem agendar seu próprio horário quando quiserem.

Para tanto, basta o fotógrafo disponibilizar em seu site ou redes sociais uma agenda com os horários disponíveis e o próprio sistema faz o controle de marcação. Ainda envia lembretes automaticamente para confirmar a sessão de fotos sem que seja necessário entrar em contato individualmente com cada cliente.

Assim, a ideia por trás do software de gestão para fotógrafos é facilitar as tarefas administrativas desses profissionais ao mesmo tempo em que melhora a experiência do cliente. Como resultado, a empresa é capaz de manter-se financeiramente saudável e competitiva no mercado.

 Quais são os principais recursos de um sistema para fotógrafos?

Veja quais recursos não podem faltar em um bom sistema para fotógrafos:

Emissão de boletos bancários

O boleto bancário é uma das formas de pagamento mais utilizadas pelos consumidores, tornando-se, assim, uma boa estratégia para atrair mais clientes. Por isso, ele se tornou indispensável para as empresas. Dessa forma, um bom sistema para fotógrafos deve oferecer esse recurso.

Controle de estoque

Outro recurso essencial de um bom sistema para fotógrafos é o controle de estoque com importação de XML. Pois ele permite simplificar a gestão do seu estúdio ao reunir todas as informações necessárias para a compra de produtos. Afinal, a má gestão do estoque pode comprometer a saúde financeira do negócio e também a prestação de serviço.

Agendamento online

Por que continuar marcando e remarcando clientes manualmente quando um software de gestão para fotógrafos pode fazer isso por você? É isso mesmo. Os melhores sistemas para fotógrafos também contam com o recurso de agendamento online para você não perder tempo com essa tarefa.

Gerenciador financeiro

Cuidar da parte financeira de um estúdio não é uma tarefa fácil, não é? Você precisa precificar corretamente seus serviços, registrar o pagamento das sessões e ainda controlar as contas a pagar e a receber. Por isso, um bom sistema para fotógrafo precisa contar com um gerenciador financeiro.

Programa de fluxo de caixa

A má gestão do fluxo de caixa é um dos principais motivos pelos quais uma empresa quebra e em um estúdio de fotografia isso não seria diferente. Para melhorar o fluxo de caixa do seu negócio, é importante que o sistema para fotógrafo também tenha esse recurso.

Emissão de notas fiscais

Vai fechar uma parceria com outras empresas e precisa emitir notas fiscais? Sim! Então, esse é outro recurso que um bom sistema de fotógrafos também precisa ter. No mercado há boas opções de softwares que fazem integração desse recurso com os sistemas de emissão de notas fiscais da prefeitura do seu município.

Controle de contratos

O controle de contratos para fotógrafos é outro recurso essencial em sistema para fotógrafos. Pois é através desse documento que o profissional formaliza os detalhes que foram combinados para evitar aborrecimentos no futuro. Então, não abra mão desse recurso e procure por um sistema que permita anexar fotos e tem assinatura digital.

Por que contratar um sistema para fotógrafos?

Se ainda restam dúvidas sobre porque contratar um sistema para fotógrafos, então, confira a seguir, os principais benefícios dessa ferramenta para seu negócio:

Mais facilidade e menos preocupação

Com um sistema para fotógrafos você pode organizar e otimizar os processos internos, como o agendamento de fotos, a emissão de boletos e de notas fiscais. Tudo de forma prática e rápida. Como todos os recursos estão integrados entre si, não há espaço para erros.

Como assim? Alguns sistemas para fotógrafos permitem importar o XML que o seu fornecedor lhe enviar, atualizando automaticamente a lista de produtos em estoque. Isso garante mais precisão no lançamento das informações no sistema, facilitando o gerenciamento de estoque e a tomada de decisões.

Redução dos custos e de tempo

Um bom sistema para fotógrafos pode ajudar a reduzir custos. Pois, com ele, você economiza na compra de materiais de escritório, como canetas e agendas físicas. Também diminui as despesas com a contratação de atendentes e com a conta do telefone já que o sistema envia lembretes de compromisso automaticamente para os clientes.

Agora imagina quanto tempo você pode economizar ao contratar um sistema para fotógrafo. Esse tempo pode ser dedicado para realizar outras atividades que podem trazer mais rentabilidade para o seu negócio, como cursos profissionalizantes para melhorar a qualidade do seu serviço.

Acessibilidade em qualquer lugar

Os sistemas para fotógrafos que armazenam dados em nuvem permitem que você possa acessar as informações do seu negócio a qualquer momento. Para tanto, basta apenas ter acesso à internet. E, assim, com apenas alguns cliques você pode administrar seu negócio remotamente.

Muitos desses sistemas online oferecem aplicativos ou os sites são adaptados para o móbile. Dessa forma, você pode acessar a sua conta a partir de um smartphone Android ou iOS, o que permite realizar as suas tarefas em movimento.

Maior satisfação do cliente

Para se destacar no mercado de fotografias é preciso entregar mais do que boas fotos. O profissional precisa oferecer também um atendimento de qualidade com foco no encantamento do público. Isso pode ser feito com a facilidade na marcação da sessão de fotos através do agendamento online.

Ou na disponibilização de diferentes formas de pagamento. Até mesmo, na entrega final do trabalho. Pois com uma rotina organizada e simplificada, o cumprimento dos prazos acordados não será afetado. Tudo isso gera uma maior satisfação no cliente.

Agora que você sabe o que é um sistema para fotógrafos não restam dúvidas de como ele pode ajudá-lo a melhorar a gestão do seu estúdio, a atender bem o seu público e a manter seu negócio competitivo no mercado de fotografias, não é?

Aproveitamos para convidá-lo a conhecer o Simples Agenda e descobrir como nosso sistema para fotógrafos pode ajudar o seu estúdio a ter mais sucesso. Teste grátis por 35 dias sem compromisso!