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Marketing para fotógrafos: 5 primeiros passos

EMPREENDEDORISMO

Gabriela Vitória Redatora Freelancer
15 min leitura 27/10/2020

Falamos muito por aqui sobre a gestão de atendimento e gestão financeira, que são fundamentais para qualquer fotógrafo conseguir cumprir prazos e manter a qualidade do atendimento. Mas, hoje, te ajudaremos a desenvolver estratégias para conquistar novos clientes e garantir o sucesso do seu trabalho.


O marketing para fotógrafos consiste em fazer com que o seu trabalho alcance potenciais clientes de forma orgânica ou paga. Isso significa estar mais acessível para que os clientes certos encontrem o seu serviço na hora que procurarem por um fotógrafo e que tenham o desejo de fazer fotos com você.


Se você não sabe por onde começar, não se preocupe: neste artigo vamos te ensinar como conseguir clientes na fotografia a partir de 5 passos que vão transformar os seus resultados.

Os 5 primeiros passos para o marketing para fotógrafos

O marketing para fotógrafos é algo muito abrangente: vai desde a construção de um bom relacionamento com fornecedores e satisfação dos clientes, até a estruturação de ações para a divulgação. Preparado para começar?! Então acompanhe os 5 passos a seguir!

Passo 1: Crie um site para fotógrafos

No seu site para fotógrafos você vai precisar estar atento ao layout (ou formato). Ele precisa atender à sua necessidade de expor o portfólio de maneira prática e também ter um espaço visível para expor seus dados de contato. Assim, o usuário poderá conhecer o seu trabalho e entrar em contato facilmente. 


Um site vai melhorar a comunicação com os seus potenciais clientes, além de permitir que você crie anúncios fora das redes sociais, por exemplo, anúncios no Google, Bing, Yahoo ou outros. Outra vantagem é garantir um espaço permanente e seguro na internet, independente de plataformas de terceiros, como as próprias redes sociais.


Logo, o site será sempre um cartão de visitas e também uma ponte de contato, além de ser um facilitador para que seus clientes te encontrem pela internet. Para que o seu site tenha um desempenho ainda melhor nas plataformas de busca, sem que você precise anunciar, procure trabalhar bem as palavras-chave do seu ramo na fotografia, otimizando as páginas e produzindo conteúdo.

Passo 2: Tenha presença nas redes sociais

As redes sociais são um espaço muito valioso para você conseguir alcançar novos clientes. O Facebook e o Instagram são os mais populares, mas é importante estar presente também no Pinterest, que é uma plataforma exclusiva para imagens de alta qualidade e isso vai beneficiar o seu trabalho.


Para ter uma presença efetiva nas redes sociais é preciso publicar constantemente e expor conteúdos interessantes para o seu público, que certamente te seguirá com a expectativa de conhecer melhor o seu trabalho. 


Você precisa ser visto para ser lembrado e precisa estar onde o seu cliente está. O número de usuários ativos no Instagram passa de 2 bilhões, por exemplo. É uma rede que impacta muitas pessoas. Logo, ignorar esta rede social é algo que pode prejudicar muito a aquisição de novos clientes. Especialmente, porque os seus concorrentes também estarão lá.


Então, regrinhas básicas para ter presença marcante nas redes sociais:

  • tenha constância nas suas publicações;

  • produza conteúdos relevantes;

  • interaja com seus clientes pelos comentários e mensagens;

  • faça conteúdo atraente e use todos os recursos das plataformas para alcançar clientes (hashtags, localização, stories, feed, IGTV, reels por exemplo);

  • estimule o engajamento com publicações comunicativas e nos horários certos.

Passo 3: Crie networking

Além de frequentar eventos importantes no meio da fotografia, é importante estar presente nos perfis das empresas relevantes para o seu segmento. Por exemplo: se você é um fotógrafo especializado em newborn, por que não procurar uma parceria com uma empresa que produz roupas e fantasias para bebês?


O objetivo do networking é encontrar parcerias rentáveis para o seu trabalho. Além disso, é uma grande oportunidade para falar com os seguidores dessas outras marcas, uma vez que vocês podem compartilhar do mesmo público. Negocie publicações nos perfis dessas marcas parceiras e vice-versa. Logo, será mais fácil levar a sua marca a pessoas que precisam do seu trabalho, mas ainda não o conheciam.


Entenda que é muito importante escolher empresas que, de fato, complementam o seu serviço. Escolher parcerias apenas para se expor, pode não atrair clientes, além de gerar custo desnecessário. 


E tem mais: parcerias sem sentido podem fazer com que a sua página perca engajamento e seguidores. Algo muito ruim para a sua relevância e alcance orgânico (não pago) na rede. Por isso, tenham cuidado em todas as estratégias que forem aplicadas. O uso correto pode trazer grandes resultados.

Passo 4: Faça anúncios

Deve te dar um certo arrepio, quando falamos em anúncios, só pelo fato de você fazer um investimento financeiro para anunciar nas redes sociais ou em outras plataformas. Mas, não há motivos para receio. Os anúncios são usados para driblar o baixo alcance orgânico das plataformas como Instagram e Facebook.


Além disso, é possível fazer uma boa segmentação do público e levar o seu trabalho somente até a pessoas que tenham o perfil que você visa atingir. Também é uma forma eficiente de se expor para os clientes certos que pesquisarem pelo seu serviço nas plataformas de busca, como Google, Bing ou outros.


A notícia boa é que você sempre terá controle do valor investido. Isso porque tanto para as redes sociais, quanto para anunciar em plataformas de busca, como o Google, é você quem determina qual é o valor máximo que deseja pagar pela campanha ou diariamente.


Outra vantagem é que você consegue acompanhar online o desempenho da campanha. Assim, é possível para fazer as otimizações necessárias na sua segmentação de público ou nas próprias imagens ou texto do anúncio criado.

Passo 5: Crie conteúdo relevante

O seu conteúdo precisa ser de qualidade e levar ao cliente o que ele quer e precisa ver. Sim, ele deseja ver seu portfólio, então é importante colocar fotos de seus trabalhos. Só que você deve ir além, fazer mais do que os concorrentes já fazem nas redes sociais. 


Preocupe-se em explicar como é o seu trabalho, como você se preocupa com a qualidade do serviço que você presta e vá além. Mostre seus conhecimentos e habilidade com a fotografia e convença o seu cliente da sua capacidade de prestar um bom trabalho.

Uma dica é pegar depoimento dos seus clientes satisfeitos para passar mais credibilidade para seus futuros clientes.

A dica de ouro: a experiência do cliente

Para que a experiência do cliente seja verdadeiramente positiva é preciso mais do que entregar boas fotos. Desde o primeiro contato até o pagamento do trabalho, o cliente deve ser surpreendido. Isso é marketing. Para tanto, é preciso investir numa boa organização interna dos processos e proporcionar variadas formas de pagamento para o consumidor.


Para tal, além de seguir os passos aqui descritos, faça uso de softwares de gestão, busque ferramentas que otimizem o atendimento (como o agendamento online), e tenha um bom controle das finanças. E para conseguir clientes na fotografia, o marketing para fotógrafos é algo que vai te ajudar muito nessa missão. Veja como criar seu site agora mesmo.


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