Simples Agenda Blog para pequenas empresas

7 passos para abrir seu studio de pilates

PILATES
Gabriela Vitória
Redatora
16
min leitura

Abrir um studio de pilates exige muito estudo e planejamento. A grande maioria dos profissionais que decidem montar esse tipo studio também são responsáveis por ministrar as aulas, logo, o trabalho é dobrado. 


A boa notícia é que o pilates tem se popularizado cada dia mais, sendo praticado, inclusive, por grandes artistas. Por isso, se você tem afinidade na área e pensa em abrir o seu próprio studio de pilates, esse pode ser o momento certo.


Para te ajudar nesse processo, preparamos algumas dicas de como abrir seu studio de pilates. Ah! Mas, antes de começarmos, é válido lembrar que não existe uma fórmula secreta para o sucesso, o objetivo aqui é te guiar pelo caminho certo. Preparado?! Então, vamos ao texto.

  1. Crie um plano de negócios

O plano de negócios é um documento criado pelo gestor para obter uma visão completa sobre a empresa e o mercado. Além disso, o plano deve incluir a questão financeira (todo o investimento necessário e qual o lucro almejado), as estratégias para crescimento e os objetivos da empresa. 


Tudo isso é importante para avaliar a viabilidade do empreendimento e evitar erros de gestão. Por isso, para criar um bom plano é necessário realizar uma pesquisa de mercado e se atentar para dois fatores principais: qual a demanda pelo serviço na região escolhida? Qual a minha concorrência?


Para isso, antes de abrir seu studio de pilates, comece com uma pesquisa na internet e mapeei os concorrentes da região, conhecendo mais sobre cada um. Já na hora de conhecer mais sobre os moradores da área é válido conversar com outros profissionais do bairro para entender mais sobre a demanda da população. 


  1. Procure pelo imóvel certo

É preciso definir uma localização estratégica. Para tal, uma boa dica é avaliar, primeiramente, qual o público que você deseja atingir. Isso porque a localização influencia nos possíveis clientes do seu studio de pilates.


Regiões próximas de academias, clínicas médicas, partes centrais da cidade ou bairros de média e alta classe são boas regiões para abrir seu studio de pilates. Além do mais, valorize também bairros que oferecem fácil acesso e, se possível, que tenham estacionamento.


Além disso, o  imóvel deve apresentar infraestrutura compatível a montagem de um studio de pilates. Dessa forma, o ideal é que o espaço tenha entre 40 e 120 metros quadrados, aproximadamente. Mas, como, geralmente, as turmas são pequenas, o ambiente não precisa ser muito grande.

A partir daí, entende-se a importância de avaliar bem a localização para o sucesso do seu studio de pilates. Por isso, antes de fechar negócio, considere o público que você visa atingir, a concorrência da região, as condições do imóvel e a acessibilidade do bairro.

  1. Faça um bom planejamento financeiro

Montar um studio de pilates não é barato, portanto, para evitar surpresas na conta, faça um bom planejamento e controle financeiro. Mas, de quanto preciso para montar um studio de pilates?


O valor do investimento inicial pode variar muito de acordo com a localização e a capacidade do espaço. Mas, segundo o SEBRAE, o investimento em um studio de pilates com cerca de 60 metros quadrados e capacidade para 20 clientes, pode ultrapassar 70 mil reais.


Afinal, para abrir um studio de pilates você precisará investir na reforma e adaptação do espaço, legalização do empreendimento, móveis para composição dos ambientes, equipamentos e acessórios, além de precisar de um capital de giro.


A boa notícia é que a lucratividade chega a 60%, assim, com o controle financeiro correto é possível ter bom retorno financeiro ao abrir um studio de pilates.

  1. Regularize seu studio de pilates

Antes de mais nada, é preciso que o fisioterapeuta responsável por ministrar as aulas do studio de pilates esteja em dia com a anuidade do CREFITO. Além disso, é importante ter a sua Carteira Profissional, seja essa temporária ou definitiva.


Os demais passos envolvem a abertura legal do studio de pilates. Nessa etapa é útil contar com a ajuda de um contador. Você precisará realizar a abertura do CNPJ, obtenção da inscrição municipal, realizar o Cadastro Municipal na Vigilância Sanitária, entre cumprir diversas outras exigências.

  1. Adquira todos os equipamentos e acessórios necessários

Por mais que seja possível realizar apenas Pilates Solos no seu studio, o uso de equipamentos é importante para proporcionar aulas completas e aumentar a satisfação dos alunos. Para começar, os equipamentos básicos costumam ser: mobile, cadillac, reformer, barril e cadeira.


Mas, se prepare, pois o valor de investimento pode ultrapassar 17 mil reais. Já para comprar acessórios o gasto inicial é bem menor, em torno de 3 mil reais. Os acessórios mais comuns são AT, Fit Ball, Tonning Ball, Magic Circle, faixa elástica, entre outros.


Contudo, é válido pesquisar bem antes de comprar, uma vez que valor dos equipamentos e acessórios podem variar bastante de uma empresa para outra. Mas, avalie também a qualidade dos materiais visando a segurança dos seus pacientes. Por fim, não se esqueça de preparar uma bela recepção e caprichar na decoração do espaço.

  1. Invista em divulgação

Considerando o alto investimento financeiro para abrir seu studio de pilates e os gastos para manutenção do espaço, percebe-se a importância de buscar novos clientes o quanto antes. Para isso, o investimento em marketing digital também deve entrar na conta.


Comece com uma boa divulgação nas redes sociais, faça fotos do seu studio, crie um site e desenvolva práticas para que essas informações cheguem até os potenciais clientes. No caso das redes sociais, você pode fazer uma estratégia de mídia paga no começo e apresentar diferenciais do seu studio de pilates.


Já para uma estratégia de marketing digital competente no site você deve criar estratégias de palavras-chaves, principalmente relacionadas com a localização do seu studio. Por exemplo, ?studio de pilates na Pampulha? (um bairro de Belo Horizonte). Assim, os moradores da região ao buscarem por studios próximos de casa, encontrarão o seu.


A medida que o seu studio de pilates for crescendo, invista na divulgação para outras regiões da cidade, por exemplo, ?studio de pilates em Belo Horizonte?. Tal estratégia de divulgação pode ser tanto orgânica quanto paga, por isso, estude bastante sobre o assunto ou contrate um profissional de marketing.


Outra boa dica é fazer uso de uma agenda online. Essa ferramenta permite que o próprio cliente marque o horário no seu studio. Dessa forma, depois de fazer uma boa divulgação do studio, coloque em destaque a sua agenda. Assim, o cliente poderá agendar o horário em poucos cliques. Entenda mais sobre como funciona.


Além do marketing digital, invista também em uma linda fachada e, se possível, em brindes personalizados com a sua marca para os primeiros clientes.

  1. Faça a gestão correta do empreendimento

Uma gestão incompetente é um dos principais fatores que fecham empresas no Brasil. Dessa forma, para manter seu studio de pilates em funcionamento você deve se atentar a detalhes e realizar um rigoroso controle financeiro.


A grande questão é que realizar toda a gestão empresarial e ainda se preocupar com as aulas e crescimento do studio pode ser uma missão complicada. Por isso, é válido contar com a ajuda de ferramentas competentes que automatizam processo e simplificam a interpretação de informações.


Atualmente, a ferramenta mais utilizada é o software de gestão para studio de pilates. É por meio desse sistema que o gestor consegue realizar toda a gestão da empresa, controle de clientes, agendamento de horários, controle financeiro e até mesmo emissão de notas de serviço e boletos.


Isso porque o objetivo principal de um software para pilates é simplificar o gerenciamento do studio, possibilitando que toda a gestão ocorra em um único lugar. Outro ponto importante, é que já existem softwares para pilates com alto custo-benefício, assim, você não precisa realizar mais um grande investimento financeiro.


Dentre eles, o Simples Agenda tem se destacado. Esse software é pensado para colocar seu studio de pilates no topo. Conheça mais sobre os recursos do sistema ou comece já o teste grátis por 35 dias sem compromisso.