Simples Agenda Blog para pequenas empresas

Formas de pagamento: quais oferecer para o meu cliente?

GESTÃO EMPRESARIAL
Gabriela Vitória
Redatora
13
min leitura

Para garantir o sucesso do empreendimento é preciso oferecer aos seus clientes a melhor experiência de compra. Para isso, além de um bom atendimento e produtos/serviços de qualidade, as formas de pagamento disponíveis devem corresponder às necessidades do seu cliente.


Caso contrário, ele acabará procurando a concorrência. Além disso, na hora de determinar os melhores meios de pagamento para a sua empresa é preciso fazer um estudo do fluxo de caixa. Isso porque alguns meios de pagamento não realizam o repasse do valor de imediato.


Por fim, escolher bem quais as formas de pagamento serão disponibilizadas é importante para evitar fraudes e manter a segurança do seu negócio. Para te ajudar nesse processo, separamos aqui tudo sobre o assunto!


Conheça as melhores formas de pagamento e quais escolher para a sua empresa. Acompanhe.


Porque disponibilizar várias formas de pagamento?

Disponibilizar diferentes formas de pagamento na sua empresa é uma necessidade para se manter competitivo no mercado. Afinal, as tecnologias têm evoluído e o cliente exige que o estabelecimento, físico e online, se adapte.  


É bem provável que você tenha encontrado algum estabelecimento que aceitava somente dinheiro e, por não ter o valor na carteira naquele momento, teve que desistir da compra. Essa situação é frustrante tanto para o empreendedor quanto para o cliente.


Portanto, se você quiser alavancar as vendas, precisará oferecer variadas formas de pagamento. Dê preferência para aquelas que são mais requeridas pelo seu público. Por exemplo, oferecer o pagamento em cheque não é mais diferencial, uma vez que está em desuso.

Quais são as principais formas de pagamento?

O mercado contempla diversas opções de formas de pagamento. Mas, na hora de definir quais serão disponibilizadas é preciso colocar na balança os pontos positivos e negativos de cada uma. Conheça agora as principais formas de pagamento.

Dinheiro em espécie 

Ainda que outros meios de pagamento estejam ganhando cada vez mais espaço, o dinheiro em espécie continua sendo muito importante em transações comerciais. Para o empreendedor, as maiores vantagens são o recebimento do valor já no ato da compra e a ausência de taxas.


Todavia, se você ainda oferece somente essa forma de pagamento é certo que tem perdido muitas vendas. Mesmo que o seu empreendimento seja pequeno é preciso diversificar os meios de pagamento. Além disso, acumular muito dinheiro no caixa pode ser perigoso.

Cartão de crédito e débito

Não é nada prático sacar dinheiro o tempo inteiro, assim como, não é seguro andar com a carteira cheia de notas. Por isso, grande parte dos brasileiros são adeptos ao cartão de crédito e débito e empresas que ainda não aceitam esses meios de pagamento, perdem muitas oportunidades.


Prova disso foi uma pesquisa realizada pela ABECS (Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços).Os dados evidenciaram que os brasileiros gastaram R$1,84 trilhão em compras com cartões em 2019. Esse valor representa um crescimento de 18,7% em relação a 2018. 


O que desanima alguns empreendedores é o pagamento das taxas (entre 1 e 5% do valor da venda) mais o valor da compra ou aluguel da maquinha. Além disso, há uma demora para receber os valores da venda: aproximadamente dois dias no débito e um mês para o crédito à vista (quando não há antecipação de recebíveis). 


Mas, mesmo assim, o cartão é uma forma de pagamento imprescindível para o sucesso do seu estabelecimento. Isso porque esse meio de pagamento é requerido pelos seus clientes, portanto, é importante para atrair mais consumidores e proporcionar um aumento das vendas.

Boleto bancário

O boleto bancário também é uma forma de pagamento bem popular, principalmente, em compras online. O cliente pode realizar o pagamento do boleto em uma casa lotérica, no banco ou pelo celular, por meio do internet banking.


Você pode gerar o boleto bancário a partir de um software e as taxas cobradas costumam ser menores do que as taxas de transações com cartão. A desvantagem é que esse meio de pagamento tem um período de compensação de até 3 dias úteis, mas alguns sistemas, como o Simples Agenda, proporcionam a compensação de um dia para o outro.


Veja como gerar boleto de forma simples e rápida.

Transferência 

A transferência bancária é uma forma de pagamento simples, rápida e segura. Alguns bancos ainda cobram taxas em transações, enquanto outros já oferecem a opção de transferência gratuita. Além disso, agora com o PIX, tudo é ainda mais prático.


O PIX é um sistema de transferência de dinheiro e de pagamentos imediatos. Ele permite que as transações sejam realizadas 24 horas por dia todos os dias da semana, inclusive, em feriados. Dessa forma, o cliente pode transferir para você na hora e sem a necessidade de passar os seus dados bancários.


Pagamento online

O pagamento pelo celular tem sido cada vez mais comum em lojas físicas. Dentre os principais exemplos podemos citar: QR code e aplicativos. Muitos clientes têm valorizado essa forma de pagamento por, na maioria das vezes, oferecerem vantagens ao consumidor como desconto e cashback.


Além disso, no caso de e-commerce, você pode contar com a ajuda de intermediadores de pagamento, como Pagar.me, PayPal e PagSeguro. A vantagem é que muitos clientes confiam e já utilizam as ferramentas, mas há cobranças de taxas sobre cada transação.

Como escolher quais formas de pagamento oferecer na sua empresa?

A escolha deve ser baseada nas necessidades dos seus clientes. Por isso, uma boa dica é conversar com o seu público mais fiel e ouvir sugestões e críticas que podem te ajudar. O próximo passo é rever o planejamento financeiro e ver como as formas de pagamento se encaixam na realidade da sua empresa.


Talvez seja necessário rever o preço de alguns produtos ou serviços para compensar os novos gastos. Mas, o mais importante é entender qual é o objetivo de tal mudança: uma estratégia para conquistar novos consumidores e fidelizá-los.

Emita boletos com o Simples Agenda

Para a emissão de boletos no seu estabelecimento é preciso contar com a ajuda de um software que ofereça a emissão rápida e com uma boa taxa. O Simples Agenda oferece a emissão de boletos bancários por apenas R$2,19 e você só paga pelos boletos quitados.


Além disso, a emissão é integrada ao seu controle financeiro, de vendas e contas a receber. Quando o boleto for quitado, automaticamente, o sistema entende o pagamento e marca o boleto como "pago". Tudo muito simples e inteligente. 


Gostou? O teste do sistema é grátis por 35 dias, acesse agora! Ah! E você não precisa cadastrar cartão de crédito nem baixar nenhum aplicativo.