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Dicas de Marketing Digital para clínicas odontológicas

ODONTOLOGIA

14 min leitura 22/12/2020

Como Lotar sua clínica em 2021? A era digital está aí para quem quiser e, se o seu consultório teima em ficar de fora dela, você pode estar deixando muito dinheiro ir embora para o ralo.

 

Seus pacientes procuram por especialistas o tempo todo em seu bairro, sua cidade e o seu consultório não pode mais ficar de fora deixando os concorrentes nadarem de braçada.

 

O Marketing Digital para clínicas odontológicas é uma excelente estratégia para atrair e fidelizar clientes.

 

Isso porque, por meio dele, é possível criar uma imagem mais moderna e confiável para a sua clínica.

 

Em um segmento altamente competitivo, depender somente de indicações é coisa do passado e pode fazer até que a sua clínica feche as portas muito brevemente.

 

Continue a leitura e conheça algumas dicas para alavancar o número de pacientes dentro do seu consultório sem desrespeitar as regras de divulgação para a sua área.

Construa uma presença digital

Faça um planejamento de marketing que envolva a criação de conteúdo, tenha em mente as principais dúvidas e objeções dos seus clientes e crie conteúdo a partir disso.

 

Para isso, utilize canais como blog, site e redes sociais para publicar esses conteúdos.

 

Opte por respostas profundas que tirem todas as dúvidas e coloque sua clínica como referência em um determinado assunto.

 

Falar da sua clínica é importante, mas tome muito cuidado pois, não é isso que eles querem consumir. Seja equilibrado nesse sentido.

 

É importante lembrar que fazer Marketing Digital para clínicas odontológicas possui algumas restrições regulamentares e, de acordo com o CFO, algumas práticas são ilegais pelo código de ética.


Pesquise, fique atento e siga sempre as regras.

Conheça mais sobre a jornada do seu cliente

 

É muito importante entender quem é a sua persona e o seu comportamento do público por todo o processo para conquistá-lo no final.

 

Resumindo o processo de busca na internet destacam-se 4 etapas: Aprendizado e descoberta, reconhecimento do problema, consideração de solução e decisão de compra.

 

Nessas etapas as pessoas consomem conteúdo de diversos canais dentro da internet e se aproximam das empresas que oferecem esse tipo de conteúdo (resposta para seus problemas) de forma gratuita.

 

Você pode fazer uso desse tipo de técnica fornecendo, por exemplo, conteúdos sobre prevenção de cáries para crianças, métodos eficazes de prevenção de problemas na gengiva, dicas para saúde bucal, dicas para clareamento dentário, como ter os dentes dos artistas, etc...

 

Depois de consumir seu conteúdo, o paciente dará conta que não pode suprir essa necessidade sozinho e certamente precisará de um profissional para ajudá-lo.

 

Nesse momento entra outra etapa importante no Marketing para dentistas: o Marketing Pessoal. Sua presença online deverá passar confiança e credibilidade para as pessoas.

Fique atento em suas postagens e seja autocrítico para que sua imagem seja impecável para o seu público-alvo.

Cuide do seu website e Redes Sociais

 

Sites desatualizados, abandonados, feitos a mais de 4 anos atrás .... Altamente prejudiciais para as suas estratégias e ambições no Marketing Digital para sua clínica odontológica.

 

Os sites devem ser modernos, sites responsivos (se adaptam para os celulares), com conteúdo rico e atualizado, original e com a identidade da sua marca.

 

Esqueça aquele conhecido que vai fazer um site rapidinho, seu sobrinho que está começando agora. É a sua imagem que está em jogo e junto com isso o resultado do seu consultório.

 

Opte por uma agência com experiência que vai entregar um projeto formatado para resultados e que vai passar uma imagem impecável na internet para os seus clientes.

 

Site e Redes Sociais atualizadas podem fazer toda a diferença e levar um grande número de seguidores atraídos pela qualidade e presença digital da sua marca. 


Isso vai gerar uma gama maior de pessoas que buscarão a interação fora das redes, ou seja, um atendimento dentro do seu consultório.

 

Impulsione a sua mensagem: Utilize o Google ADS


O Google ADS é uma ferramenta que utilizamos para levar sua mensagem (anúncio) para pessoas que estão procurando naquele exato momento algo relacionado ao que você oferece.

 

Dessa forma, aumenta-se as chances de converter um usuário em um paciente em pouco tempo.

 

Você define qual o valor mensal que está disposto a investir e cria anúncios para que quando um usuário pesquise uma palavra-chave seu consultório possa aparecer para ele e iniciar um relacionamento.


Exemplo: sua clínica vai investir R$ 1.000,00 por mês e patrocinar as seguintes palavras-chave: Dentista em Moema, implante dentário em Moema, clínica dentista em Moema, clareamento dentário em Moema.

 

Percebe-se que utilizamos palavras de cauda longa (long tails) para ser mais assertivo e obter cliques mais qualificados e que tenham chances mais reais de serem um lead qualificado para seu consultório. Quanto mais específico for nesse caso, melhor.

 

Se utilizarmos palavras-chave mais genéricas não teríamos um resultado tão bom e poderíamos correr o risco de ser uma ação desastrosa e custosa para a sua clínica.


Por exemplo: dentista, clínica dentista, clareamento dentário, implante dentário....

 

Imagine que seu consultório é em moema e sua estratégia está atingindo público em todo estado de SP. Quanto desperdício, não é mesmo?

 

Uma vantagem desse tipo de ação é que você só paga quando seu anúncio é clicado pelo usuário interessado. Dessa forma, se o processo todo estiver otimizado (site, redes sociais, conteúdo, atendimento - resposta) as chances de obter resultados aumentam e você acaba otimizando os investimentos em Marketing.

Tenha organização na agenda e consultório

Invista em um software odontológico para ganho de produtividade e organização. A gestão é um dos pilares mais importantes para qualquer consultório odontológico.


Com a evolução da tecnologia, existem soluções no mercado pensadas na otimização de processos e ganho de produtividade, o que no final se traduz em lucro para seu consultório.

É um investimento necessário e acessível para clínicas de todos os tamanhos.


Através desse tipo de software é possível organizar toda a sua agenda de dentista, emitir boletos, fazer toda a gestão dos pagamentos e dar vazão a tarefas burocráticas e repetitivas em instantes.


Descubra como escolher o melhor software para consultório odontológico.

Foque na experiência dos seus pacientes

A concorrência é muito alta no mercado, certo? 


Não erre em dar um péssimo atendimento ao seu cliente. O passo mais importante nesse processo, no qual ele está se decidindo e considerando a solução para o problema dele, passa pelo atendimento inicial.


Responda com agilidade e cordialidade os contatos recebidos pelo seu site, WhatsApp, redes sociais e telefone.


Ajude os seus pacientes a se lembrarem da consulta e, dessa forma, reduza as chances de Churn no consultório.


Faça constantemente pesquisas de satisfação para mensurar os níveis de qualidade de atendimento geral da sua clínica.

 

Se você acredita que são muitas tarefas para uma só pessoa, você está correto.

 

Minha dica é contar com uma agência de Marketing experiente que possa ajudá-lo com todas essas tarefas e deixá-lo focado naquilo que você é o especialista.

 

É um investimento que se paga no médio prazo e você terá frutos por muito tempo se fizer da forma correta.

 

E aí? Preparado para melhorar os resultados da sua clínica odontológica em 2021?!

 

Este post foi escrito pela equipe da Agência Next4, uma agência focada em performance de Marketing Digital.