Simples Agenda Blog para pequenas empresas

Software de gestão empresarial: tudo sobre!

GESTÃO EMPRESARIAL

15 min leitura 23/12/2020

Você tem dificuldade para controlar as finanças da empresa? Ou não consegue acompanhar o estoque? Se a resposta for sim, então certamente você precisa de um software de gestão empresarial. 


Afinal, essa ferramenta oferece recursos que permitem otimizar as tarefas administrativas de qualquer negócio.Facilitando, assim, o trabalho de gestores e funcionários. Mas você ainda não sabe o que é software de gestão empresarial nem como funciona? Não se preocupe, neste artigo, vamos explicar tudo o que você precisa saber sobre o assunto. Vamos lá?!

Afinal, o que é um software de gestão empresarial?

Um software de gestão empresarial é um sistema informatizado projetado para ajudar os empreendedores a gerenciar melhor o seu negócio. Mas, um verdadeiro sistema de gerenciamento de negócios será aquele que agiliza todos os aspectos das operações de um negócio.


E como funciona um software de gestão empresarial? Esse sistema integra diversas funcionalidades que são utilizadas para executar as tarefas administrativas do dia a dia, de forma simplificada. Por exemplo, um software de gestão é uma ferramenta essencial para tarefas como controle de estoque e de vendas.


Dessa forma, ao finalizar uma venda, o software automaticamente efetua a baixa do produto no estoque. Assim, você saberá em tempo real o que tem no seu estoque para saber o momento exato para fazer um pedido de venda, tornando essa tarefa muito mais simples e eficiente.


Além de ajudar a gerenciar melhor os produtos disponíveis no estoque, um software de gestão empresarial também serve para controlar as finanças do seu negócio. Bem como descomplicar a emissão de notas fiscais, boletos bancários e carnês de pagamento.


Ou seja, um software de gestão empresarial é uma ferramenta indispensável para qualquer empresa que quer economizar tempo com as tarefas rotineiras, ter informações precisas e assertivas em um único lugar. Você não vai querer deixar sua empresa de fora dessa, não é?

Quais são os benefícios de um software de gestão para sua empresa?

Veja os benefícios do software de gestão empresarial para o seu negócio:

Melhoria do processo decisório

Depois de lançar as informações no software, o próprio sistema faz cálculos e gera relatórios que permitem analisar um determinado cenário com mais precisão e assertividade. Isso facilita e melhora a tomada de decisão dos empresários e funcionários.

Redução dos custos

Com um software de gestão empresarial completo você pode diminuir a quantidade de funcionários necessários para realizar todas as tarefas e reduzir gastos com a implantação de softwares para cada setor da empresa. Essas reduções de custo serão percebidas no médio e longo prazo.

Melhor organização do tempo

Talvez esse seja um dos principais benefícios de implementar um software de gestão empresarial no seu negócio, principalmente em empresas de médio e pequeno porte. Isso porque com a automatização das tarefas administrativas, o empreendedor tem mais tempo para se dedicar à principal atividade da empresa.

Simplicidade na gestão

Com setores integrados e boa parte das tarefas administrativas automatizadas, o trabalho dos gestores e dos funcionários se torna menos complexo. Esse processo aumenta a eficiência das operações da empresa e, assim, garante o sucesso do negócio.

Pleno controle da empresa

Um software de gestão empresarial é uma ferramenta fantástica para monitorar e controlar todos os setores da empresa. Afinal, todas as informações importantes para o gerenciamento do negócio estão centralizadas e disponibilizadas em um só lugar e em tempo real.

O que um bom software de gestão empresarial precisa ter?

Confira quais são as principais funcionalidades de um bom software de gestão empresarial:

Emissão de documentos fiscais

Buscar por um sistema de emissão de nota fiscal eletrônica pode ser a solução ideal para as empresas que possuem alguma dificuldade para emitir esse tipo de documento. Então, escolha um software de gestão empresarial completo que ofereça essa opção.

Controle de estoque, compras e vendas integrados

Controlar o estoque, as compras e as vendas é essencial para evitar despesas desnecessárias e falta de produtos e/ ou materiais para atender a clientela. Por isso, uma das funcionalidades indispensáveis de um software de gestão é o controle integrado de estoque, compras e vendas.

Cadastro de clientes e fornecedores

Quando você tem os dados dos seus clientes salvos pode enviar ofertas e promoções para eles e ainda agilizar o tempo de atendimento. Já o cadastro de fornecedores permite ter acesso rápido aos produtos fornecidos por cada um deles para ajudar na hora de fazer suas próximas compras.

Agenda online e sistema de agendamento

Nada melhor do que ter uma agenda online integrada com um sistema de agendamento de serviços. Isso porque, com ele, seus clientes podem fazer o seu próprio agendamento online de acordo com os horários disponíveis e o profissional pode conferir a agenda até mesmo pelo celular.

Controle financeiro completo

Acompanhar o fluxo de caixa, organizar as contas a receber e as contas a pagar e fazer cobranças são tarefas para uma boa gestão. Para tornar esses processos mais eficientes é importante contar com um software de gestão empresarial que ofereça uma solução completa de controle financeiro.

Ficha de Evolução ou Ficha de Anamnese

Oferecer um atendimento de qualidade e mais segurança para os clientes é indispensável, não é? Uma das ferramentas mais úteis é a ficha de evolução ou anamnese que permite acompanhar o quadro do cliente/ paciente para indicar o tratamento mais correto.

Emissão de boletos e carnês de pagamento

Ter diversas formas de pagamento é uma das melhores estratégias para atrair mais clientes para o seu negócio e, até mesmo, se diferenciar da concorrência. Nesse sentido, os boletos bancários e carnês de pagamento se destacam. Por isso, não abra mão dessa funcionalidade em um software de gestão empresarial.

Como escolher o melhor software de gestão para a sua empresa?

Escolher o melhor software de gestão para a sua empresa pode não ser uma tarefa tão fácil. Por isso, trouxemos estas dicas:

1. Avalie se o software oferece as funcionalidades essenciais para o seu negócio

No mercado existem diversas opções de software de gestão que atendam a diferentes necessidades. Se você quiser escolher a melhor opção para o seu negócio deve, antes de tudo, conhecer as reais necessidades da sua empresa e encontrar um software que ofereça as funcionalidades essenciais para supri-las.

2. Escolha uma ferramenta com interface intuitiva

Escolha um software de gestão para o seu negócio que seja simples de usar e fácil para treinar seus funcionários. Afinal, quanto mais simples e fácil de usar for o sistema, mais seus funcionários se beneficiarão da ferramenta, maiores serão os impactos sobre o seu negócio.

3. Informe-se sobre a possibilidade de fazer upgrades nos planos

Se você pretende fazer seu negócio crescer, então escolha uma opção de software de gestão empresarial que ofereça a possibilidade de fazer upgrade nos planos. Ou seja, seu software precisará suportar o crescimento da sua empresa no momento certo

4. Dê preferência para os softwares online

Os softwares de gestão precisam facilitar a vida dos gestores e funcionários da empresa permitindo o acesso remoto. Por isso, dê preferência para os softwares que oferecem armazenamento em nuvem como parte do pacote do seu sistema de gestão. 


Agora que você já sabe o que é software de gestão empresarial e como funciona, além de seus benefícios, está esperando o que melhorar a gestão do seu negócio com essa solução?


Então conheça agora mesmo o Simples Agenda e teste grátis por 35 dias sem compromisso!