Simples Agenda Blog para pequenas empresas

Tecnologia no RH: Exemplos e benefícios de adotar na sua empresa

EMPREENDEDORISMO

13 min leitura 14/01/2021

A era da tecnologia, mudanças e avanços tecnológicos está chegando cada vez mais em todos os setores de nossas vidas e no âmbito empresarial não é diferente. Esses avanços não negam nem substituem a atuação dos profissionais. Na área de RH, os colaboradores de uma empresa seguem sendo extremamente essenciais para que possam lidar de forma efetiva com o que realmente importa: a gestão de pessoas.

Ao aplicar tecnologias e ferramentas que auxiliarão a automação de processos de uma empresa, os profissionais ficam disponíveis para focar suas energias e produtividade em outras vertentes.

Neste post, você aprenderá um pouco mais sobre como a aplicação da tecnologia no RH pode beneficiar a sua empresa e por onde é possível começar a adotá-la. Acompanhe!

A tecnologia e o RH

Em pleno século XXI, em um mundo tão globalizado e interligado, não há como negar que a tecnologia faz parte de todos os momentos da nossa vida. 

Hoje, para manter contato com alguém, poder se informar, alimentar-se e, o mais importante, trabalhar, todas as etapas e circunstâncias de nossa vida se tornam imensamente mais fáceis graças à tecnologia. 

No âmbito profissional, a tecnologia surge com várias inovações e em diversas áreas, gerando crescimento e otimização. Para o RH, ela veio para revolucionar processos, métodos e o funcionamento em geral.

Como uma área responsável por tomadas de decisões importantes, um RH funcional é essencial e deve sempre ser atualizado, em busca de novos aprendizados, técnicas e otimizações de processos. 

Para isso, é necessário que os projetos em atuação sejam inteligentes e eficazes, gerando resultados qualitativos, sem perder a parte humanizada do processo.

Exemplos de RH tecnológico

Existem algumas maneiras de você aplicar a política de um RH tecnológico na sua empresa, ajudando o setor a crescer ainda mais. Confira!

People Analytics

A metodologia do People Analytics é uma solução 360 e cheia de transformações para o setor de recursos humanos. Trata-se de uma metodologia criada e focada na análise de pessoas que compõem uma empresa.

Por meio dela, são estudados e identificados padrões de comportamento, gaps de competências, preferências, necessidades de melhorias e muito mais, otimizando a gestão de pessoas.

No processo, são analisadas inúmeras frentes de um profissional: coleta de comportamento nas redes sociais, padrões de interesse, dados de comportamento e semelhantes, gerando uma análise que pode ser dividida em quatro tipos, com palavras-chave de pergunta:

  • descritiva: o que aconteceu?

  • de diagnóstico: por que aconteceu?

  • preditiva: o que pode acontecer?

  • prescritiva: o que vai acontecer se seguirmos este caminho?

Ainda, todos os dados gerados podem ser analisados de várias maneiras, chegando a resultados extremamente valiosos e relativos para otimização de processos da empresa. Além disso, a metodologia é adaptável, seja qual for o tamanho ou esquema da sua gestão.

Mapeamento Comportamental

Um mapeamento comportamental feito de maneira correta é uma arma valiosa para a sua empresa. Por meio de uma ferramenta de gestão comportamental, como o Profiler, você consegue dados com 97% de assertividade em relação ao profissional analisado.

Baseando-se na metodologia DISC e em seis outras teorias comportamentais, o Profiler é capaz de gerar relatórios com dados sobre estilo de liderança ideal, comportamento em equipe, comportamento quando se atua sozinho, pontos fracos e fortes, habilidades com necessidade de melhorias, competências e muito mais.

Ainda, o acesso e interpretação de dados gerados é extremamente intuitivo, juntando mapeamento comportamental e informações primárias sobre todos os setores, equipes e colaboradores da sua empresa.

Dessa maneira, fica mais fácil saber onde e quais melhorias podem ser aplicadas, para evitar conflitos e, até mesmo, reposicionar profissionais quando necessário, focando em engajamento e melhor produtividade.

Automação do RH

Aqui no blog da Simples Agenda falamos muito sobre a importância da automação na gestão empresarial. Da mesma forma, a automação do RH se faz muito importante.

Em um panorama mais geral, a automação do setor de recrutamento e seleção se dá por diversas ferramentas, metodologias, técnicas e conhecimentos aplicados de diversas maneiras.

Ao automatizar tarefas, demandas e necessidades do setor, o profissional da área se encontra mais livre e com tempo para direcionar os seus esforços e produtividade em gestões estratégicas de pessoas, impactando diretamente nos resultados e metas da empresa. Dentre as vantagens, é possível destacar:

  • menor quantidade de erros: a realização de atividades subjetivas está exposta a erros humanos e, com o processo de automação, a possibilidade de um erro é anulada;

  • otimização do tempo: as ferramentas de automação permitem que o profissional da área não precise realizar diversas demandas simultaneamente, otimizando o tempo de produtividade.

Benefícios para a sua empresa

Agora que você já tem exemplos de tecnologia no RH para poder aplicar em sua empresa, veja um pouco sobre os inúmeros benefícios que saem desse investimento.

Otimização de tempo

Com a aplicação da tecnologia no setor, tarefas que costumavam ser demoradas e repetitivas são automatizadas, gastando menos tempo e permitindo que o profissional foque seu esforço em demais demandas.

Diminuição do retrabalho

As tecnologias são essenciais para evitar e reduzir o retrabalho que poderia ser causado por erros humanos. 

Emissão de relatórios mais eficazes

As ferramentas tecnológicas auxiliam na construção e elaboração de relatórios minuciosos, gerando resultados e dados que antes não seria possível prever com análise humana.

Melhorias constantes

Com o auxílio das ferramentas aplicadas, novas rotinas de trabalho serão implementadas, gerando observações em pontos de melhorias, fazendo com que o local tenha constantes upgrades.

Redução de custos

Com a otimização geral no setor e considerando todas as vantagens citadas, os profissionais da área gastarão menos tempo em tarefas manuais e poderão investir mais tempo em demandas que gerarão mais lucro e benefícios para a empresa.

Redução de turnover

A taxa de turnover mede a quantidade de saídas voluntárias ou involuntárias da sua empresa e, com o uso de ferramentas tecnológicas, as contratações para as vagas em aberto serão mais certeiras e compatíveis com o negócio e sua cultura, reduzindo as demissões.

Caso você tenha se interessado pela revolução tecnológica na área de recursos humanos, continue acompanhando o blog da Simples Agenda e não deixe de dar uma olhada no curso RH Tecnológico da Universidade Sólides. Um curso 5 estrelas e gratuito, que se aprofunda em questões técnicas da aplicação da tecnologia no RH. 

Este artigo foi escrito pela Sólides, plataforma completa de gestão de talentos com people analytics e gestão comportamental, que usa tecnologia para atrair, desenvolver e reter times de alta performance.