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5 dicas para realizar um controle de vendas eficiente

GESTÃO EMPRESARIAL
Gabriela Vitória
Redatora
13
min leitura

Um dos principais pilares dentro de uma empresa é a venda. Mas, ao contrário do que muitos pensam, ela não é uma responsabilidade exclusiva do time comercial. 


Isso porque uma empresa trabalha como uma máquina e as engrenagens precisam funcionar em conjunto para um bom desempenho. Nesse sentido, o sucesso das vendas depende também de infraestrutura, marketing e, claro, de uma boa administração.


Além disso, o controle de vendas impacta diretamente em diversos outros processos, como estoque, finanças e emissão de notas fiscais. Portanto, deixar de realizar o controle de vendas pode ser muito perigoso para a saúde do seu empreendimento.


Para te ajudar nesse processo, criamos este conteúdo. Preparado para aperfeiçoar o seu controle de vendas? Então, acompanhe.

O que é controle de vendas? 

O controle de vendas é a análise das informações das vendas realizadas em determinado período. O objetivo é entender com clareza todas as operações e etapas, identificar falhas e desenvolver novas estratégias para potencializar as vendas.


Portanto, um bom controle de vendas é aquele que avalia desde o cadastro de clientes até a gestão do estoque e o impacto financeiro. Nesse sentido, pode-se considerar a gestão de vendas como um dos monitoramentos mais importantes para garantir o máximo desempenho da empresa.

Por que fazer o controle de vendas é tão importante?

Um controle assíduo sobre as vendas garante que o gestor desenvolva um melhor direcionamento para o time comercial. Assim, a equipe passa a entender quais são as metas e objetivos da empresa e consegue trabalhar em sintonia.


Além disso, por meio do controle de vendas você será capaz de mensurar a quantidade de vendas, identificar quem são os seus clientes, qual é o funcionário que está vendendo mais, quais são os produtos ou serviços mais vendidos, entre muitas outras informações.


Tudo isso será importante na hora de tomar decisões e desenvolver estratégias. Por isso, realizar um bom controle de vendas é fundamental para que a empresa cresça saudável e organizada. 


Conheça outras vantagens de fazer controle de vendas:

Como fazer um controle de vendas eficiente?

Agora que já entendemos o que é o controle de vendas e para que ele serve, conheça 5 dicas incríveis de como fazer um bom controle de vendas. Veja só:

  1. Registre todas as vendas

O primeiro passo para um controle de vendas eficiente é registrar todas as vendas. Não adianta deixar para anotar mais tarde ou anotar em um papel qualquer. É necessário centralizar as informações e o registro deve ser feito no momento da venda.


Isso é extremamente importante para manutenção do controle. Qualquer tipo de falha nesse processo impactará no controle financeiro e no controle do estoque. 


Portanto, o registro das vendas deve incluir: 

  • dados do cliente;

  • o produto ou serviço vendido;

  • o preço unitário e total da venda;

  • qual foi a forma de pagamento.


Esses dados são importantes também para a compilação de relatórios e para a análise de dados, como: quais foram os produtos mais vendidos, quais são as formas de pagamento mais usadas pelo cliente, entre outras informações. 


Tudo isso pode contribuir para que você crie estratégias dentro do seu negócio. Por exemplo, você pode montar kits com os produtos mais vendidos ou fazer uma promoção com aqueles que menos vendem.

  1. Defina uma meta e acompanhe os indicadores

Mais do que controlar as vendas, você precisa aproveitar os dados obtidos de forma estratégica. Para isso, uma boa dica é utilizar indicadores de desempenho, principalmente, para mensurar gastos, retorno do investimento e o desempenho da equipe.


Por meio dessas informações, você também pode definir estratégias de crescimento empresarial. Portanto, verifique qual é a atual situação da sua empresa e defina metas de vendas para os próximos meses. Em seguida, trace caminhos para atingir tal objetivo. 

  1. Tenha um bom controle de estoque

Manter o acompanhamento frequente do estoque é fundamental para melhorar o controle de vendas. Afinal, o empreendedor pode cruzar os dados desses dois setores e descobrir informações valiosas para a empresa, como qual é o produto mais vendido.


Além disso, é preciso tomar cuidado com o tamanho do estoque. Por exemplo, o armazenamento de uma grande quantidade de produtos representa dinheiro parado desnecessariamente. 


Isso quer dizer que o bom controle de estoque permite reduzir as despesas com armazenamento e ajuda a manter a empresa competitiva no mercado. Nesse sentido, defina qual é o volume ideal de estoque para a sua empresa e acompanhe as movimentações.


Aprenda mais sobre como fazer controle de estoque no link.

  1. Acompanhe o desempenho do seu time de vendas

A equipe de vendas é capaz de impulsionar o sucesso da sua empresa, assim como, de ocasionar experiências negativas para os consumidores. Além disso, se o seu time comercial trabalhar sem um direcionamento, certamente a empresa não vai crescer como você gostaria. 


Portanto, o gestor deve atuar diretamente no acompanhamento e direcionamento deste time. Nesse sentido, uma boa dica é avaliar o desempenho individual de cada colaborador, elaborar e ouvir feedbacks, buscar melhorias e criar práticas de incentivo.

  1. Utilize ferramentas de gestão 

Como dito, o controle de vendas está completamente ligado a outros processos e setores do empreendimento. Para integrar tudo, a melhor solução é contar com a ajuda da tecnologia, os chamados softwares de gestão empresarial.


Afinal, realizar o controle de vendas de forma manual, por exemplo, por meio de blocos de papel ou planilhas, já ficou para trás. Esses processos estão sujeitos a falhas humanas, baixa produtividade e gasto de tempo.


Todavia, um software de gestão empresarial realiza todo o controle da sua empresa com poucos cliques. Além do completo controle de vendas, o software também é capaz de otimizar outros setores, como financeiro, estoque e notas fiscais.

Qual software de gestão de vendas escolher?

O Simples Agenda está entre os melhores softwares de gestão empresarial do mercado. O sistema é completo, fácil de usar e permite que toda a gestão da sua empresa seja realizada em um único sistema - tudo por um preço justo.


O software do Simples Agenda é completamente online e pode ser acessado de qualquer dispositivo, inclusive, oferece aplicativo para celular. Dentre as principais funcionalidades, podemos citar:


  • Completo controle de vendas;

  • Emissão de NFS-e e boletos;

  • Controle de estoque;

  • Controle financeiro com fluxo de caixa;

  • Controle de contas a pagar e receber;

  • Agenda online e agendamento de clientes;

  • Controle de equipamentos;

  • Elaboração de contratos com assinatura digital;

  • E muito mais.


A cada venda registrada no sistema, o Simples Agenda realiza a baixa automática no estoque e a movimentação financeira no fluxo de caixa. Além disso, permite a emissão do boleto e envio direto para o cliente.


Tudo é pensado para otimizar o seu tempo e melhorar a gestão da sua empresa. Conheça todas as funcionalidades do software.


E aí? Gostou do conteúdo? Preparado para otimizar o seu controle de vendas? Para mais dicas, continue acompanhando o blog do Simples Agenda.